Cólofon
  • Início
  • Catálogo 9º aniversario
  • Brasil Brasiliana
  • Boletim Bibliográfico
  • Escolhas da Semana
  • Edições
  • Contactos e horário
  • Serviços
    • Avaliações
    • Outros serviços
  • O que escrevem sobre a Cólofon
  • Curiosidade - Livros: uma tradição familiar com dois séculos
  • Como comprar
  • Newsletter
  • Livro de Reclamações
  • Termos e condições/Política de privacidade
    • Condições Gerais de Venda
    • Politica de Privacidade
    • Política de Tratamento de Dados Pessoais
 Boletim Bibliográfico*
  13.04.2022

​

Picture
     Imagem retirada do nº 4375
HISTÓRIA, FILOSOFIA, LINGUÍSTICA
Picture
Picture
4309 - Allard, Paul  - LES ESCLAVES CHRÉTIENS…Paris. Librairie Victor Lecoffre. 1914. XIII – 484 pp. 18, 5 cm x 11, 4 cm. B.
 
Trabalho do historiador e arqueólogo francês Paul Allard (1841 – 1916), em que é tratada a escravatura nos primórdios da Igreja e no Império Romano. O livro aborda com bastante profundidade as questões que pretende tratar. Dos vários capítulos desta obra destacamos “L’Égalité Chrétienne”, onde são tratados temas como a admissão dos escravos nos sacramentos da Igreja, a igualdade nas cerimónias fúnebres de escravos e homens livres, a humildade como virtude cristã, os escravos mártires, etc.
 
6ª edição.
 
Exemplar não encadernado. Com capas de brochura. Alguns sublinhados a lápis no interior. Em bom estado geral de conservação.

 
VENDIDO. 
Picture
4310 - Almeida, Fortunato de – HISTORIA DE PORTUGAL. Coimbra. Ed. de Autor. 1922 – 1929. VI vol. 523 pp.; 499 pp; 822pp; 548 pp; 493 pp; 604 pp. 20 cm x 13 cm. E.
 
Primeira edição desta “História de Portugal” de Fortunato de Almeida (1869 – 1933).
Fortunato de Almeida, hoje um pouco esquecido, foi autor de obras de grande folego, como a “História da Igreja em Portugal”, baseadas numa pesquisa metódica e aprofundada que ainda hoje constituem uma mais valia para investigadores e uma boa fonte de consulta para curiosos.

Nesta sua “História de Portugal”, Fortunato de Almeida parte dos estudos de figuras como Alexandre Herculano, Pinheiro Chagas, Oliveira Martins, entre outros, acrescentando a sua pesquisa e saber para dar corpo a uma obra vasta  que, ainda assim,  tinha por programa a “sobriedade e a justeza das proporções” com objectivo de evitar “digressões impressionistas” e trazer a lume factos que interessam ao “conhecimento da tradição nacional” não deixando de incluir assuntos “que todos têm sistematicamente arredado de trabalhos semelhantes”.
 
Exemplares encadernados. Encadernações modestas, em tecido. Primeiro volume em brochura. Interior em bom estado geral de conservação.
 
VENDIDO.
Picture
4311 - Alvares, João (Frei) – OBRAS. Coimbra. Por Ordem da Universidade. 1959 - 1960. 2 Volumes. XLVII – 285 pp.; 237 pp. 22, 5 cm x 15, 5 cm. B.
 
 
Edição crítica com introdução e notas de Adelino de Almeida Calado. O primeiro volume abre com a introdução de Almeida Calado seguindo-se o “Tratado da Vida e Feitos do Muito Vertuoso S.or Infante Santo”. No segundo volume podemos encontrar as “Cartas e Traduções”.


 
Ilustrado com reproduções de documentos.
 


Exemplares não encadernados. Interior em bom estado geral de conservação.
 


VENDIDO.
Picture
4312 - Amaral, António Caetano do – PARA A HISTÓRIA DA LEGISLAÇÃO E COSTUMES DE PORTUGAL. Porto. Livraria Civilização Editora. 1945. LXIII – 258 pp. 21 cm x 14 cm. B.

 
Reedição desta obra do Bacharel António Caetano do Amaral (1747 – 1819), publicada originalmente no tomo VI das “Memórias” da Academia.


Esta edição foi “preparada e organizada por M. Lopes de Almeida, Professor da Universidade de Coimbra e César Pegado, 1º Bibliotecário da Biblioteca da Ajuda”. Apresenta várias notas sobre António Caetano do Amaral e o seu tempo e um precioso índice organizado por Maria Lígia Cruz, Bibliotecária – Arquivista.
 

Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.
 



VENDIDO.
Picture
4313 - Andrade, António de – O DESCOBRIMENTO DO TIBET PELO P. ANTÓNIO DE ANDRADE DA COMPANHIA DE JESUS EM 1624…Coimbra. Imprensa da Universidade. 1921. 137 pp. 23, 5 cm x 14, 5 cm.
 
Com a introdução histórica de Francisco Maria Esteves Pereira, é publicada esta obra sobre a chegada ao Tibete pelo Padre António de Andrade (1580  - 1630) da Companhia de Jesus.  O livro abre com uma notícia biográfica do Padre António de Andrade, passando de seguida a uma descrição do Tibete (em que são tratados diversos aspectos como o clima, população, Lamas, língua e escrita, religião, etc). São ainda transcritas as cartas do Padre António de Andrade com a notícia do descobrimento do Tibete.
 
Exemplar não encadernado. Com um carimbo de posse na folha de rosto.  Interior em bom estado geral de conservação. Algumas notas marginais a lápis.

Pouco frequente.



VENDIDO.
Picture
4314 - Almeida Fernandes, Armando de – DOM EGAS MONIZ DE RIBA DOURO. Lisboa. Editorial Enciclopédia. 1946. 407 pp. 19 cm x 12 cm. B.



 
Trabalho do notável medievalista Armando de Almeida Fernandes (1917 – 2002) em que é estuada a vida de D. Egas Moniz de Riba Douro e o seu tempo.


 
Exemplar não encadernado. Com nota manuscrita a caneta no índice. Interior com acidez.
 


VENDIDO.
Picture
4315 - Aveiro, Pantaleão de (Fr.) – ITINERARIO DA TERRA SANCTA E SUAS PARTICULARIDADES…Coimbra. Imprensa da Universiade. 1927. XIX – 559 pp. 21 cm x 13 cm. B.

 
O “Itinerario da Terra Sancta” é uma obra emblemática da cultura portuguesa. O texto descreve todo o trajecto efectuado pelo religioso franciscano Frei Pantaleão de Aveiro de Veneza até à Terra Santa, onde chegou a viver durante três anos, bem como uma boa parte daquilo que viu e experienciou estando em Jerusalém. Esta obra, que terá sido bastante popular no seu tempo, conheceu até ao século XVIII as seguintes edições: 1593. 1596, 1600, 1685, 1721 e 1732.  


A edição aqui apresentada (sétima) conta com um prefácio de António Baião e foi transcrita da primeira edição, publicada em 1593.
 
Exemplar não encadernado. Capas com acidez (ver imagem). Interior um pouco manuseado.
 

VENDIDO.
Picture
4316 - Azevedo, J. Lúcio de – HISTÓRIA DOS CHRISTÃOS NOVOS PORTUGUESES. Lisboa. Livraria Clássica Editora. 1922. X – 515 pp. 22, 5 cm x 15 cm. B.

 
Primeira edição deste estudo de João Lúcio de Azevedo (1855 – 1933) sobre os Cristãos Novos portugueses. A obra encontra-se dividida em três grandes capítulos: Origem, A Perseguição e A Dispersão. De seguida podemos encontrar um valioso apêndice documental em que são reproduzidas listas de sentenciados pela Inquisição, excertos de processos e outros documentos relevantes para esta matéria.
 

Exemplar não encadernado. Com um carimbo de posse na folha de rosto. Algumas notas e sublinhados a lápis. Interior em bom estado geral de conservação.
 


VENDIDO.
Picture
4317 - Azevedo, J. Lúcio de – HISTÓRIA DOS CHRISTÃOS NOVOS PORTUGUESES. Lisboa. Livraria Clássica Editora. 1975. 517 pp. 21, 5 cm x 14, 5 cm. B.




2ª edição desta obra (descrita no número anterior deste catálogo)
 
 
 


Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.


​VENDIDO.
Picture
4318 - Baquero Moreno, Humberto – MARGINALIDADE E CONFLITOS SOCIAIS EM PORTUGAL NOS SÉCULOS XIV E XV. Lisboa. Editorial Presença. 285 pp. 21 cm x 13, 7 cm. B.


​

Estudo em que a marginalidade e os conflitos sociais em Portugal são analisados numa perspetiva geral  através de alguns casos de estudo, como por exemplo “a vagabundagem”, “a feitiçaria”, “o assalto à Judiaria Grande de Lisboa”, entre outros.
 


​
Exemplar em bom estado geral de conservação.
 


