Cólofon
  • Início
  • 20 aquisições recentes
  • Livros e folhetos antigos
  • Escolhas da Semana
  • Brasil Brasiliana
  • Boletim Bibliográfico
  • Edições
  • Contactos e horário
  • Serviços
    • Avaliações
    • Outros serviços
  • O que escrevem sobre a Cólofon
  • Curiosidade - Livros: uma tradição familiar com dois séculos
  • Como comprar
  • Newsletter
  • Livro de Reclamações
  • Termos e condições/Política de privacidade
    • Condições Gerais de Venda
    • Politica de Privacidade
    • Política de Tratamento de Dados Pessoais
 Boletim Bibliográfico*
  15.12.2022


Picture
     Imagem retirada do nº 4635
Picture
4630  - Abreu, Casimiro J. M. de – AS PRIMAVERAS. NOVISSIMA EDIÇÃO ACCRESCENTADAS DE NOVAS POESIAS E DA SCENA DRAMATICA O CAMÕES E O JÁO E DOIS ROMANCES EM PROSA…Lisboa. Imprensa de Joaquim Germano de Sousa Neves. 1871. 237 – (5) pp. 19 cm x 11, 5 cm. E.
 
Interessante edição de uma obra onde são reunidas as principais poesias de Casimiro de Abreu, um dos expoentes máximos do romantismo Brasileiro.
​
Sobre “As Primaveras” escreveu o seguinte Ramalho Ortigão: “O livro que deixou ahi está. É o poema d’uma existência baseado nos mais singelos elementos de poeseia: viver sofrendo, amar esperando e morrer sorrindo”
 
Ilustrado com um retrato do autor.
 
Prólogo de M. Pinheiro Chagass
 
Exemplar encadernado. Encadernação com a lombada em pele. Assinatura de posse rasurada na folha de rosto. Interior um pouco manuseado, mas em bom estado geral de conservação.
 


VENDIDO. 
Picture
4519 - [SÁTIRA POLÍTICA] - Athayde, Mauricio de; Souza Portugal – CHARLATÃES CONTEMPORANEOS I ANTONIO CARO. Lisboa. Typographia Nova Minerva. 1879. 97 pp. 18, 5 cm x 12, 6 cm. B.


 
Curioso poema em que que Fontes Pereira de Melo parece ser o principal alvo da sátira dos autores. Ao longo do poema podemos encontrar referências ao percurso de vida de Fontes, à “Pavorosa”, etc.

 
Exemplar não encadernado. Conserva as capas de brochura. Manchado. Com uma boa parte dos cadernos ainda por abrir.

Pouco frequente.



VENDIDO. 
Picture
4631 - Baião, António – HOMENAGEM A CAMILO NO SEU CENTENÁRIO (1825 – 1925). Coimbra. Imprensa da Universidade. 1925. 195 – (4) pp. 17, 2 cm x 12 cm. E.


 
Homenagem a Camilo por António Baião (1878 – 1961) em que são tratados os seguintes temas: O sangue israelita de Camilo; Herculano e Camilo; O Romance de Camilo «A Freira que fazia Chagas e o respectivo processo Inquisitorial.


 
Exemplar não encadernado. Em bom estado geral de conservação.
 



VENDIDO.
Picture
3887 – [CAMILO CASTELO BRANCO. D. ANTÓNIA PUSICH. POETISAS SEC. XIX] -  O BARDO. JORNAL DE POESIAS INEDITAS. PUBLICADO DESDE MARÇO DE 1852 A MARÇO DE 1854. [1852 a 1854 nº 1 a nº 25] Porto. Na Typographia de Sebastião José Pereira. 1854. [2] – 390 pp. 20, 2 cm x 12 cm. B.
 
 
Primeira parte desta que é a verdadeira primeira edição deste periódico, que foi novamente editado em 1857 (num volume que reúne esta primeira parte e uma segunda parte, que terá sido editada em 1855, da qual foram publicados apenas 12 números).
Neste “Jornal de Poesias Inéditas” colaboraram alguns dos mais notáveis escritores da época, como Camilo Castelo Branco, Faustino Xavier de Novais, António Coelho Lousada, Soares de Passos, Rodrigues Cordeiro, Francisco Palha, entre outros. É ainda de destacar a participação feminina onde, em contraste com a timidez de algumas colaboradoras que, fruto da época, optaram por não se identificarem de forma cabal (como é o caso de Júlia, Maria, Maria F.[elicidade do Couto Brown?]. e Maria Peregrina), aparece D. Antónia Gertrudes Pusich (1805 – 1883).

D. Antónia Gertrudes Pusich, que colabora n’O Bardo com cinco poemas, era natural de Cabo Verde (nasceu em S. Nicolau em 1805) e foi não só uma pioneira da literatura cabo-verdiana, mas também terá sido a primeira mulher portuguesa a editar uma publicação periódica com a sua assinatura, uma vez que foi “proprietária e redactora” do periódico, a “Assembleia Litteraria” (publicada em 1849). A sua participação n’O Bardo está em linha com outras colaborações que teve noutras publicações periódicas ao longo da década de 50, como atestam as suas poesias publicadas no Almanach de Lembranças Luso-brasileiro, na Revista Universal Lisbonense, etc.
 
 
Exemplar encadernado. Encadernação com a lombada em pele. Pastas cartonadas, contracapa com perda do papel decorativo. Com falta da folha de anterrosto. Assinatura de posse na folha de rosto (ver imagem). Carimbo heráldico na primeira página. Manuseado. Na página 51 está inserido um pequeno manuscrito que corrige uma das quadras (estando apenas inserido junto da margem interior e não estando colado permite, sendo levantado, a leitura da quadra original).Ocasionais correcções manuscritas antigas (ténues) na margem do texto . Corte com restauro na pp. 129/130. Páginas de índice com defeitos e restauros.

Raro.

Preço: 160 euros. 

Picture
4632 - Bastos, Manuel de Almeida – HISTORIA DO MARTYRIO DO BEMAVENTURADO S. JOÃO DE BRITO. Porto. Typographia Commercial. 1852. 15 pp. 15 cm x 10 cm. B.


 
Publicação dada à estampa por ocasião da beatificação de S. João de Brito.
 


O autor, Manuel de Almeida Bastos era por ocasião da publicação deste folheto presbítero no Bispado de Aveiro.
 



Exemplar não encadernado. Interior com acidez e manuseado.
 




Preço: 16 euros. 

Picture
4355 - Beirão, Mário – OIRO E CINZA. Lisboa. Portugália Editora. 1943. 209 – (6) pp. 19, 5 x 13 cm. B.


 
Obra que Mário Beirão (1890 – 1965) dedica ao seu amigo e companheiro “na visitação a poéticos lugares celebrados neste livro” que é, em certa medida, um olhar poético sobre as diversas cidades e localidades visitadas pelo autor em Espanha, Itália, França e Bélgica.
 

Ilustrado com um retrato do busto de Mário Beirão.
 

Exemplar não encadernado. Com algumas notas manuscritas a lápis. Interior em bom estado geral de conservação.
 

Preço: 16 euros. 

Picture
4633 - Braga, Teófilo – QUESTÕES DE LITTERATURA E ARTE PORTUGUEZA. Lisboa. Editor – A. J. P. Lopes. 405 – (2) pp. [1881] 20, 6 cm x 13 cm. E.


 
Trabalho em que Teófilo Braga partilha os seus estudos sobre Literatura e Arte, com capítulos sobre “A Nacionalidade e a Litteratura”, “A Eschola Espanhola em Portugal”, a “Arte Portuguesa na Renasceça”, “O Cancioneiro de Évora”, o romantismo, entre outros temas.


 
Exemplar encadernado. Encadernação com a lombada em pele. Sem capas de brochura. Interior em bom estado geral de conservação.

