Cólofon
  • Início
  • 20 aquisições recentes
  • Livros e folhetos antigos
  • Escolhas da Semana
  • Brasil Brasiliana
  • Boletim Bibliográfico
  • Edições
  • Contactos e horário
  • Serviços
    • Avaliações
    • Outros serviços
  • O que escrevem sobre a Cólofon
  • Curiosidade - Livros: uma tradição familiar com dois séculos
  • Como comprar
  • Newsletter
  • Livro de Reclamações
  • Termos e condições/Política de privacidade
    • Condições Gerais de Venda
    • Politica de Privacidade
    • Política de Tratamento de Dados Pessoais
A Feira do Livro do Porto como casa dos alfarrabistas
​
Uma outra vantagem das feiras, segundo Raul Pereira, é o conhecimento travado entre clientes e livreiros, especialmente em casos como a Cólofon, sediada em Guimarães e onde se lida com o livro antigo. “Quem nos visita, geralmente, já é um leitor ou mais conhecedor ou que procura algo em particular”, referiu o representante. “Não somos um pavilhão que atrai muita gente, mas somos um pavilhão que atrai gente com conhecimento ou da história do livro, de certas publicações que tiveram relevância na literatura portuguesa“.
Raul Pereira destaca sobretudo as conversas que travou com alguns dos leitores. “Nós estamos sempre a aprender com os nossos clientes, e espero também que os nossos clientes aprendam um pouco connosco”.

Neste sentido, ficou a pergunta: que recomendação faria a alguém que se aproximasse do seu stand, sem qualquer coisa em mente além da ideia de que queria comprar um livro? Raul Pereira começou logo por esclarecer que vende livros de 2 a 2 mil euros, e por isso a recomendação teve de ser aliada a alguém com um orçamento médio.
“Acabei agora mesmo de pôr em destaque”, riu, retirando cuidadosamente o livro que nos mostraria. “4.ª edição do Só do António Nobre. É um livro marcante na poesia portuguesa e um livro que me marcou quando era adolescente. Marcou-me tanto ao ponto de eu ter começado a escrever poesia“.


​- Espalha- Factos 14.09.2021


~
"Coisas que funcionam: hoje, em dois minutos, recebi o catálogo on-line da Livraria Colofon, de Guimarães. Encontrei uma preciosidade de Henrique Marques (pesquisem), paguei MBWay sem regatear, e enviaram confirmação e recibo. Fixem: Colofon, Guimarães." Francisco José Viegas. Twitter 11.11.2020. 
~
"Uma Entrevista à Livraria Cólofon
​

PUBLISHED ON : ABRIL 23, 2020 BY THE BOOK COMPANY

O alfarrabista da Livraria Cólofon, em Guimarães, acredita que as livrarias alfarrabistas têm um papel fundamental na manutenção da memória coletiva. Ao mesmo tempo, Francisco Brito assume como responsabilidade da sua casa garantir que o mercado continua a ter acesso a um catálogo diversificado e desafiante."
~
Picture
Cólofon por Richard Aitken. 2019
~

"O largo de Guimarães onde o turismo ainda não chegou
​

3 - Cólofon | [nº 21, 2º Esq.].


Este alfarrabista abriu há 5 anos, pelas mãos de Francisco Brito, historiador vimaranense, mas a tradição livreira já acompanha a família há quase dois séculos. Entre o espólio da livraria encontram-se algumas primeiras edições e obras únicas da história da cidade e do país. Para assinalar o 5º aniversário da Cólofon foi lançado um catálogo com alguns dos livros mais raros da livraria, que remontam até ao século XVI. Francisco só costuma receber visitantes por marcação, mas se a porta estiver aberta, qualquer um é bem vindo a subir e a deixar-se surpreender." - Evasões (Diário de Notícias) 31.12.2018
~
"A loja do alfarrabista da Feira do Pão está a celebrar o seu 4º aniversário com uma pequena feira com livros de 3 a 8€, no próximo dia 27 de Maio. A Colofon tem livros raros e bastante curiosos no seu acervo.
É um dos poucos alfarrabistas de Guimarães e tem no seu espólio artigos únicos da história de Guimarães e de Portugal. Esta “pequena” loja tem como proprietário Francisco Brito, um jovem historiador vimaranense que já conta com alguns trabalhos realizados na cidade de Guimarães.
A Colofon estará de portas abertas neste Sábado entre as 15:00 e as 19:00 com uma bonita colecção de livros antigos. Neste dia também será possível fazer avaliações de livros raros que possas ter em casa e até fazeres negócio." 


​Free Pass Guimarães 25.05.2017
~
"Francisco Brito da Cólofon – livros antigos / edições (...) Portugal, lançou mais um curioso catálogo de livros com as últimas novidades de Julho (...)

Tem sido com algum interesse que tenho acompanhado o “desenvolvimento” da actividade bibliófila deste livreiro-antiquário da nova geração e, pelo que tenho avaliado, tem feito um percurso coerente e com um progressivo aprofundar dos seus conhecimentos fruto de pesquisa e trabalho (facto que não posso deixar de louvar!)


Claro que é sempre mais fácil falar dos mais conhecidos – mas esse “como já são bem conhecidos” têm um nome no mercado bem definido – com os seus defensores e os seus detractores (o mercado bibliófilo é um pouco selvagem tanto quanto me tenho apercebido … ou não fizesse parte do mundo financeiro!)


Um outro aspecto que não posso deixar de realçar, até pela experiência própria de livros que lhe adquiri, o rigor do seu descritivo que tenta ser o mais “técnico possível” não entrando em grandes confabulações do eventual valor, para isto ou aquilo, pois isso compete ao comprador saber para que quer o livro! 


Mas talvez o mais significativo é o seu empenho num campo onde muitos dos seus confrades – mesmos os decanos (chamemos-lhe assim) são pouco cautelosos –  e refiro-me à descrição das encadernações (onde muitas vezes temos grandes desilusões depois da aquisição do nosso exemplar baseado na sua descrição(…e eu que o diga!)
"

Tertúlia Bibliófila (blog do Dr. Rui Martins) 23.06.2016 
Proudly powered by Weebly