VENDIDO.
Picture
4319 - Bonança, João – HISTORIA DA LUZITANIA E DA IBERIA. DESDE OS TEMPOS PRIMITIVOS AO ESTABELECIMENTO DEFINITIVO DO DOMINIO ROMANO. PARTE FUNDADA EM DOCUMENTOS ATÉ AO PRESENTE INDECIFRAVEIS. VOLUME I. Lisbao. Emrpeza da Historia da Luzitania e da Iberia. 1887. 900 pp. 26, 5 cm x 18 cm. E.
 
Primeiro e único tomo publicado desta monumental “História da Luzitania e da Iberia. Obra ilustrada de muitas gravuras de plantas e animaes das eras geológicas dos primeiros productos da historia humana e das primeiras moedas hispânicas; dos duzentos caracteres do alphabeto luziberico e de um amplo mappa geographico da Hispania Antiga contendo considerável numero de povoações, mais do que as inscriptas nos mapas ate agora publicados e do que as mencionadas pelos antigos escritptores (…)”.
 
Este projecto, da autoria do escritor e político  João Bonança (n. Lagos 1836 –  m. Lisboa 1924), foi demasiado ambicioso, nunca tendo sido concluído. Nesta obra encontramos alguns capítulos interessantes sobre botânica, geologia, linguística, meteorologia, termalismo, entre outros
 
Exemplar encadernado. Encadernação com a lombada em pele. Pasta com o nome do autor e título da obra ladeados por motivos decorativos. Assinatura de posse na folha de rosto. Interior em bom estado geral de conservação.
 
VENDIDO. 
Picture
4320 - Buchan, John – A BATALHA DA JUTLANDIA. London. Eyre and Spottiswoode. 1916. 55 – (2) pp. 18 cm x 12 cm. B.
 
Pequeno opúsculo em que é tratada a Batalha de Jutlandia, um dos mais importantes confrontos navais da I Guerra Mundial.
 
Ilustrado com um diagrama desdobrável em que estão representados os “rumos da batalha” e com outro desdobrável em que se vê “El Rei discursando aos tripulantes da grande armada após a batalha [vendo-se] ao fundo o couraçado Warspite”.
 
Exemplar não encadernado. Com assinatura de posse na capa. Falta da contracapa. Interior em bom estado geral de conservação.
 

VENDIDO.
Picture
4321 – CARTAS DOS OUTROS PARA ALFREDO PIMENTA.  Guimarães. Edição do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. 1963. 404 págs. 21, 5 cm. B.
 

​
Importante selecção de cartas enviadas para Alfredo Pimenta por figuras como Teófilo Braga, Ângelo da Fonseca, Guerra Junqueiro, Visconde de Asseca, Carlos Malheiro Dias, Delfim Guimarães, Ricardo Jorge, Manuel Azaña, Sampaio Bruno, entre outros.
 

Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.
 


Preço: 22 euros. 
Picture
4322 - Castanhoso, Miguel de – DOS FEITOS DE D. CRISTOVAM DA GAMA EM ETHIOPIA. TRATADO COMPOSTO POR MIGUEL DE CASTANHOSO. Lisboa. Imprensa Nacional. 1898. XLVII -152 – (12) pp. 23, 5 cm x 14, 5 cm. E.

 
Publicação desta relação de Miguel de Castanhoso com uma introdução de Francisco Maria Esteve Pereira (da Sociedade de Geografia de Lisboa) em que são partilhadas notas biográficas de Miguel de Castanhoso e de Cristóvão da Gama e um apontamento sobre a obra de Castanhoso que de seguida é transcrita.


 
Exemplar encadernado. Encadernação com a lombada e cantos em pele. Conserva as capas de brochura. Interior em bom estado geral de conservação.
 


VENDIDO.
Picture
4323 - Cintra, F. Lindley – A LINGUAGEM DOS FOROS DE CASTELO RODRIGO. Lisboa. INCM. 1984. 595 – (6) pp. 24 cm x 15cm. B.
 
“Se dada a sua extensão e o tipo de vocabulário que neles se encontra e geralmente não aparece em textos literários (…) os Foros constituem sempre precioso objecto de estudo para o linguista, o seu valor como fontes de informação sobre a linguagem local é, como acabamos de ver, muito variável. Tanto podem reflectir essa linguagem, como ser-lhe mais ou menos completamente estranhos. O seu valor, desde ponto de vista, depende da coincidência, que nem sempre se verifica, entre a linguagem que falava o copista e a localidade para a qual escreveu o texto (…). O documento (…) pode fornecer-nos informações do mais alto interesse sobre (…) variedades regionais de uma língua ou, até, falares há muitos séculos desaparecidos da região onde viveram como é o caso d oantigo falar galego-português de Riba-Coa”.
 
Exemplar não encadernado. Capas um pouco sujas. Manuseado.
 

Preço: 18 euros. RESERVADO. 
Picture
4324 - Conefrey, Joseph – JORNAIS, SÉRIES E PERIÓDICOS PORTUGUESES 1826 – 1834 (DESDE A MORTE DE D. JOÃO IV À QUEDA DE D. MIGUEL). Lisboa. Parceria. 1999. 169 pp. 20, 5 cm x 14, 5 cm. B.
 
Notável trabalho do investigador Joseph Conefrey em que é publicada uma relação comentada dos inúmeros periódicos editados em Portugal entre 1826 e 1834. A análise de Conefrey ultrapassa a simples relação de títulos, procurando sempre que possível partilhar informações sobre os redactores e proprietários dos jornais, sobre a sua linha editorial, indicando o custo dos exemplares, levantando e respondendo a dúvidas sobre a periodicidade, duração e natureza das publicações, relatando casos de apreensões ou censura destes jornais, etc.
 
Uma obra imprescindível para todos os que se interessam ou estudam este período histórico.
 
Ilustrado.
 
Exemplar como novo. 

Preço: 10 euros. 

Picture
 4325 - Cunha e Costa –  A LUCTA CIVIL BRAZILEIRA E O SEBASTIANISMO PORTUGUEZ. Porto. Livraria Internacional Ernesto Chardron. 1894. 19, 3 cm x 12, 3 cm. B .


 
Obra do “Advogado e jornalista republicano” Cunha e Costa sobre a revolta de “uma parte da armada brasileira às ordens do Almirante Custódio de Mello” e da posição sobre o conflito da imprensa monárquica portuguesa. Em causa estava o apoio dado pelos monárquicos à revolta e a sua oposição à então jovem republica brasileira.

 
Exemplar não encadernado. Interior em bom estado de conservação.


 
VENDIDO.
Picture
4326 - Cunha, Euclydes da – Á MARJEM DA HISTORIA. Porto. Livraria Chardron de Lello & Irmão. 1926. 328 pp. 19 cm x 12 cm. B.

 

Quarta edição desta obra do escritor brasileiro Euclydes da Cunha (1866 – 1909) que se divide nos seguintes capítulos principais: Terra sem história (Amazonia); Vários estudos (sobre viação sul americana, primado do Pacífico e Martin Garcia); Esboço de História Política (Da Independência à República) e Estrelas indecifráveis (ensaio sobre astronomia).



 
Exemplar não encadernado. Capa com acidez. Um pouco manuseado.
 


​
Preço: 8 euros. 
Picture
4327 - Domingues, Garcia – HISTÓRIA LUSO-ARABE. EPISODIOS E FIGURAS MERIDIONAIS. Lisboa. Empresa Editora Pro Domo Limitada. 1945. 379 pp. 19 cm x 13, 5 cm. B.
 
Obra da autoria do Dr. José Garcia Domingues (1910 – 1989), “autor de numerosos trabalhos históricos filosóficos e críticos e que se tem dedicado ao estudo dos tempos arábicos”.
​
Do prólogo desta obra retiramos o seguinte excerto: “No presente trabalho procura-se apresentar alguns aspectos meridionais da cultura luso-árabe, nomeadamente a história política e cultural da Silves muçulmana, o principal núcleo e centro do islamismo em território depois português. (…). Com este trabalho pretendemos também chamar a atenção para a cultura arábica em Portugal.”
 
Ilustrado.

Esta obra teve uma tiragem de apenas 125 exemplares.
Exemplar não encadernado. Capas com alguma acidez. Interior um pouco manuseado e com alguma acidez.

Raro.

VENDIDO.
Picture
4328 - Figueiredo, Fidelino de – AS DUAS ESPANHAS. Lisboa. Edições Europa. s.d. 287 pp. 19 cm x 12, 2 cm. B.

 
“O livro «As duas Espanhas» reúne o texto das três sensacionais conferências que o Autor pronunciou (…) no Instituto de Altos Estudos (…).” A obra divide-se nos seguintes capítulos: Filipe II de Espanha; António Pérez; Guilherme de Orange (…); Padre Benito Feijóo; Jovellanos; Monumento a Jaime Balmes; Goya; Nicolás Salmerón; Emilio Castelar; Juramento da Rainha Regente; Miguel de Unamuno.

 
​
Exemplar não encadernado. Pequeno restauro na junção da capa com a lombada. Com sublinhados a lápis. Interior em bom estado geral de conservação.

 


​VENDIDO.
Picture
 4329 - Fuschini, Augusto – A ARCHITECTURA RELIGIOSA NA EDADE-MÉDIA. Lisboa. Imprensa Nacional. 1904. XXI – 292 pp.  25 cm x 16,4 cm. B.