​
 
VENDIDO. 
Picture
4634 - Castro, Augusto Simões de – GUIA HISTÓRICO DO VIAJANTE EM COIMBRA E ARREDORES…Coimbra. Imprensa da Universidade. 1867. 327 pp. 17, 5 cm x 11 cm. E.
 
a que se junta
 
[FOLHETO] – GUIA HISTÓRICO DO VIAJANTE EM COIMBRA E ARREDORES. Coimbra. Typographia do Paiz. 16 pp. 19 cm x 13 cm. B.
 
Guia histórico do viajante em Coimbra e arredores, “Condeixa, Lorvão, Mealhada, Luso, Bussaco, Montemor-o-Velho e Figueira”.
Ilustrado com 5 gravuras.
 
A este conhecido “Guia…” junta-se um folheto onde se encontram coligidas diversas “noticias bibliographicas” sobre a obra. Transcrevemos um excerto que nos dá uma boa ideia do conteúdo do folheto e das apreciações sobre o “Guia do Viajante em Coimbra”: “Denomina-se assim um elegante volume recentemente publicado, adornado de várias estampas, e no qual se acha reunida grande cópia de notícias e descripções dos muitos e notáveis monumentos de Coimbra e arredores, e dos logares mais festejados pelas inspirações dos philosophos. Coimbra é a terra de Portugal a que mais se ligam os amores e as saudades de todas as famílias. É a synthese do paiz inteiro (…). Não há cidade villa, aldeia, ou logarejo do paiz aonde o moço estudante de Coimbra, ao suavizar saudades de longa ausência, deixe de ser contado por mil modos os episódios do sempre saudoso viver (…).
Em Coimbra não se dá um passo sem que alguma cousa nos traga à memória aqueles que arriscaram e perderam a vida na defesa da pátria (…) Em Coimbra tudo é animado (…). Já se vê pois que a ceifa devia produzir muito, porque a séara floresce agigantadamente. E em verdade o Sr. Simões de Castro tracta a matéria de tal modo que nada deixa a desejar (…) in “A Presuasão nº 316).
 
Exemplar encadernado. Encadernação modesta com a lombada em pele. Interior com alguma acidez mas em bom estado geral de conservação.
Folheto não encadernado. Em bom estado geral de conservação.
 
Preço: 85 euros. 
Picture
4635 - CERIMONIAL REFORMADO DA CONGREGAÇÃO DE S. BENTO DE PORTUGAL XI- (3) – 541 – VII pp. 30, 5 cm x 21, 5 cm. B.


 
Raro “Cerimonial” da Congregação de S. Bento de Portugal que constitui, talvez, uma das últimas reformas desta Ordem Religiosa antes da extinção das Ordens em Portugal (1834).
 


A seguir ao prefácio está encadernado o Alvará de 1816 relativos à reforma da Ordem de S. Bento.
 
Com partituras no final do volume.

 
Exemplar não encadernado. Em bom estado de conservação, ainda que um pouco manchado.


 
Preço: 200 euros. 

Picture
4636 - Chaves, Pedro – RIFONEIRO PORTUGUÊS. Porto. Domingos Barreira. 2ª edição. 452 pp. 20, 2 cm x 13 cm. B.


 
Segunda edição.
 




Exemplar não encadernado. Capa e interior (até à pág. 99) com uma mancha de tinta. Manuseado.
 


VENDIDO.
Picture
4528 - COLECÇÃO CAMONIANA DE JOSÉ DO CANTO. EDIÇÃO COMEMORATIVA. Lisboa. Imprensa Nacional. 1972. [10] – 357 – (4) pp. 30,5 cm x 20,4 cm. B.
 
Edição comemorativa de um dos mais importantes catálogos camonianos, o catálogo do bibliófilo açoreano José do Canto (1820 – 1898).


Prefácio de Hernâni Cidade.



Exemplar não encadernado. Pequeno defeito na base da lombada. Interior em grande parte ainda por abrir.
 




VENDIDO. 
Picture
4637 - Costa, Uriel – ESPELHO DA VIDA HUMANA. Lisboa. Imprensa Lucas. 1901. 36 pp. 21, 9 cm x 16 cm. B.


 
Versão de A. Epiphanio da Silva Dia desta obra de Uriel da Costa (1580 – 1640), judeu sefardita, filósofo conhecido não só por algumas das posições polémicas que defendeu, mas também pela sua trágica morte (suicídio) junto dos seus manuscritos em Amsterdão. “Com uma introdução sobre a Autobiographia de um livre pensador” por Teófilo Braga.
 



 
Exemplar não encadernado. Com um carimbo de posse na folha de rosto. Interior em bom estado geral de conservação.
​
 
VENDIDO. 

Picture
4638 - Cruz, Paulo J. S. – PORTO -  A ARTE DO FERRO. Lisboa. Edições Asa. 1997. 143 pp. 26, 5 cm x 23 cm. E.
 

Obra da autoria de Paulo Cruz com fotografia de João Paulo Sottomayor em que é abordada a “arte do ferro” na cidade do Porto.

 
 
Exemplar encadernado. Encadernação editorial cartonada. Interior em bom estado geral de conservação.
 

​





​VENDIDO.
Picture
4530 - Dantas, Fernão – CLICHÉS. REVISTA MENSAL DE ACONTECIMENTOS LITERÁRIOS. Porto. Typ. de A. J. da Silva Teixeira. 1881. 48 pp. 19 cm x 12 cm. B.

 
Primeiro e único número desta “Revista Mensal de Acontecimentos Diários” em que são publicadas algumas poesias dedicadas ao autor, analisadas com verrina certas questões literárias (que envolvem Camilo e Silva Pinto” e narrados “acontecimentos” fora do comum (como o de um certo estabelecimento de irmãs hospitaleiras em que as irmãs eram, na verdade, homens vestidos de mulher).
 
Exemplar com a lombada deteriorada. Interior um pouco amarelecido mas em bom estado geral de conservação.


Raro.

 
VENDIDO. 
Picture
4531 - Dias, J. Simões – PENINSULARES. COLLECÇÃO DE OBRAS POETICAS. Lisboa. Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão. 1899. XLII – 462 – III pp. 16, 3 cm x 19 cm. E.

 
Obra em que são reunidas diversas poesias de José Simões Dias (1844 – 1899). Com um extenso prefácio biográfico do Visconde de Sanches de Frias. As suas poesias foram elogiadas pelos grandes escritores do seu tempo como Ramalho Ortigão que dizia que “as suas poesias têm o condão de reviver em todas as primaveras”. Trindade Coelho afirmava mesmo que “ Simões Dias é um dos maiores poetas de toda a literatura portuguesa”.


Quinta edição. 


Exemplar encadernado. Encadernação com a lombada em pele. Interior em bom estado de conservação.
 
Preço: 18 euros. 

Picture
4532 - DICCIONARIO DO BOM GOSTO OU GENUINA LINGUAGEM DAS FLORES. Rio de Janeiro. Eduardo e Henrique Laemmert. 253 pp. 10, 3 cm x 7 cm. E.
 
“Diccionario do Bom Gosto ou Genuina Linguagem das Flores em verso rimado acrescentado com jogos, poesias e o secretario de cupido ou novíssimo correio dos amantes pelo qual, com duas flôres, fructas &tc poderá qualquer pessoa enviar um recado completo a quem amar”.
 
Ilustrado com três estampas em que aparecem representadas flores.
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga, cartonada. Interior em bom estado geral de conservação.

Raro.


Preço: 80 euros. 

Picture
4639 - Egry, Anne de – O APOCALIPSE DO LORVÃO. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian. 1972. 144 pp. 27 cm x  21cm. B.

​
 
Trabalho sobre o bestiário e livro do Apocalipse outrora existentes no Mosteiro do Lorvão (hoje na Torre do Tombo). Os livros foram produzidos nos reinados de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I.
 