Estudo de Augusto Fuschini (1843 – 1911), conhecido político e publicista, em que é tratada a arquitectura religiosa na Idade Média. A obra inicia-se com um enquadramento histórico através do qual se procura explicar o aparecimento dos diversos estilos arquitectónicos portugueses e europeus.
 


Ilustrado.
 
​
Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.
 


VENDIDO. 
Picture
4330 - Funck-Brentano, Frantz – L’ANCIEN RÉGIME. Paris. Arthéme Fayard et Cie. Éditeurs. s.d. 572 pp. 18, 5 cm x 12 cm B.



 
Importante trabalho sobre o Antigo Regime do historiador francês Funck-Brentano (1862 – 1947) que abre com o seguinte capítulo: “L’État est une Réunion de Familles”.
 


 
Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.


 
VENDIDO.
Picture
4331 - Leite, Serafim – ARTES E OFÍCIOS DOS JESUÍTAS NO BRASIL (1549 – 1760). Lisboa. 1953. 324 pp. 24, 5 cm x 16, 5 cm. B.


 
Interessante obra em que são elencados os nomes e as profissões de diversos Padres Jesuítas que estiveram no Brasil. Através de uma leitura rápida da obra podemos encontrar padres das mais diversas naturalidades (portugueses, brasileiros, italianos, ingleses, etc) e com as mais variadas profissões, arquitectos, pedreiros, enfermeiros, alfaiates, escultores, entalhadores, douradores, professores, etc.

 
Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.
 


Preço: 24 euros. 

Picture
4332 - Lobo, A. de Sousa da Silva Costa – HISTORIA DA SOCIEDADE EM PORTUGAL NO SECULO XV. SECÇÃO I. Lisboa. Imprensa Nacional. 1904. 602 – (2) pp. 23, 5 x 16 cm. B.

 
Primeiro e único volume desta obra que em que é estudado o Portugal do século XV. O seu autor, António Costa Lobo (1840 – 1913) foi um reputado jurista e historiador tendo também sido deputado e Ministro dos Negócios Estrangeiros (1892).


A obra divide-se nos seguintes capítulos:  População; Aspecto geral do país e do seu estado social; Pesos e medidas; Moeda; Haveres individuais. Ao longo da obra podemos encontrar úteis referências bibliográficas (em rodapé), um apêndice documental e pequenos apontamentos sobre qualidade das águas, rios, caça, cidades, fortificações, vestuário, jóias, fortunas pessoais e familiares, etc.
 
Exemplar não encadernado. Capas de brochura com defeitos (ver imagem). Carimbo de posse na folha de rosto. Alguns sublinhados ou notas a lápis. Restante interior em bom estado geral de conservação.
 
Pouco frequente.
 
VENDIDO.
Picture
4333 - Lopes, David – HISTÓRIA DE ARZILA DURANTE O DOMÍNIO PORTUGUÊS (1471-1550 e 1577 – 1589). Coimbra. Imprensa da Universidade. 1925. XXXIX – 491 pp. 23, 3 cm x 14, 5 cm B.

 
“O que fomos nós fazer a Marrocos”? É com esta pergunta que o historiador e David Lopes (1867 – 1942) abre este volume onde, ao longo de quase 500 páginas, procura explicar os vários aspectos da presença portuguesa em Marrocos. O autor começa a obra com um enquadramento geral, passando depois à análise do domínio de Arzila pelo estudo das capitanas e da acção dos seus governadores.


 
Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.
 


VENDIDO.
Picture
4334 - Maia, Clarinda de Azevedo – OS FALARES FRONTEIRIÇOS DO CONCELHO DO SABUGAL E DA VIZINHA REGIÃO DE XALMA E ALAMEDILLA. Coimbra. FLUC. 1977 614 pp. 23, 3 cm x 16 cm. B.


 
Trabalho em que é feita uma contextualização bastante completa da região em análise (com capítulos sobre cultura, história eclesiástica, história administrativa, etc) para depois empreender um estudo profundo da linguagem do Sabugal e das suas afinidades com os falares das regiões fronteiriças.

 
Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.
 

​

VENDIDO.
Picture
4335 - Martins, Mário (SJ) – INTRODUÇÃO HISTÓRICA À VIDÊNCIA DO TEMPO E DA MORTE. Braga. Livraria Cruz. 1969. 2 Volumes. 295 – (10) pp.; 290 pp. 20, 5 cm x 15, 5 cm. B.
 
Obra muito interessante em que o filósofo e Padre da Companhia de Jesus  Mário Martins (1908-1990) faz uma reflexão sobre o tempo e a morte através de diversas obras clássicas da literatura portuguesa e espanhola, sem deixar de parte diversas correntes filosóficas, literárias e religiosas que vão desde a budismo à filosofia grega, passando por diversos autores contemporâneos (como Tolstoi, Fernando Pessoa, entre outros).
 
A primeira parte trata do período que vai da “Destemporização medieval até ao Cancioneiro Geral e a Gil Vicente” (com um curioso capítulo sobre a “Dança Macabra” no teatro vicentino através das figuras dos livros de horas). A segunda parte compreende o período que vai do “Teatro pós-Vicentino até Vieira, Bernardes e Frei António das Chagas”.
 
Exemplares não encadernados. Interior em bom estado geral de conservação.,
 
VENDIDO. 
Picture
4336 - Mendes dos Remédios, Joaquim – OS JUDEUS PORTUGUESES EM AMSTERDAM. Coimbra. França Amado Editor. 1911. 218 pp. 24 cm x 15 cm. B.
 
Obra de Mendes dos Remédios (1867 – 1932) sobre a comunidade judaica portuguesa de Amsterdão.
Este trabalho que, segundo creio, é um dos primeiros do género em Portugal, aborda a “chegada dos primeiros judeus à Hollanda”, “a acção social e económica dos judeus hispano-portugueses”, “a vida intelectual”, “biografia de Uriel da Costa”, etc.
 
Ilustrado.
 
Exemplar não encadernado. Com um carimbo de posse na folha de rosto. Interior em bom estado geral de conservação.

Raro.


​
VENDIDO.
Picture
4337 - Oliveira, Francisco Xavier de (Cavaleiro de Oliveira) – OPÚSCULOS CONTRA O SANTO-OFÍCIO. Coimbra. Tipografia da Atlântida. 1942. IX – 144 pp. 26 cm x 19, 5 cm. B.
 
Com prefácio do Professor A. Gonçalves Rodrigues, a obra aqui apresentada constitui a reedição de “Suite du Discours Pathétique”, publicado originalmente em 1757 em Londres e de “Le Chevalier d’Oliveyra Brulé en Effigie…” publicado também em Londres em 1762.  
A primeira obra apresenta os considerandos de Francisco Xavier de Oliveira (1702 – 1783) sobre as reações ao seu livro sobre o terramoto de 1755 e a segunda obra é uma crítica à Inquisição (que o havia queimado em efígie).
 
Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.


Pouco frequente. 
 
​

VENDIDO. 
Picture
4338 - Oliveira Martins, Joaquim Pedro de – HISTÓRIA DA REPÚBLICA ROMANA. Lisboa. Guimarães & Ca. Editores. 1952 3 Volumes. 327 pp.; 280 pp; 306 pp. 19, 5 cm x 12,5 cm. E.


 
Reedição desta obra de Oliveira Martins (1845-1894) originalmente publicada em 1885.


 
Com um ex-libris de Josep M. Masset.
 


Exemplares encadernados. Encadernação com a lombada e cantos em pele. Lombada decorada. Um pouco aparado. Interior em bom estado geral de conservação.
 


VENDIDO.
Picture
4339 - Oliveira Martins, Joaquim Pedro de – A VIDA DE NUN’ALVARES. Lisboa. Parceria A. M. Pereira. 1944. VIII – 546 pp. 23, 4 cm x 16, 5 cm E.
 
Trabalho em que Oliveira Martins traça um perfil biográfico e político de D. Nuno Álvares Pereira, começando no tempo em que D. Nuno era Prior do Hospital, passando pela batalha de Aljubarrota e terminando com o relato dos últimos dias de São Nuno de Santa Maria, então Frei Nuno de Santa Maria, recolhido no Convento do Carmo.
 
Ilustrado com o retrato de Nuno Álvares Pereira, Leonor Teles, com o traçado das muralhas de Lisboa, com o capacete e espada de D. João I, vista de Assumar, Castelo de Palmela, retrato de D. João I, pintura mural em Vila Viçosa e antigos paços do Castelo.
 
6ª edição.
 
Exemplar encadernado. Encadernação editorial com a lombada e cantos em pele. Interior em bom estado geral de conservação.
 
VENDIDO.
Picture
4340 - Ortega y Gasset, José – ORIGEN Y EPÍLOGO DE LA FILOSOFIA. Mexico. Fondo de Cultura Economica. 1960. 131 pp. 22 cm x 14 cm. B.
 
Obra até então inédita em que Ortega y Gasset (1884 – 1955) procura responder a uma problemática sobre a qual trabalhou durante a sua estadia em Lisboa.
Da “Nota Prelimiar” retiramos o seguinte excerto:
“Estos escritros sginifican un paso decisivo en el planteamento del problema de lo que la filosfia es – su mimsmidad – tal como se descubre la razón histórica al contemplar en vista panorâmica la totalidad de su pasado y intentar reconstruir el dramático suceso de su origen (…)”.

 
Exemplar não encadernado. Com carimbo de posse na folha de rosto e na margem na pp. 13 (sem afectar o texto). Interior em bom estado geral de conservação.
 
​
VENDIDO.
Picture
4341 - Pacheco Pereira, Duarte – ESMERALDO DE SITU ORBIS. Lisboa. Sociedade de Geografia. 1975. (12) – 173 pp. 24 cm x 15, 5 cm. B.

 

Reimpressão da edição de 1905 publicada pela Sociedade de Geographia de Lisboa e então editada com notas de Augusto Epiphanio da Silva Dias. 


 

Exemplar não encadernado. Interior como novo.
 




​

VENDIDO. 

​​
Picture
4342 - Pereira, Francisco Maria Esteves –  HISTÓRIA DOS MARTYRES DE NAGRAN. VERSÃO ETHIOPICA. Lisboa. Imprensa Nacional. 1899. LVIII – 198 pp. 24, 5 cm x 15, 5 cm. E.
 
 
Obra em que o historiador Francisco Maria Esteves Pereira (Miranda do Douro 1854 – Lisboa 1924) publica a “História dos Martyres de Nagran” publicada originalmente em “syriaco e attribuida a Simeon, bispo de Beth-Arsam”.

À versão portuguesa segue-se uam reprodução do texto original.

Exemplar encadernado. Encadernação com a lombada e cantos em pele. Sem capas de brochura. Carimbo de uma livraria na folha de rosto. Interior em bom estado geral de conservação.
 

VENDIDO. 
Picture
4343 - Pina, Ruy de – CRONIQUA DELREY DOM JOHAM II. Coimbra. Atlântida – Livraria Editora. 1950.  LXXXIV – 315 pp. 26 cm x 19, 5 cm. B.

 “Nova edição com prefácio e notas de Alberto Martins de Carvalho”. “Segunda edição desta narrativa (…) publicada pela imprensa apenas em 1792, na Colecção de Inéditos da Academia das Ciências (…). Estamos perante uma reedição que tem a finalidade modesta de oferecer aos necessitados a versão impressa da crónica, à qual se juntou um curto apenso de documentos que ilustram alguns momentos da vida do rei, - forma de poupar trabalho às pessoas curiosas e com gosto pela leitura das fontes originais (…)”.

 
Exemplar não encadernado. Capa com alguma acidez e um pouco suja. Interior em bom estado geral de conservação.
 


​VENDIDO. 
Picture
4344 - Pimenta, Alfredo – D. JOÃO III. Porto. Livraria Tavares Martins. 1936. 360 – (8) pp. 20, 5 cm x 14, 5 cm. B.

 
Obra em que Alfredo Pimenta (1882 – 1950) procura traçar “o esboço impressionista, a pochade rápida (…) da acção [de D. João III como] governante (…)”.


 
O trabalho aborda, entre outros temas, as relações de Portugal e de D. João III com as potências estrangeiras, com a Santa Sé, tratando ainda da questão da Inquisição, da reforma da Universidade, da Companhia de Jesus, etc.


 
Exemplar não encadernado. Com carimbo de posse na folha de rosto e com um ex-libris na contracapa. Sublinhados a lápis. Interior em bom estado de conservação.
 
Preço:  16 euros
Picture
4345 - Pimenta, Alfredo – VÍNCULOS PORTUGUESES. Coimbra. Imprensa da Universidade 1932. XXXVIII - 104 pp. 22, 5 cm x 16, 5 cm. B.


“Catálogo dos Registos Vinculares feitos em obediência às prescrições da Leu de 30 de Julho de 1860, e existentes no Arquivo Nacional da Torre do Tombo”.



 
Exemplar não encadernado. Interior um pouco manuseado e com ténues manchas de humidade.
 



​
VENDIDO. 
Picture
4346 - Rau, Virginia – FEIRAS MEDIEVAIS PORTUGUESAS.  Lisboa. Editorial Presença. 1982. 215 pp. 21 cm x 13, 7 cm. B.
​

 
Importante estudo de Virginia Rau sobre as Feiras Medievais no período compreendido entre a administração do Condado por D. Teresa e o reinado de D. Afonso V.

 
Com introdução de José Manuel Garcia.
 
Contém um mapa desdobrável com a localização das feiras.


 
Exemplar em bom estado de conservação.
 

VENDIDO. 
Picture
4347 - Rau, Virginia – SESMARIAS MEDIEVAIS PORTUGUESAS.  Lisboa. Editorial Presença. 1982. 288 pp. 21 cm x 13, 7 cm. B.


 
Trabalho sobre as Sesmarias com capítulos sobre a Reconquista e as presúrias, a Peste, a legislação, etc.
 

Com introdução de José Manuel Garcia.


 

Exemplar em bom estado de conservação.
 



VENDIDO. 
Picture
4348 - Resende, Garcia de  – CRÓNICA DE DOM JOÃO II E MISCELÂNEA. Lisboa. INCM. 1973. [LVI] + 382 + [28] págs. 21.5cm. B.


 
Edição fac-similada de uma das mais importantes obras de Garcia de Resende.


Introdução de Joaquim Veríssimo Serrão.

 
Exemplar não encadernado. Alguma sujidade na capa. Interior por abrir.
 
 

VENDIDO. 
Picture
4349 - Rodrigues, Francisco (S.J.) – HISTÓRIA DA COMPANHIA DE JESUS NA ASSISTÊNCIA EM PORTUGAL. Porto. Livraria do Apostolado da Imprensa. 1931 – 1950. Quatro Tomos (7 volumes). 715 pp; 663 pp; 610 pp.; 651 pp; 592 pp;  487 pp; 572 pp. 23, 5 cm x 15, 5 cm. B.

 
Obra monumental em que é levado a cabo um estudo profundo do papel da Companhia de Jesus na Assistência em Portugal entre os séculos XVI e XVIII, sendo, na verdade, uma obra que transcende largamente o aspecto do assistencialismo, tornando-se, em muitos casos, uma verdadeira história geral da Companhia de Jesus em Portugal.


Em linhas gerais o livro divide-se nos seguintes capítulos:
A formação da Província portuguesa (1540 – 1560); Tribulação, Colégios Missões (1540 – 1560); Acção Crescente da Província – Vida, Expansão e Ministérios (1560 – 1615); Nas Letras, na Corte e Além Mar (1560 – 1615); A Província portuguesa no século XVII (1615 – 1700) – Nos Colégios, Nas Ciências e Letras, Na Corte; Lutas na metrópole, Apostolado nas Conquistas (1615 – 1700) e A Província Portuguesa no século XVIII (1700 – 1760) – Virtude, Ciências e Letras.

A obra encontra-se repleta de preciosas referências documentais e bilbliográficas.
 
Ilustrado.
 
Exemplares não encadernados. Interior com alguma acidez mas em bom estado geral de conservação.
 
Raro.



VENDIDO. 
Picture
4350 - Sanches, José Dias - O REI SAUDADE. Lisboa. Parceira António Maria Pereira. 1932. XV - 78 pp. 25, 2 cm x 18, 2 cm. E. 
 
Apontamento biográfico de D. Manuel II escrito por José Dias Sanches (1903 - 1972) por ocasião da morte do antigo monarca.
 
Com um prefácio do Dr. Thomas de Mello Breyner, Conde de Mafra.
 
Ilustrado com LIV gravuras
 
 
Exemplar encadernação editorial em pele, com legenda dourada na lombada e decorada nas pastas. Conserva as capas de brohura. Com uma assinatura de posse na folha de anterrosto. Picos de traça na contracapa e margem interior das últimas páginas que não afectam o texto.  Interior em bom estado geral de conservação. 
 

Preço: 38 euros. 
Picture
4351 - Serpa, António Ferreira de (public.) – CRÓNICA DE EL-REI DOM SEBASTIÃO. Porto. Livraria Civilização. 1925. 283 pp. 19 cm x 12 cm. B.



“Crónica de El-Rei Dom Sebastião, o único deste nome e dos Reis de Portugal o 16º, composta pelo Padre Amador Rebelo, companheiro do Padre Luís Gonçalves da Câmara, Mestre do dito Rei Dom Sebastião”.


Esta crónica foi publicada por António Ferreira de Serpa que actualizou a grafia.
 
Exemplar não encadernado. Manuseado.
 


VENDIDO. 
Picture
4234 – Teixeira de Pascoaes - O GÉNIO PORTUGUÊS. Porto. Renascença Portuguesa. 1913. V – 54 pp. 19 cm x 14 cm B.


 
Neste “O Génio Português na sua expressão filosófica, poética e religiosa” Teixeira de Pascoaes procura expõe uma parte da “filosofia saudosista” da qual Pascoaes foi um dos precursores e principais animadores.


 
Exemplar não encadernado. Reforço na lombada (ver imagem). Alguns sublinhados a lápis. Mancha de tinta no pé da pp 23Interior em bom estado geral de conservação.
 