Ilustrado.
 
Exemplar não encadernado. Capa com alguns defeitos (ver imagem) Interior em bom estado geral de conservação.


 
VENDIDO. 
Picture
4640 - Faria, Guilherme de – SOMBRA. Lisboa. Ed. Autor. 1924. 34 págs. 18 cm x 12, 1 cm. B.


“Sombra” é o segundo livro de poesias publicado por Guilherme de Faria. O poeta terá escrito os seus primeiros poemas em Guimarães, de onde era natural, sendo que aos 14 anos a sua poesia já merecia um olhar atento da crítica literária. Ao longo da sua curta vida privou com Joaquim e Henrique Paço d’Arcos, Francisco Lucena, Manuel de Castro, entre muitos outros. Conheceu também Teixeira de Pascoaes (que editou e com quem se viria a incompatibilizar), Mário Beirão, António Sardinha, Afonso Lopes Vieira, entre outros.


Figura solitária, melancólica e desesperada viria a suicidar-se em 1929 na Boca do Inferno.


Exemplar com vários cadernos por abrir, ainda que um pouco sujo e com acidez.
 
Preço: 20 euros. 

Picture
4641 - Faria, Guilherme de – MANHÃ DE NEVOEIRO. Lisboa. 1927. 99 – (4) pp. 17, 5 cm x 12 cm. B.
 


Primeira edição deste livro de poesias de Guilherme de Faria.
 



Exemplar por abrir.


​

​
 
Preço: 28 euros. 
Picture
4642 - Foris, M. Louis de – INSTRUCTION SUR L’HISTOIRE DE FRANCE PAR LE RAGOIS, JUSQ’A L’AVÉNEMENT DE S.M. LOUIS-PHILIPPE Ier. Paris. Chez JH MORONVAL, IMPRIMEUR-LIBRAIRE. 1836. 545 pp. 16, 5 cm x 9,5 cm. E.
 
22ª edição desta obra. “Révue et augmentée 1º des faits contemporains donnant la date des découvertes, inventions et événemens les plus remarquables qui ont eu lieu sous chaque règne; 2º de la nomenclature, par ordre de siècles, des hommes qui ont ilustre la France depuis l’etablissement de la monarchie; 3º d’un Abrégé d’ Histoire de France, oú sont relatés les traits historiques dont la connaissance est indispensable à la jeunsesse”.
 
“Ornée de 73 portraits gravés par Thompson”. Com uma gravura extratexto.
 
 
Exemplar encadernado. Lombada cansada e descolada na base. Interior manuseado, mas em bom estado geral de conservação. Com uma mancha de tinta na margem das últimas 12 folhas (sem afectar texto).
 
Preço: 24 euros. 
Picture
4643 - Herculano, Alexandre – O MONGE DE CISTER. Lisboa. Imprensa Nacional. 1859. II TOMOS. XIV – 311 pp.; 378 – (2) pp. 15 cm x 10, 5 cm. E.


 
Segunda edição desta conhecida obra de Alexandre Herculano (que faz parte do “Monasticon”).
 
 


Exemplares encadernados. Encadernação com a lombada em pele. Algumas manchas nas primeiras páginas do 1º vol. Interior em bom estado geral de conservação.
 



​
VENDIDO. 
Picture
4644 - Hollanda, Francisco de – DA PINTURA ANTIGA. Porto. Renascença Portuguesa. 1930. 352 – (2) pp. 18, 5 cm x 12 cm B.
 
Segunda edição da “Renascença Portuguesa” da publicação desta obra de Francisco de Holanda “comentada por Joaquim de Vasconcelos”.
 
A obra tem um prólogo de Joaquim de Vasconcelos em que são partilhados diversos dados biográficos de Francisco de Holanda e sobre os manuscritos que deixou.
 
Preço: 18 euros.
 
Ilustrado.
 
Exemplar não encadernado. Lombada fragilizada e com restauros. Interior um pouco amarelecido, mas em bom estado geral de conservação.


​
 
VENDIDO. 
Picture
4483 - LA HOLLANDE ET LES HOLLANDAIS – REVUE PITTORESQUE. Paris. Picard Fils. 1847. 321 – (3) pp. 17 cm x 10, 5 cm. E.
 
Curiosa descrição da Holanda e dos holandeses dividida nos seguintes capítulos:
 
I - Moeurs et caractère du pays. II - Le Helder. III - Une visite au roi Guillaume 1er. IV - Ancienne littérature. V - Littérature moderne. VI - Expéditions des Hollandais dans le Nord. VII - Etablissement des Hollandais dans l'Inde.
 
Ilustrado com 2 gravuras extratexto.
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga em tela,  com decoração gravada a ferros dourados. Interior com acidez.
 
Preço: 30 euros.

Picture
4538 - Lobato, Gervásio – A COMÉDIA DO TEATRO. Lisboa. António Maria Pereira Editor. 276 pp. 18, 5 cm x 11, 8 cm. E.


 
Supomos ser esta a primeira edição desta curiosa obra satírica Gervásio Lobato (1850 – 1895) que o palco é o meio teatral de finais do século XIX.


 

Exemplar encadernado. Encadernação com a lombada em pele. Interior em bom estado geral de conservação.
 





Preço: 30 euros. 

Picture
4144 – Lobato, Gervásio – A COMEDIA DO THEATRO. Lisboa. Parceria António Maria Pereira. 1918. 256 págs. 18,5cm. E.


 
Terceira edição desta curiosa obra satírica do autor de “Lisboa em Camisa”, em que o palco é o meio teatral de finais do século XIX.


Ilustrado com 60 desenhos de Pedro Guedes.
 


Exemplar encadernado. Encadernação editorial em tela, um pouco cansada. Assinatura de posse “A. Lobato” no topo da folha de rosto. Interior em bom estado (com vários cadernos por abrir).
 



VENDIDO.
Picture
4645 - Mendes dos Remédios (prefácio e revisão) – ESCRIPORAS DOUTROS TEMPOS. EXTRATOS DAS OBRAS DE VIOLANTE DO CEO, MARIA DO CEO E MADALENA DA GLORIA. Coimbra. França Amado Editor. 1914. XXIX – 162 pp. 19,9 cm x 12, 2 cm B.


 
Recolha de obras das escritoras Leonarda Gil da Gama (Madalena da Glória), Violante do Ceo e Maria do Ceo com prefácio, revisão e introdução de Mendes dos Remédios.


 
Exemplar não encadernado. Lombada quebrada. Interior em bom estado de conservação.
 




​VENDIDO. 
Picture
 4408 - Nobre, António – DESPEDIDAS. Porto. 1902. (12) – 126 – (2) pp. 21cm x 14 cm.
 
De acordo com José Pereira de Sampaio (Bruno), o título deste livro “foi escolhido pelo poeta. (…) Em uma das crises de pungente desanimo que frequentemente o assaltavam no ultimo período da implacável infermidade a que sucumbiu, pediu elle que, se viesse a morrer, antes de poder publicar o seu livro, lhe dessem o título de Despedidas, significando este a sua retirada da vida litteraria; mas mais tarde deu a perceber claramente que assim o escolhera por serem as suas últimas poesias, visto que tinha perdido a esperança de cura da doença que o torturava (…)”.
 
A obra reúne poemas de António Nobre (1867 - 1900) escritos entre 1895 e 1899. Com poemas dedicados a Agusto Nobre, Martinho de Brederode, Francisco Cezimbra e Justino de Montalvão.
A publicação deste livro esteve a cargo de Augusto Nobre (irmão do poeta).
 
Com uma fotografia de António Nobre no início do volume.
 