VENDIDO.
Picture
4261 - Varnhagen, Francisco Adolfo de – HISTÓRIA GERAL DO BRASIL. São Paulo. Edições Melhoramentos. 1978.  5 Tomos em 3 Volumes. 403 – 363 pp.; 356 – 339 pp.; 314 – 365 pp. 23 cm x 16 cm. E.
 
Uma das mais importantes obras da historiografia brasileira, aqui apresentada na sua décima edição, organizada por ocasião do centenário do falecimento de Francisco Adolfo Varnhagen (1816 – 1878), 1º Visconde de Porto Seguro.
 
Esta obra monumental dispensará grandes apresentações junto dos conhecedores da historiografia brasileira. Foi e estamos em crer que ainda é uma das obras de referência sobre a História do Brasil. Ainda assim, para aligeirar a descrição dar sabor ao catálogo,  podemos citar uma curiosa apreciação que Oliveira Lima fez sobre este trabalho de Varnhagen, em que o classificou como “a peça de resistência da nossa refeição histórica, o assado gordo, sólido e apetitoso, na sua simplicidade à moda portuguesa, sem adubos nem temperos franceses, com molho leal e nenhum acompanhamento” (ver Brito Broca, Românticos, Pré-Românticos, Ultra Romântico. São Paulo. Polis. 1979 pp. 193).
 
Exemplares encadernados. Encadernações em tela, com sobrecapas. Com carimbos da década de 80 da Univ. Livre. Interior em bom estado geral de conservação.

Preço: 50 euros. 

Picture
4352 - Vasconcelos, Carolina Michaelis de – ALGUMAS PALAVRAS A RESPEITO DE PÚCAROS DE PORTUGAL. Coimbra. Imprensa da Universidade. 1921. 90 pp. 22, 7 cm x 16, 5 cm. B.
 
 
Segunda edição deste completo e interessante trabalho de Carolina Michaelis de Vasconcelos que é a publicação (aumentada com algumas ilustrações) de um estudo anteriormente publicado no “Bulletin Hispanique” (em 1905).

 
Ilustrado.
 
Exemplar não encadernado. Capa um pouco suja e com alguma acidez junto da lombada. Interior por abrir.


VENDIDO.
Picture
4353 - Vasconcelos, Carolina Michaelis de – A SAUDADE PORTUGUESA. Porto. Renascença Portuguesa. 1922. 190 pp. 18, 3 cm x 12 cm. B.
 
Obra em que Carolina Michaelis de Vasconcelos procura tratar o tema da “Saudade” sob diversos pontos de vista. A autora recorre a exemplos históricos (como os de Inês de Castro ou de D. Sancho I e Maria Paes, a Ribeirinha), à análise dos saudosistas (“autênticos e apócrifos”) e à Saudade do ponto de vista psicológico e linguístico.

 
2ª edição.
 
Exemplar não encadernado. Contracapa um pouco manchada.  Interior em bom estado geral de conservação.
 


Preço: 22 euros. 
Picture
4354 - Vasconcelos, Carolina Michaelis de – URIEL DA COSTA. NOTAS RELATIVAS À SUA VIDA E ÀS SUAS OBRAS. Coimbra. Imprensa da Universidade. 1922. 180pp. 28, 3 cm x 18 cm. B.
 
Trabalho sobre a vida e o tempo de Uriel da Costa, filósofo, cristão-novo, exilado em Amsterdão e cuja vida, marcada pelo génio pela tragédia não foi indiferente aos intelectuais do seu tempo e dos séculos seguintes.
A obra encontra-se dividida nos seguintes capítulos principais: A vida de Gabriel-Uriel da Costa; Escritos relativos a Uriel da Costa e escritos dele; Documentos ilustrativos e Sinopse cronológica da vida de Uriel da Costa.
 
Ilustrado.
 
Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.
 
Pouco frequente.
 

Preço: 60 euros.

LITERATURA 
Picture
Picture
4355 - Beirão, Mário – OIRO E CINZA. Lisboa. Portugália Editora. 1943. 209 – (6) pp. 19, 5 x 13 cm. B.
 
Obra que Mário Beirão (1890 – 1965) dedica ao seu amigo e companheiro “na visitação a poéticos lugares celebrados neste livro” que é, em certa medida, um olhar poético sobre as diversas cidades e localidades visitadas pelo autor em Espanha, Itália, França e Bélgica.
 

Ilustrado com um retrato do busto de Mário Beirão.
​
 
Exemplar não encadernado. Com algumas notas manuscritas a lápis. Interior em bom estado geral de conservação.
 

VENDIDO.
Picture
4356 - Brandão, Raúl – AS ILHAS DESCONHECIDAS.  Lisboa. Livraria Bertrand. 4ª edição. 278 pp. 19 cm x 12 cm. B.

 
Quarta edição desta obra de Raúl Brandão que tem por pano de fundo os Açores, apresentando também um capítulo sobre a Madeira. Sobre o livro diz-nos o seguinte o autor: “Este livro é feito com notas de viagem quase sem retoques. Apenas amplei um ou outro quadro, procurando sempre não tirar a frescura às primeiras impressões”.


 
Exemplar não encadernado. Com assinatura de posse na folha de anterrosto. Carimbo de posse na folha de rosto. Interior em bom estado geral de conservação.
 




VENDIDO. 
Picture
4357 - Cabral do Nascimento, João – CANCIONERO.  Lisboa. 1943. 18 cm x 13 cm. B.


 
Primeira edição deste livro de poesias de João Cabral do Nascimento (1897 – 1978).
 
 

​
Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.
 





Preço: 20 euros. 
Picture
4358 - Duarte, Afonso – CANTO DE BABILÓNIA. Coimbra. Ed. Autor.  24 pp. 26, 2 cm. x 20, 2 cm. B.
 
Obra poética de Afonso Duarte sobre a qual Gaspar Simões nos deixa as seguintes palavras: “Canto de Babilónia não é o centro de um círculo fechado em que o mundo, se lá quiser entrar, se vê condenado a reduzir-se às proporções da curva que o encerra, mas o centro de um arco de círculo que, na sua curva aberta, se ajusta a todos os aspectos do mundo, em seu tamanho natural, aceitando-os como eles devem ser vividos: em sua própria e objectiva dimensão”.
 
Exemplar nº 178 de uma edição de 300 exemplares numerados.
 
Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.
 

Preço: 25 euros. 

Picture
4359 - Ferreira, António – O COMBÓIO DE LÚCIFER. Lisboa. Assírio & Alvim. 1997. 54 – (10) pp. 20, 5 cm x 13, 5 cm. B.


 
Livro de poesia do dramaturgo e poeta António Ferreira, inserido na colecção “peninsulares/literatura” da Assírio & Alvim.


 
 
Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.
 




VENDIDO. 
 
Picture

Picture
3050 - Figueiredo, Tomaz de – VIDA DE CÃO. Porto. Editorial Verbo. 1963. 223 págs. 21,3 cm x 15, 3 cm. B.



Primeira edição (inserida na publicação das “Obras Completas do Autor” desta obra de Tomaz de Figueiredo que David Mourão-Ferreira considerava “um dos escritores portugueses mais persistentemente e fecundamente habitados pelo demónio da criação”.
 




Exemplar valorizado por uma dedicatória do autor.
 



Exemplar não encadernado. Manuseado. Páginas amarelecidas.
 




​

VENDIDO. 
Picture
4360 - Oswald, Maria Henriques – LEPRA. Porto. Manuel Barreira Editor. 1949. 254 pp. 19, 5 cm x 13 cm. B.
​

 
“Tal qual como a lepra ataca os tecidos do corpo e da beleza triunfante faz a horrível máscara repelente, também o mal corrói a fina e preciosa contextura da alma, vai corrompendo aqui um sorriso puro, além um desejo bom, um sonho, reminiscência sagrada, e, da clara e suave formosura só fica a carcassa dolorosa, hedionda, acusadora na sua trágica nudez”.

 
Com uma dedicatória da autora.
​
Exemplar não encadernado. Interior um pouco manuseado. Páginas amarelecidas.
 


VENDIDO. 
Picture
4361 - Pessoa, Fernando – O BANQUERIO ANARQUISTA E OUTROS CONTOS DE RACIOCÍNIO. Lisboa. Editora Lux. 1964. 158 – (2) pp. 16, 2 x 11, 5 cm.

 
Edição organizada por Fernando Luso Soares em que se encontram reunidos os seguintes textos de Fernando Pessoa: O Banqueiro Anarquista, Três Categorias de Inteligência, O Roubo da Quinta das Vinhas, A Carta Mágica, A Arte de Raciocinar e Um Paranóico com Juízo.
​

 
Exemplar não encadernado. Defeito e restauro na lombada. Cores da capa um pouco desbotadas. Interior em bom estado geral de conservação.

 
VENDIDO. 
Picture
4362 - Pimenta, Alfredo – ALMA AJOELHADA. Lisboa. Parceria António Maria Pereira. 1914. 108 pp. 18, 3 cm x 11, 5 cm. E.

 
Primeira edição deste que é o quinto livro de poesias de Alfredo Pimenta (1882 – 1950).
 

 
Exemplar encadernado. Encadernação com a lombada em pele. Interior com acidez.





 
VENDIDO. 
Picture
4363 - Pimenta, Alfredo – POEMAS EM PROZA. Lisboa. Portugália Editora. 1924. 129 – (6) pp. 19, 5 cm x 12, 8 cm B.

 
Edição de um conjunto de poemas de Alfredo Pimenta escritos em 1919. Com a excepção de 2 poesias toda a restante obra se encontrava inédita até esta publicação.
 
 
 
Exemplar não encadernado. Lombada com pequenos defeitos e restauros. Folha de rosto com carimbo de posse. Interior por abrir.
 



​
Preço: 18 euros. RESERVADO.
Picture
4364 - Régio, José – EL-REI SEBASTIÃO. Brasília Editora. 1977  XV – 195 – (8) pp. 20 cm x 14 cm. B.
 


Segunda edição desta peça de teatro da autoria de José Régio.
 


Capa de João Câmara Leme.
 
Exemplar não encadernado. Capas com pequenos defeitos. Interior como novo (por abrir).
 


VENDIDO. ​
Picture
4298 - Ribeiro, Ilídio (Coligido por) – NOVÍSSIMO TEATRO PORTUGUÊS. Lisboa. Ed. Autor. s.d. 130 págs. 20. 6 cm x 12 cm. B.



Obras de Artur Portela Filho, Augusto Sobral, Fiama Hasse Pais Brandão, José Estevão Soares, Maria Teresa Horta e Bernardo Santareno coligidas por Ilídio Ribeiro.
 




Exemplar não encadernado. Capas com manchas ténues (ver imagem) Interior em bom estado geral de conservação, ainda que com acidez (devido à qualidade do papel).





 
VENDIDO. 
Picture
4365 - Sardinha, António – A EPOPEIA DA PLANICIE. Coimbra. França Amado Editor. 1915. 277 pp. 18, 5 cm x 12 cm. E.


 
Segundo livro de poesias publicado por António Sardinha (1887 – 1925), aqui apresentado na sua primeira edição.
 
Estes “poemas da terra e do sangue”, como os classificou o autor, têm por inspiração a família, a religiosidade e a paisagem alentejana.


 
Exemplar encadernado. Sólida encadernação com lombada em pele. Lombada com nervuras e decorações a dourado. Conserva as capas de brochura. Pequeno corte na pp. 203/204 (sem afectar o texto). Acidez em algumas páginas. Restante interior em bom estado geral de conservação.
 
​
Preço: 22 euros
Picture
4366 - OS SETE PECADOS MORTAIS. Lisboa. Editorial Minotauro. s.d.  101 pp. 23, 5 cm x 17, 5 cm. B.



Publicação em que são reunidos contos de Armindo Rodrigues, Urbano Tavares Rodrigues, Fernanda Botelho, Luiz Forjaz Trigueiros, Jorge Reis, Isabel da Nóbrega e Maria Judite de Carvalho.
 


Ilustações de Nikias Skapinakis.
 


Exemplar não encadernado. Manuseado.
 


VENDIDO. 
Picture
4367 - Simenon, Georges – MAIGRET A NEW YORK. Paris. Presses de La Cité. 1947. 251 – (4) pp. 18, 5 x 11, 2 cm. B.


 
Primeira edição desta obra de Georges Simenon (1903 – 1989) que faz parte da série de aventuras do célebre Inspector Maigret.  Esta obra foi escrita durante o período em que Georges Simenon se encontrava nos Estados Unidos da América.


 
 
Exemplar não encadernado. Capa e sobrecapa com algumas manchas. Interior em bom estado geral de conservação.
 
Pouco frequente. 

VENDIDO. 
Picture
4368 - Silva, Manuela Parreira da – O ÁLBUM DE VISHNU. Lisboa. Assirio & Alvim. 1999. 60 pp. 20, 5 cm x 14, 5 cm. B.
 


Livro de poesia investigadora e poetisa Manuela Parreira da Silva (n. 1950)  inserido na colecção “peninsulares/literatura” da Assírio & Alvim, sendo esta obra a sua estreia literária.
 


Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.
 


Preço: 8 euros.
 
Picture
4369 - Silva Tavares – CANTIGAS DE MAL-DIZER. Lisboa. Partceria A. M. Pereira. 1942. 106 pp. 14, 5 cm x 11 cm B.

 
Curioso livro de versos de Silva Tavares que abre da seguinte forma:

“Na quadra de mal dizer/cabe tudo sem questão/Assim pudesse caber/O Mundo na minha mão!”
 
Exemplar não encadernado. Manuseado.
 


VENDIDO. 
​
Picture
4370 - Teixeira de Pascoaes – O EMPECIDO.  Porto. Edição da Gazeta do Bibliófilo. 1950. 311 – (6) pp. 19, 5 cm x 13 cm. B.
​

 
Primeira edição deste livro em que Teixeira de Pascoaes faz a sua estreia, já tardia, na novela. Por esta ousadia Pascoaes pede desculpa aos leitores, pedindo perdão pela “hesitação dos meus passos que são de menino, não de velho…”.

 
A obra é dedicada a Beatrice e Albert Thelen (o célebre tradutor de Pascoaes).

 
Exemplar não encadernado. Manuseado e com alguma acidez.


VENDIDO. 
Picture
4371 - Teixeira de Pascoaes – MARÁNOS. Porto. Magalhães e Moniz Editores. 1911. 298 – (6) pp. 19 cm x 12 cm. B.


Primeira edição desta que é uma das principais obras poéticas de Teixeira de Pascoaes.




 
Exemplar não encadernado. Capa com alguma acidez. Interior por abrir.



 



​
VENDIDO.
Picture
4372 - Teixeira de Pascoaes – REGRESSO AO PARAÍSO. Porto. Renascença Portuguesa. 1923. 240 pp. 19 cm x 12 cm. B.


 
Segunda edição desta obra publicada pela primeira vez em 1912. Com um interessante prefácio de Leonardo Coimbra.


 
Exemplar não encadernado. Capa com alguma acidez. Alguns sublinhados a lápis. Interior em bom estado geral de conservação.


​
 
VENDIDO. 
Picture
4373 - Torga, Miguel – O OUTRO LIVRO DE JOB. Coimbra. 1944. 77 pp. 19 cm x 13 cm. B.
 
 
Segunda edição desta obra poética publicada originalmente em 1936.


 
 

Exemplar não encadernado. Capas com alguma acidez. Interior em bom estado geral de conservação.
 





VENDIDO. 
Picture
LIVROS ANTIGOS E RAROS



Picture
Picture

Picture
4374 - CAEREMONIALE EPISCOPORUM IUSSU CLEMENTIS VIII…Venetiis. Ex Typographia Nicolai Misserini. 1600- [4] – 131 fol. 22 cm x 16, 5 cm.
*4 A – Z //4 ; Aa-Kk//4
 
CAERIMONIALE EPISCOPORUM IVSSU CLEMENTIS VIII. PONT. MAX. NOVISSIME REFORMATUM”, é um trabalho de grande interesse não só por representar uma reforma do cerimonial litúrgico de acordo com as disposições do Concílio Tridentino.

​
A obra encontra-se dividida em duas partes: “Liber Primus. De Habitu et Aliis Agendis per Episcopos nuper electos” e “Liber Secundus de Vesperis Solemnibus Episcopo in Crastinum Celebraturo”
 
No final do “Liber Primus” e ao longo do “Liber Secundus (…)” encontram-se diversas partituras.
 

Obra impressa a duas cores.
 


Com uma gravura alusiva ao Concílio de Trento a separar o “Liber Primus” do Liber Secundus”
 


Exemplar encadernado. Encadernação antiga inteira de pele mosqueada. Assinatura de posse na folha de rosto. Perda de texto provocada por queimadura à cabeça dos fólios T an T2.  Com sublinhados. Com pico de traça que não afeta o texto da pp. 99 até ao final do volume.  Interior manuseado e com manchas ocasionais.

​
 
Preço: 290 euros. 
Picture

Picture
4375 - Calepino, Ambrogio - DICTIONARIUM Venetis. Apud Ioannem Gryphium. 1594. 207 pp; 198 pp 32, 2 cm x 22 cm. E.
A-Z//8; Aa-Bb//8; Cc//6 A-Z//8; Aa//8; Bb//6

encadernado com

PAULUS MANUTIUS ALDI FILIUS BONARUM LITTERARUM SUDIOSIS S. D 17pp.
A-B//8

encadernado com

HENRICI FARNESII EBURONIS DE VERBORUM SPLENDORE & DELECTU, AD UVERTATEM & COPIAM DICENDI. APPENDICULAE DUAE Venetis. Apud Gryphium. 1592. 17 fol. A//8; B-C//6
 
encadernado com
 
Bevilacqua, Luca Antonio VOCABULARIO VOLGARE, ET LATINO Venetia. 1594. 42 fol. A-B// 8; E//10
 
Três obras com folha de rosto própria e a “advertência” de Paulus Manutius (com numeração própria) encadernada num só tomo.
 
A obra principal é o dicionário de Ambrogio Calepino (1430 – 1510), um conhecido frade e erudito italiano que viu este seu “Dictionarium” ser publicado pela primeira vez em 1502. A obra conheceria dezenas de edições (algumas corrigidas e aumentadas) ao longo dos séculos XVI e XVII.