Exemplar encadernado. Encadernação em tela com o nome do autor a encimar a pasta, com o título gravado ao centro e com motivos decorativos no canto inferior direito. Exemplar com alguma acidez (acentuada das pp. 45 a 53) mas em bom estado geral de conservação.
 
Preço: 75 euros. 

Picture
4646 - Oliveira, Miguel de (Padre) – LENDA E HISTÓRIA. ESTUDOS HAGIOGRÁFICOS.  Lisboa. União Gráfica. 1964. 217 pp. 19, 5 cm x 13 cm. B.
 
Trabalho do Padre Miguel de Oliveira sobre a hagiografia em Portugal dividida nos seguintes capítulos: Santa Iria e Santarém; S. Martinho de Dume, Apóstolo dos Suevos; Lendas Apostólicos Peninsulares; Santa (…) Liberata; Santa Quitéria (…); S. Pedro Fins e Os Próprios Litúrgicos de Portugal.


 
Exemplar não encadernado. Em bom estado geral de conservação.
 



VENDIDO.
Picture
3068 – [BEBIDAS. AGUARDENTE] -  Parmentier, Antoine Augustin – L’ART DE FAIRE LES EAUX-DE-VIE D’APRÈS LA DOCTRINE DE CHAPTAL;…SUIVI DE L’ART DE FAIRE LES VINAIGRES SIMPLES ET COMPOSÉS. Paris. Chez Delalain, fils…1801. 210 – (5) – (iv) págs. 19,5 cm x 11, 8 cm. E.
 
Primeira edição desta importante obra sobre a produção de bebidas espirituosas (aguardente) e vinagres da autoria de Antoine Augustin Parmentier (1737 – 1813).
 
Parmentier foi um homem multifacetado (militar, farmacêutico, etc) que se destacou fundamentalmente como agrónomo. Nesse campo ganhou grande notoriedade por ter defendido a introdução da batata na alimentação humana e por ter desenvolvido importantes técnicas na área da panificação.
Nesta obra Parmentier demonstra como fazer várias aguardentes (de vinho, de bagaço, de cidra, de grãos ou cereais, etc). O livro apresenta ainda um pequeno tratado sobre o fabrico do vinagre.
 
Os métodos de Parmentier que aqui se apresentam conjugados com os de Rozier e do Conde Chaptal sobre a produção das diferentes aguardentes e vinagres tiveram um grande impacto e a obra que aqui apresentamos conheceu uma nova edição em 1819, sendo os seu conteúdo citado e reproduzido em diversas obras sobre esta matéria.
 
Ilustrado com cinco gravuras. “Orné de Cinq Planches réprésentans les diverses Machines et Instrumens suivant à la fabrication des EAUX-DE-VIE”
 
​
Exemplar encadernado. Sólida encadernação inteira de pele. Interior e muito bom estado de conservação.
 
Raro.
 
Preço: 900 euros. 
​
Picture
4648 - Passos, Soares de – POESIAS POR A.A. SOARES DE PASSOS. Porto. Casa de Cruz Coutinho – Editor. 216 – (2) pp. 19, 3 cm x 13 cm. E.


 
Quinta edição deste livro  do poeta portuense António Augusto Soares de Passos (n. 1826 m. 1860).


 
Exemplar encadernado. Encadernação com a lombada em pele. Capa com quebra no canto inferior direito. Com assinatura de posse na folha de rosto. Manuseado. Com cadernos soltos no final do volume.
 




VENDIDO. 
Picture
4409 - O NOVO TROVADOR. COLLECÇÃO DE POESIAS CONTEPORANEAS REDIGIDAS POR ALGUNS ACADEMICOS. Coimbra. Imprensa de E. Trovão. 1856. Nº 1  nº 12 (6) – 208 – (4) pp. 22, 5 cm x 13 cm. E.
 
Interessante publicação que contou com a colaboração dos seguintes autores: Alexandre Braga, Alfredo de Carvalho, A. Ayres de Gouvea, A. A. Soares de Passos, A. P. da Cunha, A. X. R. Cordeiro, “A”, F. Palha, Guilhermino Augusto, J. Freyre de Serpa Pimentel, J. de Lemos, J. S. dos S. Costa Lima, J. S. da Silva-Ferraz, J.X.V. de S. e “**”.

Este volume, editado como uma revista literária, terá tido relação com “O Trovador”, publicado em Leira em 1853 cujo editor foi António Xavier Rodrigues Cordeiro. Alguns dos colaboradores (como João de Lemos, Serpa Pimentel e Soares de Passos) estão presentes nas duas publicações que, contudo, não podem ser formalmente consideradas complementares. Os números dos fascículos estão discretamente colocados no pé de página. Na última página da obra aqui apresentada encontramos escrito “Fim da Primeira Parte”, mas não há notícia da publicação de mais números (ver a este respeito: Rafael, Gina Guedes - “Jornais e revistas portugueses do século XIX, Volume 2, nº 3745).
 
A publicação abre com uma evocação de Garrett: “Á Memória de Almeida Garrett. Homenagem Saudosa”, o que faz antever uma ligação dos autores ao romantismo. Se é verdade que tal acontece com as evocações de Schiller e de Byron através de versões ou traduções dos seus poemas publicadas por Ayres de Gouvea ou nos seus poemas “O Mosteiro em ruínas” e “No tumulo de uma menina”, a revista tem lugar para outros géneros. Disso é bom exemplo a “Canção (música da vivandeira)” de António Xavier Rodrigues Cordeiro, os poemas que afloram o erotismo como “A minha amante” de Ayres de Gouvea ou “Delírio” (este mais explícito) assinado por “A.” ou ainda o pungente poema “O Escravo” de Soares de Passos, em que é descrita a condição, as sevícias e o desespero de um homem escravizado.
 
 
Exemplar encadernado. Encadernação com a lombada em pele. Conserva as capas de brochura (contracapa com defeitos). Interior com alguma acidez, mas em bom estado geral de conservação.

Raro.

Preço: 150 euros. 

​​
Picture
Picture
4544 - O PANORAMA. JORNAL LITTERARIO E INSTRUCTIVO DA SOCIEDADE DE PROPAGANDA DOS CONHECIMENTOS UTEIS. 15 Volumes. Lisboa. Na Typographia da Sociedade. 1837 -  280pp; 416pp; 416 pp; 416 pp; 416 pp; 124 – (4) pp; (6) - 416pp; 414 pp; 416pp; 424 pp; 416 pp; 416 pp. (4) – 416 pp.; 416 pp; 412 pp;. 28 cm x 17, 8 cm. E.   
 
 
Primeiras IV séries deste periódico publicado entre 1837 e 1858 e depois entre 1866 e 68. O Panorama contou foi dirigido por Alexandre Herculano, tendo contado com a colaboração de Oliveira Marreca e de António Feliciano de Castilho. Ao longo dos anos publicou artigos, romances e poesias de figuras como Luís Augusto Rebello da Silva (que aqui publica a primeira versão de “Ódio Velho Não Cansa”), Bulhão Pato, Latino Coelho, Vilhena Barbosa, Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara, Francisco Freire de Carvalho, J. da Costa Cascaes, F. M. Bordalo, D. António de Almeida, F. Gomes de Amorim (“Viagem ao Minho”), Pereira Caldas, Mendes Leal Júnior, Figaniére, Rodrigues Cordeiro, Camilo Castelo Branco, Casimiro de Abreu (publica o poema “Desejos” no nº 14 de 1857), Francisco Adolfo de Varnhagen, entre muitos outros.
 
Os artigos d’O Panorama incidem sobre as mais variadas matérias como agricultura, política, economia política (por Oliveira Marreca), culinária, astrologia, astronomia, história (com artigos sobre Portugal, Macau, Brasil, Açores, Madeira, Cabo-Verde, Moçambique, etc), educação física, medicina, higiene, vestuário, zoologia, botânica, arqueologia, literatura, etc.
 