As outras obras são dos latinistas Enrico Farnese e Luca Antonio Belvilaqua (havendo notícia de aparecerem com frequência encadernadas junto com o “Dictionarium” de Calepino, tal como acontece no nosso exemplar).
 
Exemplares encadernados. Obras encadernadas num só volume Encadernação antiga inteira de pele. Furo (não muito grande)  provocado por fogo no fólio  Y (primeira parte do “Dicionarium”) e rasgão com pequena perda de texto no folio L (segunda parte do “Dictionarium”). Restante interior dos volumes em bom estado geral de conservação. 


VENDIDO. 
Picture
4376 - Costa, Nuno Caetano da – POEMA Á PAIXÃO DE JESU CHRISTO COMPOSTO E OFFERECIDO ÀS DORES DE NOSSA SENHORA PELO SEU DEVOTO NUNO CAETANO DA COSTA…Lisboa. Na Impressão Regia. 1828. 68 págs. 14 cm.  x 9, 5 cm. B.
 
“Os meus versos não são parto d’engenho/Delicado, e subtil, que o Ceo reparte;/ Nem são ornados das belezas d’Arte,/Como filhas d’estudos que eu não tenho”.
​
O autor foi Cavaleiro Professo da Ordem de Crito e Contador Geral do Real Erário na Repartição da Estremadura. Esta obra póstuma foi dada à estampa por iniciativa de sua mulher D. Maria Brígida Millner Cabral da Costa.

Exemplar não encadernado, apenas protegido por uma cartolina antiga (com defeitos). Notas manuscritas na folha de rosto. Interior em bom estado.

​
VENDIDO. 
Picture
4377 - Corte-Real, Jerónimo – SUCCESSO DO SEGUNDO CERCO DE DIU ESTANDO DOM JOHAM MAZCARENHAS POR CAPITAM DA FORTALEZA…Lisboa. Na Officina de Simão Thaddeo Ferreira. 1784. XVI - 436 pp. 14, 5 cm x 10 cm. E.
 
Obra clássica da literatura portuguesa, da autoria de Jerónimo Côrte-Real (c. 1533 – 1588), publicada originalmente em 1574. A edição aqui apresentada foi “fielmente copiada da ediçam de 1574”, sendo o seu editor Bento José de Sousa Farinha, Professor Régio de Filosofia, Bibliotecário na Ajuda, autor e editor  de diversa obras e membro da Real Academia das Sciencias.
 
O livro abre com epigramas e sonetos de António Ferreira, Luís Alvares Pereira, D. Jorge de Menezes e de Diogo Bernardes, seguindo-se depois a “Tavoada” e o poema “Successo do Segundo Cerco de Diu…” que é dedicado a Dom Sebastião.
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga, inteira de pele. Alguns picos de traça nas margens de algumas páginas (sem afetar o texto). Restante interior um pouco manuseado e com alguma acidez.
 

VENDIDO.
Picture
4378 - Fonseca, Pedro José da – ELEMENTOS DE POÉTICA DE ARISTÓTELES, DE HORÁCIO E DOS MAIS CÉLEBRES MODERNOS. Lisboa. Na Offic. de Miguel Manescal da Costa. 1765. (24) – 358 – (16) pp. 14, 5 cm x 9, 5 cm. E.
 
Pedro José da Fonseca (c. 1730 m. c. 1816) foi Professor de Retórica e Poética, membro fundador da Academia Real das Ciências de Lisboa, autor prolixo e  “distintíssimo filólogo”, a quem Inocêncio Francisco da Silva, no Tomo VI do seu Dicionário Bibliográfio Portuguez dedica seis páginas com dados biobibliográficos.
 
Nestes seus “Elementos de Poética…” o autor descreve os diversos tipos de poemas (égloga, poema clássico, poema dramático, poema épico), bem como outros géneros literários, fundamentando as suas explicações recorrendo a escritores clássicos e “modernos”.
A obra inicia-se com o seguinte diálogo:
“- Qual he a origem da Poezia?
- Há duas causas, diz Aristoteles, prinpaes e ambas muito próprias que parecem haver produzido a Poezia (…)”.
 
A obra é dedicada pelo autor ao Exmo. E Revmo. Senhor Paulo de Carvalho e Mendonça (irmão do Marquês de Pombal).
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga, inteira de pele com alguns defeitos nas pastas, Interior em bom estado de conservação.
 
VENDIDO. 
Picture
4269 - GUIA DE FORASTEROS EN MADRID, PARA EL AÑO DE 1862. Madrid. Imprenta Nacional. 1862. (4) – 652 pp. 16, 5 cm x 10 cm. E.

junto com

ESTADO MILITAR DE ESPAÑA Y ULTRAMAR. Madrid. Imprenta Nacional. 1862. 328 pp. 16, 5 cm x 10 cm. E.
 
Guia de Forasteros para o ano de 1862 encadernado, como era comum, com o “Estado Militar de Espanha”.
 
Apresenta um retrato de “Isabel II Reina de Las Españas”.
 
Com um mapa desdobrável de “Espanha y Portugal” no final do volume.
 
 
 
Exemplar encadernado. Encadernação editorial em pele. Superlibros heráldico com as armas da Casa Real de Espanha gravado na capa e contracapa. Corte dourado. Mapa com pequeno corte no canto inferior direito. Interior em bom estado geral de conservação.



Preço: 120 euros.

Picture
​4379 - Mascarenhas, Braz Garcia de – VIRIATO TRAGICO. POEMA HEROICO EM 20 CANTOS. Lisboa. Na Phenix. Beco de Santa Marta. 1846. 2 Volumes. XV – 284 pp.; 321 pp. 19, 3 cm x 11, 8 cm. E.
 
Obra clássica da literatura portuguesa da autoria de Brás Gracia de Macascarenhas (1596 - 1656), aqui apresentada na sua segunda edição.
 
De acordo com o Dicionário Bibliográfico Portuguez de Inocêncio Francisco da Silva no (Tomo I pp. 395): “Esta reimpressão foi feita por diligencia do sr. Albino de Abranches Freire de Figueiredo, do qual é a noticia biographica do autor, extractada em parte da que acompanhava a edição precedente. É adornada de um retrato de Braz Garcia, e de uma estampa do juramento de Viriato, copiada do celebre quadro de Vieira Portuense”
 
Ilustrado com as gravura alusiva a Viriato (a abrir o primeiro volume) e com o retrato de  Braz Garcia de Mascarenhas (a abrir o segundo volume).
 
Exemplar encadernado. Dois volumes encadernados num só tomo. Sem capas de brochura. Encadernação recente com a lombada e cantos em pele. Picos de traça na folha de rosto e páginas seguintes (sem afectar o texto). Acidez no segundo volume. Restante interior em bom estado geral de conservação.
 
VENDIDO.
Picture
4380 - San Iosef, Pedro de (Fray) - SERMON DE LA SANCTA CRUZ PREDICADO POR EL R.P. FRAY PEDRO DE SANIOS...En Lisboa, por Pablo Craesbeeck Año 1648. 14 fl (28 pp.)20 cm x 14, 6 cm B. 
 
 
Obra da autoria de Fray Pedro de San Iosef de quem encontramos notícia no Manual del Librero Hispano-Americano de Antonio Palau (ver Vol. VI pp. 415). Aqui vamos encontrar notícia de mais duas deste religioso impressas em Coimbra, nas oficinas de Tomé Carvalho (em 1658) e do conhecido impressor Manuel Dias (em 1663).
 
O folheto abre com um índice em que são anunciados os “sermones que se han de dar a la emprenta”.
 
Com uma cruz a decorar a folha de rosto. 
 
Exemplar desencadernado. Pequena perda no pé do rosto. Algumas notas manuscritas antigas no início da obra. Interior em bom estado geral de conservação. 
 

VENDIDO. 
Picture

Picture
4381 - Sinésio - SYNESII EPISCOPI CYRENES. DE REGNO AD ARCADIUM IMPERATOREM 1553.Pariisis. Ex oficina Adriani Turnebi typographi Regij. (4) 134; 100 (4) pp. 29, 3 cm x 20 cm.



Obra redigida em grego em que é recuperado parte do pensamento do Bispo Sinésio de Cirene, notável filósofo e discípulo da célebre Hipátia de Alexandria. Sinésio nasceu em Cirene (actual Líbia) no seio de uma família importante daquela cidade. Estudou em Alexandria e, na sua juventude, visitou Atenas e Constantinopla. Casou com uma cristã o que terá sido decisivo para a sua conversão ao cristianismo.  Tendo regressado à sua terra natal foi Bispo de Ptolemaida. Terá morrido na primeira década de 400.


 
Da parte escrita em latim da folha de rosto transcrevemos o que nos parecem ser as obras publicadas neste livro: De regno ed Arcadium imperatorem, Dion Sive de sua viate ratione, Caluitii laudatio [louvor à calvice], De Providentia, seu aegyptius, Concio quaedam panegyrica, De insomnis cum Nicephori Gregorae explicatione e  Eiusdem Synesii episolae.



 
Na marginália podemos encontrar referências ao Egipto, Esfinge, Salmomão, Homero, Cícero, Arquimedes, etc.


 
Esta edição é considerada por muitos a edição princeps das obras de Sinésio.
 
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga em pergaminho. Interior em bom estado geral de conservação. Apresenta algumas notas antigas a tinta vermelha. 



Preço: 1200 euros

Picture
4382 - Sousa, Francisco Joaquim Pereira de – TRATADO SOBRE APOSENTADORIA. Lisboa. Na Impressão Regia. 1818. 268 pp. 19, 5 cm x 13, 5 cm. E.


Curioso tratado jurídico sobre “Aposentadoria”, “o Direito que alguém tem de tomar a outro pousada para si, ou de conservar a que já tem contra as pertenções de outrem (…)”. Esta questão teve particular relevância desde que foi inscrita na Lei, uma vez que os detentores de vários cargos tinham o chamado “direito de aposentadoria”. Em tempos de guerra este problema ganhava uma maior dimensão uma vez que, por regra, poucos queriam acolher militares em suas casas (pelas mais variadas razões).
​
De acordo com Inocêncio Francisco da Silva, no Tomo II do seu Dicionário Bibliográfio Portuguez o autor desta obra foi “formado em Leis pela Universidade de Coimbra, e outros lhe negam tal graduação. Foi nomeado Conservador da Bibliotheca Nacional de Lisboa, cargo que exerceu desde 1834 até á sua morte. Era natural de Lisboa, e filho do distinto jurisconsulto Joaquim José Caetano Pereira e Sousa.N. em Dezembro de 1782, e m. de hydropisia, aos 70 annos d'edade, a 15 de Julho de 1851” (pp. 399 e 400). Francisco Joaquim Pereira de Sousa teria, de acordo com Inocêncio, uma das maiores “collecções de Legislação portugueza”, o que nos permite presumir que este trabalho sobre “Aposentadoria” terá alguma profundidade (o que se parece confirmar apenas com uma leitura superficial de certos capítulos e notas de rodapé).
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga, inteira de pele. Interior em muito bom estado de conservação.
 
VENDIDO.
Picture

Picture
4383 - Sousa, Dom João de – CONSTITUIÇÕES SYNODAES DO BISPADO DO PORTO. NOVAMENTE FEITAS, E ORDENADAS PELO ILLUSTRISSIMO E REVERENDISSIMO SENHOR DOM IOAM DE SOUSA BISPO DO DITO BISPADO…Coimbra. Por Joseph Ferreira Impressor da Universidade de Coimbra. 1690. (2)pp – 19 pp – 26pp - 70 pp -  [96] pp. 28, 5 cm x 20 cm. E.
 
Encadernado com
 
REGIMENTO DO AUDITORIO ECCLESIASTICO DO BISPADO DO PORTO E ODS OFFICIAIS DA JUSTIÇA ECCLESIASTICA DO MESMO BISPADO, TIRADO DO ANTIGO, MUDADO, & ACRESCENTADO, NO QUE A LARGA EXEPRIENCIA MOSTROU SER CONVENIENTE, & NECESSARIO AO TEMPO PRESENTE…Coimbra. Por Joseph Ferreira. Impressor da Universidade, 1690. 190 – (2) pp. 28, 5 cm x 20 cm. E.
 
 
Edição de 1690 das “Constituições…” do Bispado do Porto que, muito embora se apresentem com sendo uma obra  de D. João de Sousa,  são atribuídas por alguns autores a D. Manuel da Silva Francez, Bispo Titular de Tagaste.
 
Junto com estas “Constituições” logo no início (e ao contrário do que é costume) a “Relaçam da Procissam, e Sessõens do Synodo”, depois seguem-se as “Constituições” propriamente ditas e o “Indice das Cousas Mais Notaveis”. No final encontra-se encadernado o “Regimento do Auditório Eclesiástico…”, uma obra bastante rara nesta edição “que, pelo que conseguimos perceber, não costuma acompanhar o volume (ver a este respeito Arouca C. 560 e Samodães, 869).  
 
A folha de rosto encontra-se em falta, tendo sido substituída por uma folha manuscrita (possivelmente da época)
 
Exemplar encadernado. Duas obras encadernadas um só volume. Encadernação antiga inteira de pele. Falta da folha de rosto das “Constituições”, substituída por uma cópia manuscrita (ver imagem). Interior com picos de traça ao na margem de todo o volume das “Constituições” que por vezes tocam o texto, afectando com menos intensidade o “Regimento do Auditorio”. Págs. 180 a 189 do “Regimento” com restauro nas margens. Exemplar manchado e manuseado.
 
VENDIDO.
Picture
4277 - Vergara, Hipolito de – DEL SANTO REY D. FERNANDO Y DE LA SANTISSIMA VIRGEN DE LOS REYES…Osuna. Manuel de Payva. 1629. (12) – 175 (350) pp. 14, 5 cm x 10 cm. E.
Assin. ¶ //8 ; A-Y//8
 
Obra de Hipolito de Vergara (c. 1570? - > 1630?) um autor cujos dados biográficos são bastante escassos, apesar de alguns investigadores se terem debruçado sobre a sua vida e obra. Terá vivido ou exercido funções em Sevilha (sendo natural de outra localidade) e era um homem de letras conhecido e respeitado por alguns dos mais notáveis escritores e literatos do seu tempo, como Lope de Veja ou Antonio Navarro. Até Cervantes faz referência a este autor (que pode inclusive ter conhecido pessoalmente), como se depreende do seguinte texto retirado de um estudo sobre Vergara:
 “Cervantes le nombra en tercer lugar en el capítulo segundo de El viaje del Parnaso:

 Este que en lista por tercero pones,
 que Hipólito se llama de Vergara
  si llevarle al Parnaso te dispones
  haz cuenta que con él llevas una jara,
  una saeta un arcabuz, un rayo,
  que contra la ignorancia se dispara

Cervantes pudo haber conocido personalmente a Vergara durante sus estancias en Sevilla en la última década del siglo XVI y leer entonces alguna poesía suya.” (ver Iscla Rovira, Luis – Hipolito de Vergara autor de “La Reyna de Los Reyes” de Tirso de Molina. Estudio y Edicion Critica Anotada de «La Virgen de los Reyes”. Madrid. Consejo Superior de Investigaciones Cientificas – Instituto Henrique Flores. 1975 pp. 30).
 
No livro aqui apresentado podemos encontrar duas obras distintas. A que dá título ao livro, “Del Santo Rey don Fernando…”, uma obra em que se faz a defesa da canonização do Rei D. Fernando III e a comédia “Virgen de Los Reyes” que, de acordo com Luis Iscla Rovira é, nem mais nem menos, a versão original de “La Reyna de Los Reyes” atribuída a Tirso de Molina. Uma leitura da já citada obra de Iscla Rovira deixa pouca margem para dúvidas quanto à autoria da obra. Vergara foi o verdadeiro autor de “La Reyna de Los Reyes”.
 
Sobre a raridade desta obra diz-nos o seguinte Palau sobre a edição de 1629 “Libro raro (…). Tuvo ejemplar el Marquéz de Jerez; y en 1881, o sea, en los tiempos de gangas, se ofreció outro en Madrid por 20pts”. 
A curiosidade leva-nos ao “Catálogo de la biblioteca de Manuel Pérez de Guzmán y Boza, Marqués de Jerez de los Caballeros”. Ali, na pp. 175, podemos encontrar a referência ao exemplar do qual Palau teve notícia.
 
Iberian Books dá-nos notícia da existência de apenas 7 cópias deste exemplar.
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga em pergaminho. Restauro na margem do fólio V3 e com algumas manchas à cabeça das últimas 5 fls. Restante interior em bom estado geral de conservação.
Bom exemplar.
 
Raríssimo. 


VENDIDO. 
Picture
EXTRA CATÁLOGO 

Picture

Picture
4221 - ATLAS GÉNERAL COMPOSÉ DE TRENTE QUATRE CARTES COLORIÉES ET GRAVÉES SUR CUIVRE. Gotha. Justus Perthes. 1882. 34 fl. 31cm x 25 cm. E.



 
Interessante atlas com 34 mapas gravados a cobre.
 



Na segunda imagem podem ver o mapa da Península Ibérica.
 



Exemplar encadernado. Encadernação em tecido com sinais de desgaste. Manchas ocasionais. Pequenos defeitos e restauros.  
 







VENDIDO. 
Picture

Picture
​4155 - [ARTE. SERIGRAFIA] -  Szenes, Arpad – RETRATOS DE VIEIRA POR ARPAD SZENES. Lisboa. Imprensa Nacional Casa da Moeda.



2 SERIGRAFIAS.




DIMENSÕES: 31 x 22, 5 cm e 30, 5 cm x 25 cm.

 






Duas serigrafias numeradas e assinadas por Arpad Szenes.
 







Exemplares numerados: 47/200.
 
 







​



Preço: 650 euros. 
Todos os pedidos podem ser feitos para colofon@colofon.pt ou através do número 919565452. Os livros podem ser consultados e levantados na loja, enviados à cobrança ou mediante pagamento para NIB a indicar no acto de encomenda. Worldwide shipping. Paypal accepted. A todas as encomendas acrescem os portes de envio salvo indicação em contrário.

*Para este catálogo não são considerados os protocolos em vigor. 
Proudly powered by Weebly