A publicação está repleta de curiosidades difíceis de elencar. N’O Panorama podemos encontrar artigos portugueses e traduzidos sobre a história da literatura, sobre vulcanismo, sobre a transformação e fabrico de açúcar, apicultura, ordens militares, defesa dos animais, viagens, etc.
 
 
 
Exemplares encadernados. Encadernações de todos os volumes com a lombada em pele. Encadernações uniformes (com a excepção dos vol. 6º e 7º que marcam o início da segunda série). 3º Vol com rasgão que afecta o texto nas pp.  95 e 96. Vol. 5º aparado, cortando ligeiramente o texto em algumas páginas sem tirar o sentido da leitura. Vol. 6º e 7º manchado e manuseado. O vol. 12 é afectado por um pico de traça à cabeça das pp. 408 a 416 que não afecta o texto. O vol. 12 é afectado por ocasionais picos de traça nas margens e que atinge o texto nas pp. 401 a 416 sem, contudo, tirar o sentido ao texto nas partes em que a mancha é tocada. No último volume o texto é afectado ocasionalmente por pico de traça da margem interior das pp. 393 a 412.
 
Preço: 180 euros.

Picture
​4649 - Pereira, Consiglieri Sá – A RESTAURAÇÃO VISTA DE ESPANHA. HISTÓRIAS DE PORTUGUESES CONTADAS POR ESPANHOIS. Coimbra. Imprensa da Universidade. 1933. IX-265 pp. 22, 5 cm x 16, 5 cm. B.


 
​

Recolha de diversas informações relativas à Restauração em obras espanholas e em testemunhos de protagonistas espanhóis. Dos diversos capítulos desta obra destaco a “Sátira à Restauração” e “Reflexos da Restauração no Peru”.
 


 
Exemplar não encadernado. Um pouco manuseado.
 


VENDIDO.​
Picture
4650 - Pimentel, Alberto -  A PRIMEIRA MULHER DE CAMILO. Lisboa. Guimarães & Ca. Editores. 135 pp. 1916. 19 cm x 12 cm. B.
 
Trabalho de Alberto Pimentel sobre Maria Pereira de França, a primeira mulher de Camilo Castelo Branco. Este livro dá-nos também uma boa ideia do que foi a juventude de Camilo Castelo Branco e diversos dados sobre a família da noiva, sobre Vila Real e a região, etc.


 
Capa manchada. Pequeno defeito na parte superior da lombada. Apesar de ter uma boa parte dos cadernos por abrir, apresenta fortes manchas de acidez no pé das pp. 83 a 93 (sem afectar o texto).
 

​
VENDIDO.
Picture
4651 - Pimentel, Alberto - POEMAS HERÓI-COMICOS PORTUGUESES (VERBETES E APOSTILHAS). Porto. Renascença Portuguesa. 1922. 168 pp. 19 cm x 12 cm. B. 
 
​
Importante trabalho de Alberto Pimentel sobre este género literário que é em fundamentalmente uma bibliografia sobre esta matéria.


 

Exemplar com capas de brochura. Interior um pouco manuseado mas em bom estado geral de conservação. 
 
Raro. 
 



Preço: 35 euros. 
​
Picture
4652 - Pimentel, Alberto - RAINHA SEM REINO (ESTUDO HISTÓRICO DO SÉCULO XV).  Porto. Barros & Filha Editores. 1887. 252 - (4) pp. 19 cm x 12, 6 cm. B. 


 
“Estudo histórico do século XV”.
 


Primeira edição.
 

Exemplar com capas de brochura. Interior em bom estado geral de conservação.

​
 
Pouco frequente. 



 
Preço: 28 euros. 
Picture
4548 - Pina Martins, J. Vitorino – OS LUSÍADAS. 1572-1972. CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA E MEDALHÍSTICA DE CAMÕES. Lisboa. INCM. 1972. XXXIV - 565 pp. 30, 5 cm x 21, 5 cm. B.
 
junto com
 
CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA E MEDALHÍSTICA DE CAMÕES. APÊNDICE. Lisboa. Comissão Executiva do IV Centenário da Publicação dos Lusíadas. 1972. 181 pp. 30, 5 cm x 21, 5 cm. B.
 
Com prefácio de Manuel Lopes de Almeida e com introdução, selecção e notas de Pina Martins, este catálogo constitui uma importante ferramenta para o estudo da bibliografia camoniana a que se junta também a medalhística e a iconografia referentes ao celebrado autor de Os Lusíadas.
 
 
Exemplares não encadernados. Margens das capas um pouco amarelecidas. Interior com grande parte dos cadernos ainda por abrir.
 


Preço: 50 euros. 
Picture
4653 - Pinheiro Chagas, Manuel – A FLOR SECCA. ROMANCE.  Lisboa. Livraria A. M. Pereira. 1866. 235 – (4) pp. 17 cm x 10, 5 cm. E.
 
Primeira edição deste que foi o segundo romance de Manuel Pinheiro Chagas (1842 – 1895).
Pinheiro Chagas dedica esta obra ao seu amigo Júlio César Machado em que, com modéstia, classifica o livro como “uma Flor Secca e (…) sem perfume”.
 

 
Exemplar encadernado. Encadernação inteira em pele. Rasgão no pé das pp. 77/78 (sem afectar o texto). Interior em bom estado geral de conservação.
 


​

Preço: 24 euros.
 
Picture
4553 - Rezende, Marquês de – PINTURA DE UM OUTEIRO NOCTURNO E SARAO MUSICAL ÁS PORTAS DE LISBOA NO FIM DO SÉCULO PASSADO FEITA E LIDA NO PRIMEIRO SERÃO LITTERARIO DO GREMIO RECREATIVO PELO MARQUEZ DE RESENDE. Lisboa. Typographia da Academia Real das Sciencias. 1868. 22 cm x 15, 2 cm. B.
 
Descrição de um “outeiro noturno” que teve lugar em finais do século XVIII no Solar de Picoas, da família Freire de Andrade. De acordo com as informações do autor deste opúsculo, o Marquês de Rezende, este sarau, que tinha lugar uma vez por semana, contava com a presença de D. Leonor de Almeida (Alcipe), da “viva, chistosa e por vezes picante” D. Catarina de Sousa (depois Viscondessa de Balsemão), de João Xavier de Matos, Nicolau Tolentino de Almeida, Domingos Monteiro de Albuquerque e Amaral, António Ribeiro dos Santos, Francisco de Mello Franco, Curvo Semedo, Filinto Elísio, entre muitos outros.
 
 
Exemplar não encadernado. Com capas de brochura. Um pouco manchado e com defeitos e irregularidades resultantes da abertura e formato dos cadernos. Interior em bom estado geral de conservação.
 

Preço: 24 euros.
Picture
4654 - Ribeiro, Manuel – VIDA E MORTE DE MADRE MARIANA ALCOFORADO. Lisboa. Livraria Sá da Costa. 1940. XIV -  332 – (4) pp. 22, 2 cm x 14, 5 cm.
 
“Com uma tradução nova das Cartas Portuguesas”. Antes da publicação das “Cartas” propriamente ditas há um estudo sobre a vida de Sor Alcoforado, que o autor identifica e sobre quem partilha extensos dados biográficos.

 
Ilustrado.
 


Exemplar não encadernado. Primeira estampa solta. Manuseado.



 
Preço: 24 euros.
Picture
4555 - Rocha Martins – D. CARLOS HISTORIA DO SEU REINADO. Edição do Autor. 1930. (8) – 603 pp. 37, 7 cm x 27, 2 cm. B.

​
 
Obra da autoria de Rocha Martins (1879 – 1952) sobre o reinado de D. Carlos.



A obra é bastante apelativa graças as inúmeras ilustrações que apresenta ao longo do texto e extratexto.
Exemplar encadernado. Encadernação editorial em tela. Encadernação com sinais de desgaste (ver imagem). Primeiras 4 folhas soltas. Restante interior manuseado.
 




​VENDIDO. 
Picture
​4655 - Rodin, Auguste – LES CATHÉDRALES DE FRANCE. Paris. Librairie Armand Colin. 1921. 226 pp. 19, 8 cm x 14, 5 cm. B.
 
​
Trabalho do célebre escultor Auguste Rodin sobre as catedrais de França.

O livro abre com um retrato de Rodin.


Primeira edição.

 
Exemplar não encadernado. Lombada fragilizada (com perda de 2cm da parte inferior e com restauro na parte superior). Interior manuseado e com sublinhados a lápis.
 


​Preço: 20 euros. 
Picture
4556 - Rodrigues, J. M. Pereira (trad.); Portalupi, Napoleone – OS CONTEMPORÂNEOS CELEBRES DE HESPANHA E PORTUGAL. I JULIO CESAR MACHADO.  Lisboa. Typographia Progresso. 1873. 21 pp. 23, 7 cm x 18, 3 cm. B.


 
Primeiro número desta publicação em que é traçado o perfil de Júlio César Machado.
 


Exemplar não encadernado. Conserva as capas de brochura. Interior em bom estado de conservação.
 



​
Preço: 12 euros. 

Picture
4656 - Sá, João António de – ELOGIO FUNEBRE DO ILLMO E EXCMO SENHOR D. ANTONIO ROLLIM DE MOURA, CONDE D’AZAMBUJA (…) DEDICADO AO SEU IRMÃO JOSÉ FRANCISCO DE MENDOÇA…Lisboa. Na Offic. de Filippe da Silva e Azevedo. 1784. 62 pp.
SEGUNDA PARTE DO ELOGIO FUNEBRE DO SENHOR CONDE D’AZAMBUJA…30 pp. 18 cm x 11cm. B.


 
Elogio fúnebre de D. António Rolim de Moura, 1º Conde de Azambuja. O folheto é da autoria de José António de Sá, “Doutor em Leis pela Universidade de Coimbra, e Oppositor ás cadeiras da mesma Faculdade; entrando depois no serviço da magistratura, foi Juiz de fora da villa de Moncorvo, Desembargador da Relação do Porto, Conselheiro honorário da Fazenda por decreto de 3 de Dezembro de 1811; Sócio da Academia Real das Sciencias de Lisboa,etc, etc—M. a 10 de Fevereiro de 1819, e foi sepultado na ermida da sua quinta do Pinheiro, a Septe-Rios” Inocêncio, Diccionario Bibliographico Porgutuguez Tomo IV pp. 246).

​
 
Exemplar não encadernado. Por abrir. Com algumas manchas e acidez.
 
Raro.
 
Preço: 40 euros. RESERVADO. 
Picture
4657 – Sá, José António de – ORAÇÃO CONGRATULATORIA QUE, PELA FAUSTA OCCASIÃO DE SER ELEVADO Á ALTA DIGNIDADE DE PATRIARCA DE LISBOA O EXMO.  E REV. SENHOR JOSÉ FRANCISCO DE MENDOÇA, OFFERECE Á IGREJA E Á PÁTRIA O DOUTOR JOSÉ ANTONIO DE SÁ EM SIGNAL DE RECONHECIMENTO E GRATIDÃO. Lisboa. Na Offic. da Academia Real das Sciencias. 1787. 22 págs. 20,2.cm B.


 
“Oração congratulatória” publicada por ocasião da elevação de D. José Francisco de Mendoça (Vale de Reis) a Patriarca de Lisboa (foi o 5º Cardeal Patriarca de Lisboa).


 
Exemplar não encadernado. Em bom estado geral de conservação.



 
Preço: 25 euros. 

Picture
4658 - Sabugosa, Conde de – BOBOS NA CORTE. Lisboa. Portugália Editora. XIX – 174 pp – (2) pp. 24, 4 cm x 17, 5 cm. E.

 
2ª edição desta obra do 9º Conde de Sabugosa (António Vasco de Melo Silva César e Menezes), um dos “Vencidos da Vida”. Obra póstuma com prefácio de Ayres d’Ornellas.

 
A obra divide-se nos em duas partes (Bôbos na Corte e Bagos de História)  e nos seguintes capítulos:  - Bobos na Côrte - Jograis e Segreis nas Côrtes de D. Tareja e D. Mafalda; A Anã da Rainha D. Beatriz; D. Pedro I, o Histrião do seu Povo; Os Chocarreiros de El-Rei D. Manuel; Tempos de D. João III; Dom Francesilho, o bobo de Carlos V; D. Sebastião e os Bôbos; Annos de Suspensão. Bagos de História – Explicação previa – Um percursor do Masque de Fer; O Relogio de Marie Antoinette; o Rei dos Jalofos; Um Livro Notável.
 
Edição especial. 
 
Exemplar encadernado. Encadernação editorial. Com capa de brochura (sem contracapa). Interior em bom estado de conservação.
 
Preço: 30 euros

 

Picture
4659 - Sabugosa, Conde de - BOBOS NA CORTE. Lisboa. Portugália Editora. s.d. 194 – (4) pp. 19 cm x 13, 5 cm. B.


 
 
Segunda edição (em formato normal).
 
 


Exemplar não encadernado. Em bom estado geral de conservação.
 



Preço: 9 euros. 

Picture
​4660 - Santos, Luís Reis – OBRAS-PRIMAS DA PINTURA FLAMENGA DOS SÉCULOS XV E XVI EM PORTUGAL. Lisboa. Edição do Autor. 1953. 119 – LX pp. 38 cm x 28 cm. E.
 
 
Grande trabalho de Luís Reis Santos sobre a pintura flamenga em Portugal.
 
Com apresentação do Dr. Ricardo Espírito Santo Silva e prefácio do Dr. Max J. Fiedlander.
 
Ilustrado com LX  estampas extratexto.
 
Edição monumental. Tiragem de 500 exemplares. Exemplar nº 193.
 
 
Encadernação editorial com a lombada em pele e pasta em tela ricamente decorada (ver imagem). Interior em bom estado geral de conservação.
 
Preço: 150 euros. 
Picture
​4661 - Santos, Luís Reis – VASCO FERNANDES E OS PINTORES DE VISEU DO SÉCULO XVI. Lisboa. Edição do Autor. 1946. 84 – LXXVIII pp. 31, 5 cm x 24 cm B.
 
Estudo de Luís Reis Santos sobre Vasco Fernandes e a escola de Viseu (João Vicente, Luís Afonso, Mariana Esteves, entre outros).

 
Ilustrado com LXVIII pp. extratexto.



 
Exemplar encadernado. Encadernação editorial cartonada. Interior em bom estado geral de conservação.
 


​
VENDIDO.
Picture
4562 - Schaub-Koch, Émile – LA FLEUR VIVANTE DANS L’ART D’OCCIDENT ET L’OEVRE D’ANASTASIE JUNG. Lisboa. International Institute of Arts and Letters. 1958. 112 pp. 26 cm x 18 cm. B.
 
 

Trabalho sobre a pintura de Anastasie Jung (nome artístico da Princesa Anastásia de Anhalt).
 

Ilustrado.
 
 
​

Exemplar não encadernado. Interior em bom estado de conservação.
 
 


Preço: 18 euros. ​
Picture
4565 - Silva, Luiz Augusto Rebello da – LAGRIMAS E THESOUROS. Lisboa. Livraria Bertrand. 1887. VI – 315 pp. 18, 5 cm x 12 cm. B.

 
Segunda edição desta obra de Luiz Rebello da Silva (1822 – 1871) que o autor apresenta como “fragmento de uma história verídica”.


 
Luís Augusto Rebello da Silva, foi homem dotado e multifacetado que destacou na política e na literatura, sendo bastante considerado pelos seus pares num e noutro campo. Como escritor foi um dos mais prolíficos autores do seu tempo, tendo publicado diversos artigos, romances, e diversas obras académicas, das quais podemos destacar os seus relevantes trabalhos sobre a história da literatura portuguesa uma “História de Portugal”.
 
Exemplar encadernado. Encadernação com a lombada em pele. Conserva as capas de brochura, com defeitos (ver imagem). Interior com acidez ocasional mas em bom estado gera de conservação.
 

Preço: 18 euros.
Picture
4566 - Silva Pinto, António José da – NOVOS COMBATES E CRITICAS. 1875-1884. Porto. Typographia de Antonio Jose da Silva Teixeira. 1884. XV- 403 – (2) pp. 24 cm x 15, 8 cm. B.
 
 
 
Curiosa obra de Silva Pinto (1848-1911 ), escritor e crítico literário (conhecido por ter organizado o “Livro de Cesário Verde”), em que são abordados diversos assuntos. No plano da crítica literária é traçado o perfil de Ramalho Ortigão, Luciano Cordeiro, Latino Coelho, Pedro Ivo, Guiomar Torrezão, entre outros. Das experiências pessoais e visões sobre diversos assuntos que Silva Pinto explana neste livro merce destaque o capítulo “No Brazil – Notas de Viagem. 1879) em que o autor partilha as impressões de uma passagem pelo Brasil abordando assuntos que vão desde a emigração até à literatura, passando por vários aspectos da vida cultural e social. Num longo capítulo intitulado “Escaramuças”, Silva Pinto trata dos mais variados temas (que vão desde os seus considerandos sobre o funcionamento da alfândega do Porto até a uma comparação entre o Conselheiro Acácio e o 2º Visconde de Benalcanfor). É ainda de dar nota de um obituário inserido no final do volume relativo a Ventura Ruiz Aguilera, Ernesto Biester, Nogueira Lima, Guilherme d’Azevedo e Emília das Neves.
 
 
Exemplar não encadernado. Com capas de brochura. Um pouco manchado à cabeça. Restante interior em bom estado geral de conservação.
 
Preço: 15 euros. ​
Picture
4567 - Sousa Machado, António de – ÚLTIMAS GERAÇÕES DE ENTRE-DOURO E MINHO. Lisboa. J. A. Telles da Silva. 1989. 2 VOLUMES. 479 pp.; 591 pp. 24, 3 cm x 17 cm. B.


 
Reedição desta importante obra genealógica publicada originalmente em 1931, como “apostilhas às árvores de costados das Famílias Nobres” de José Cannaes de Figueiredo.

 
Com um prefácio de D. Maria Adelaide Pereira de Moraes, notável genealogista vimaranense.
 
Exemplar nº 182/500. Rubricado pelos editores.
 
Exemplares inseridos em caixa editorial cartonada. Caixa com pequenos defeitos. Exemplares em muito bom estado de conservação.
 


Preço: 90 euros.

Picture
Picture
4662 - Sue, Eugenio – O JUDEU ERRANTE. Porto. Na Typographia de Faria Guimarães. 1844 – 1845. 10 VOLUMES. VII - 227pp; 275 pp; 249 pp; 248 pp; 286 pp; 290 pp; 158 pp; 237 pp; 214 pp; 232 pp. 15 cm x 9, 5 cm. E.
 
 
Trata-se, possivelmente, da primeira edição completa em português desta popular obra de Eugéne Sue (1804 – 1857).



 
No final da obra, para além do reafirmar da posição anti-jesuítica presente no texto, há um resumo dos principais temas tratados onde vamos encontrar referências à “miséria das massas”, à “mesquinhez dos baixos salários das mulheres”, à dignidade do trabalho, às vantagens que os operários teriam em organizar uma “casa commum”, etc.



 
Exemplares encadernados. Dez tomos encadernados em cinco volumes. Assinatura de posse na folha de rosto. Encadernações antigas com a lombada e cantos em pele. Algumas páginas com acidez e outros pequenos defeitos. Interior dos volume sem bom estado geral de conservação.



​
​
 
VENDIDO. 
​
Picture
4664 - Velloso, J. M. Queiroz – UMA ALTA FIGURA FEMININA DE PORTUGAL E DE ESPANHA NOS SÉCULOS XVI E XVII D. FRANCISCA DE ARAGÃO. Barcelos. Portucalense Editora. 1931. 191 pp. 22, 3 cm x 14, 7 cm. B.


 
Biografia de D. Francisca de Aragão, Condessa de Mayalde e de Ficalho, “ alta figura da côrte portuguesa no século XVI, cantada apaixonadamente por todos os poetas do seu tempo, e que o Dr. Teófilo Braga, no seu livro Os Amores de Camões, publicado em 1917 (…) considera a grande Musa inspiradora dos Lusíadas (…).
 
Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.
 
 
VENDIDO. 
Picture
4663 - Viana, Mário Gonçalves – O AMOR NA LITERATURA PORTUGUESA. Domingos Barreira Editor. Porto. 232 pp. 19 cm x 12, 3 cm. B.


 
Curioso e interessante trabalho de Mário Gonçalves Viana onde a o amor na literatura é estudado nos diferentes períodos históricos e correntes literárias.
 


Com referências a Bernardim Ribeiro, Eça de Queirós, Luís de Camões, Garcia de Resende, Sá de Miranda, Bocage, Garrett, Soror Mariana Alcoforado, Soares de Passos, Simões Dias, António Feijó, Augusto Gil, Florbela Espanca, Guerra Juqueiro, Maria Amália Vaz de Carvalho, António Feijó, entre muitos outros.
 

 
Exemplar não encadernado. Volume solto da capa (a necessitar de colagem). Interior com vários cadernos ainda por abrir.
 
VENDIDO. 


Do boletim anterior ainda se encontram disponíveis as seguintes obras:
Picture

Picture
3374 - CAEREMONIALE EPISCOPORUM IUSSU CLEMENTIS VIII…Venetiis. Ex Typographia Nicolai Misserini. 1600- [4] – 131 fol. 22 cm x 16, 5 cm.
*4 A – Z //4 ; Aa-Kk//4
 
CAERIMONIALE EPISCOPORUM IVSSU CLEMENTIS VIII. PONT. MAX. NOVISSIME REFORMATUM”, é um trabalho de grande interesse não só por representar uma reforma do cerimonial litúrgico de acordo com as disposições do Concílio Tridentino.

​
A obra encontra-se dividida em duas partes: “Liber Primus. De Habitu et Aliis Agendis per Episcopos nuper electos” e “Liber Secundus de Vesperis Solemnibus Episcopo in Crastinum Celebraturo”
 
No final do “Liber Primus” e ao longo do “Liber Secundus (…)” encontram-se diversas partituras.
 

Obra impressa a duas cores.
 


Com uma gravura alusiva ao Concílio de Trento a separar o “Liber Primus” do Liber Secundus”
 


Exemplar encadernado. Encadernação antiga inteira de pele mosqueada. Assinatura de posse na folha de rosto. Perda de texto provocada por queimadura à cabeça dos fólios T an T2.  Com sublinhados. Com pico de traça que não afeta o texto da pp. 99 até ao final do volume.  Interior manuseado e com manchas ocasionais.

​
 
Preço: 250 euros. 
Picture
3700 - Conceição, Manoel da (Frei) - CEREMONIAL SERAFICO, E ROMANO PARA TODA A ORDEM FRANCISCANA E EM ESPECIAL DA PROVINICA DOS ALGARVES DIVIDIDO EM VINTE TRATADOS DE CORO, E ALTAR COM OUTROS MUITOS ACTOS SOLEMNES DA RELIGIÃO...PRIMEIRA E SEGUNDA PARTE POR FREI MANOEL DA CONCEIÇÃO, FILHO DA SANTA PROVÍNCIA DOS ALGARVES, E VIGARIO DO CORO JUBILADO NO CONVENTO DE S. FRANCISCO DE XABREGAS...Lisboa Occidental. Na Officina da Musica. 1730. [18] - 490 - 410 pp. 28 cm x 18, 2 cm E.
 

Obra da autoria de Frei Manuel da Conceição “natural de Lisboa, e filho de Gapar Dias e Maria Gonzalves. Profefou o severo instituto dos Frades Menores da Provincia dos Algarves em o Convento de S. Francisco de Évora a 17 de Março de 1703. Foy muitos annos Vigário do Coro do Convento de Enxobregas, e Guardião do mesmo Convento. Aplicou-se com particular desvelo ao estudo das Cerimonias Ecclesiasticas. Falleceo com evidentes sinaes de Predestinado a 14 de Março de 1745.” (Barbosa Machado, Bibliotheca Lusitana, Tomo III pp. 228).
 


Exemplar encadernado. Encadernação inteira de pele. Algumasmanchas não muito acentuadas no pé das páginas (acentuam-seapenas no final do volume sem por em causa a leitura da obra).

Raro.
 
Preço: 220 euros. 

​
Picture
4432 - Laguna, Juan (Fray) – CASOS RAROS DE VICIOS Y VERTUDES PARA ESCARAMENIENTO DE PECADORES Y EXEMPLO DE VIRTUOSOS. Madrid. Libreria de D. Pablo Calleja y Compañia Editores. 301 – (3) pp. 15, 2 cm x 10, 4 cm. E.
 
De acordo com o que se depreende da leitura de Palau, esta deverá ser a 4ª edição desta obra, publicada originalmente em 1745.

O livro mistura o que na época eram consideradas virtudes sociais (como “la obediencia que deben tener las mujeres casadas a sus maridos”), devoções cristãs (“Devocíon à Maria santissima y su dulcíssimo nombre” ou “Las mujeres son mas devotas y caritativas que los hombres”) e uma série de outros assuntos como bruxaria, desvantagens em contrair um segundo matrimónio, máximas comummente aceites (como “Ninguno está contento con su fortuna”) ou questionáveis se retiradas do contexto (como “Las mujeres y el vino hacen apostatar los hombres de Dios”, retirada do Ecclesiastes para uma contestação ao Protestantismo ).
 
Exemplar encadernado. Encadernação inteira de pele. Interior em bom estado geral de conservação.
 


Preço: 25 euros. 

Picture
​4438 - Silva, Luiz Moreira da Maia – ORAÇÃO GRATULATÓRIA NA ACCLAMAÇÃO DO SENHOR D. PEDRO V. Porto. Na Typographia de Sebastião José Pereira. 1855. 21, 5 cm x 13, 5 cm. B.
 
“Oração gratulatória na aclamação do Senhor D. Pedro V. Por ocasião do Te Deum mandado celebrar na Sé Cathedral do Porto pela Câmara Municipal da Mesma Cidade no dia 16 de Setembro de 1855 (…)!”.

A oração foi recitada por Luiz Moreira Maia da Silva “Presbytero secular, Vigário que foi na egreja de Sancta Eulalia de Macieira de Sarnes desde 1820 até 1856, e hoje Abbade da de Sancto Ildefonso, no Porto, e Examinador Synodal da mesma diocese. Foi Deputado ás Cortes constituintes em 1837, e á Câmara legislativa de 1851.—N. em Sancto André d'Emariz, comarca da Feira, no bispado do Porto.” (Diccionario Bibliographico Portuguez, Tomo V, pp. 210).
 
Exemplar não encadernado. Pico de traça (ver imagem) que atravessa todo o volume sem tocar o texto. Interior em bom estado geral de conservação.
 
Preço: 18 euros. 
Picture
​4233 - Valdez, Manuel do Canto e Castro Mascarenhas – DICCIONARIO ESPAÑOL-PORTUGUÉS. EL PRIMERO QUE SE HA PUBLICADO…Lisboa. En la Imprenta Nacional. 1864 – 1866. 3 Volumes. 959 pp; 1082 pp; 1068 pp. 23, 5 cm x 15 cm. E.
 
“Diccionario Español-Portugués, el primero que se ha publicado con las voces, frases, refranes y locuciones usadas en España y Americas Españolas, en el linguaje comum antíguo y moderno. Las ciencias y artes, de medicina, veterinaria, química, mineralogia, historia natural y botânica comercio y nautica (…)”.
Apresenta-se assim este que, de acordo com a informação presente no título, terá sido o primeiro dicionário do género, onde são notórias as preocupações de dar ao trabalho uma componente que não deixasse de fora a linguagem técnica nas mais diversas áreas.
 
Ver Palau vol. II pp. 42
 
Exemplares encadernados. Encadernações antigas, inteiras de pele. Com rótulos vermelhos onde se encontram inseridos os títulos e o nº do volume. Interior com alguma acidez mas em bom estado geral de conservação.

Raro.

Preço: 135 euros
 
Picture
​4441 -  [FÁBULAS. ENSINO] - Xavier, Francisco – RUDIMENTA LITERARIA, STUDIOSAE JUVENTUTI OPUS EXCULTUM: QUOD IN DUAS PARTES DIVISUM…Lisboa. Ex. Typographia Antonii Pedrozo Galram. 1722. (16) – 244 pp. 18, 5 cm x 13, 5 cm. B.
 
 
Obra da autoria do Padre Francisco Xavier natural de Lisboa (onde nasceu em 1685), egresso na Congregação do Oratório. Innocêncio, que não apreciava o estilo do Padre Francisco Xavier, deixa-nos uma nota biográfica algo lacónica no seu Diccionario Bibliographico Portuguez (Tomo III, pp. 83): Entrou na Congregação do Oratório da villa de Extremoz aos 15 anos de edade; porém largando a roupeta, passou ao estado de Presbytero secular, e foi por muitos annos confessor das religiosas do convento de Marvilla.—N. em Lisboa, a 2 de Dezembro de 1685, e ignora-se a data do seu óbito. Parece que ainda vivia em 1759”
 
Das Licenças do Santo Officio retiramos o seguinte excerto: “Neste livro se achão muitas liçõens, regras, e doutrinas elegantemente curiosas, para os que empreenderem, e aprendererem a ser consumados na língua Latina; e na Segunda Parte se achão indagadas das as origens das fabulosas antiguidades para instrucção dos Humanistas; que suposto sejam Gentilicas, também das cousas profanas se tiram argumentos para seguir e abraçar as Divinas”.
​
A “Pars Secunda - Relaçam compendiada das principaes fabulas poéticas sobre os fingidos deozes, e ídolos da Gentilidade” é, sem dúvida, bastante interessante uma vez que é um pequeno dicionário de mitologia clássica (grega e latina) com curiosas descrições dos deuses e ídolos da antiguidade.
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga inteira de pele mosqueada. Marca antiga de posse na folha de rosto. Interior em bom estado geral de conservação ainda que apresente uma mancha que atravessa todo o volume (ver imagem).
 
Preço: 60 euros. 
Picture
Todos os pedidos podem ser feitos para colofon@colofon.pt ou para colofon.pt@gmail.com.  
A reserva dos livros é efectuada pela ordem de chegada dos pedidos. Os livros podem ser consultados e levantados na loja, enviados à cobrança ou mediante pagamento para NIB a indicar no acto de encomenda. 
 A todas as encomendas acrescem os portes de envio salvo indicação em contrário.

Worldwide shipping. Paypal accepted.

*Para este catálogo não são considerados os protocolos em vigor. 
Proudly powered by Weebly