JUDAICA
12.05.2025
12.05.2025
Imagem retirada do nº 10411.
9108 - BIBLIA BREVES IN EADEM. ANNOTATIONES, EX DOCTIS. INTERPRETATIONIBUS, & HEBRAEORUM COMMENTARIIS. Vaeneunt Lugduni, in aedibus Vicentii de Portonariis. 1536. [8] - 320 – 78 fl. 33, 3 cm x 23, 5 cm. E.
*ii//8; a-z//8; A-R//8; AA-II//8; KK//6 No final da “Biblia” aparece LVGDUNI. Excudebat Iohannes Crespin, Anno à CHRISTO nato Trigesimosexto supra sesquimillesimum. junto com INDEX RERUM ET SENTENTIRAUM QUAE IN VETERIS ET NOVI TESTAMIT LIBRIS CONTINENTUR. [LYON]. Vicentius de Portonariis. 1536. 81 fl. 33, 3 cm x 23, 5 cm. E. aa-ii//8; kk//9 junto com HEBRAICA, CHALDAEA, GRAECAQVE, ET LATINA, NOMINAVIRORUM, MVLIERVUM, POPVLORVM, IDOLORVM, URBIVM, FLVVIORVM, MONTIVM, CAETERORVMQVE LOCORVM QVAE IN BIBLIIS VTRIVSQVE TESTAMENTI SPARSASVUNT, RESTITVTA, CVMINERPRETATIONE LATINA. Vicentius de Portonariis. 1536. 41 pp. 33, 3 cm x 23, 5 cm. E. aa-dd//8; ee//9 Raríssima “Bíblia” proibida em Espanha pela “Censura General de Biblias” (1559). Em França, onde esta obra foi impressa (Lyon, 1536), parecem ter sobrevivido poucos exemplares. Na Biblioteca Nacional de França apenas se encontram as edições com o mesmo título de 1532, 1534, 1537 e 1540 que apresentam inúmeras diferenças. Em Lyon terá sido impressa uma variante em 1536 e a edição de 1537. Na Bayerische Staatsbibliothek há um exemplar com uma colacção idêntica, mas com notórias diferenças na folha de rosto. Supomos que esta “Biblia” será uma versão baseada no texto e nas soluções gráficas usadas por Robert Estienne (1503 – 1559) na mesma época. As modificações introduzidas no texto saído dos prelos de Estienne não foram aceites pela Igreja Católica, o que pode explicar o facto desta Bíblia de 1536 estar proibida pela “Censura Geral”, como aliás parece ter acontecido com vários exemplares com o mesmo conteúdo ou com conteúdos semelhantes. Obra de generosas dimensões e de elevado apuro gráfico, esta Bíblia editada através de uma reunião de esforços de três grandes livreiros e impressores estabelecidos em Lyon no século XVI: Jacques Giunta, Vincent de Portonariis e Scipion de Gabiano. O livro apresenta belíssimas capitulares e esquemas explicativos, notas e marginália sendo por isso uma verdadeira jóia da tipografia francesa do século XVI. Nota manuscrita antiga em português à cabeça do pp. I da primeira parte em que é feita referência a algumas “mãos” pintadas nas margens do livro (que de facto aparecem nas páginas finais do volume). Marginália antiga manuscrita em português na pp 66v da “Biblia”. Texto de difícil leitura, parece referir-se a possíveis problemas “contra a fee” desta edição. Com duas assinaturas de posse legíveis de Frei José de Mendoça e do Dor. Frei Domingos da Silva e com uma outra apagada na margem. Exemplar encadernado. Encadernação inteira de pele. Encadernação de difícil datação pois parece reaproveitar elementos da encadernação original. Contudo deve tratar-se de uma encadernação de finais do século XIX. Obra completa. Com três folhas de rosto autónomas (que designaremos por “parte” para facilitar a descrição). Folha de rosto da primeira parte com manchas e com assinaturas de posse antigas. Restauro antigo nas margens da folha de rosto e dos fólios *ii (afectanto marginália impressa), *iii e *iiii. Pico de traça na margem do fólio a// a g// (que se vai adensando). Folha manuscrita inserida no fólio e//2. Corte à cabeça do fólio K//vi. Aparece pico de traça no canto inferior do fólio K2 a O sem tocar o texto. Pico de traça na margem inferior do fólio AA// a EE// sem tocar o texto. Manchas ocasionais ao longo do volume. Notas e sublinhados manuscritos antigos. Segunda parte com mancha que se acentua no fólio hhh e que continua para o terceiro volume. Terceira e última parte volume com folha de rosto manchada. Com furo e perda de texto na última página (fólio ee//9) do último parte. Apesar dos defeitos mencionados pode considerar-se um exemplar em bom estado de conservação. “Worldcat” localiza apenas dois exemplares iguais ao que aqui apresentamos (completos): um na Bibliothèque Municipale de Lyon e outro na Biblioteca Nazionale Centrale di Roma. Extremamente raro. Preço: 4000 euros. |
10409 - Henriquez Gomez, Antonio – LA CULPA DEL PRIMERO PEREGRINO. En Roan. En la Emprenta de Laurens Maurry. Anõ de 1644. (1) - (6) 144pp. 21, 2 cm x 15, 1 cm. E.
Primeira edição desta versão dramatizada espanhola da Queda. Antonio Enríquez Gómez (1600? - 1663), comerciante, dramaturgo, poeta e nasceu em Cuenca (Espanha). Durante muitos anos foi-lhe atribuída uma ascendência ou naturalidade portuguesa (que hoje parece estar descartada). Contudo manteve relações próximas com Portugal (dedica um livro à Restauração de 1640 e a D. João IV) e com portugueses como Manuel Fernandes de Villa Real ou Augustine Coronel-Chacon (que dedica um poema a Henriquez Gomez a abrir esta obra). Inocêncio Francisco da Silva, no seu “Diccionario Bibliographico Portuguez” dá-o como natural de Portugal. Cristão-Novo (ou marrano), a sua condição forçou-o a viajar (e a exilar-se) em França onde se dedicou ao comércio. A “Biblioteca Espanhola-Portugueza-Judaica” (1891) de Meyer Kayserling descreve assim a sua passagem por França: “(…)A l'âge de vingt ans il embraça la carrière militaire et fut bientôt promu au grade de capitaine ; néanmoins il fut persécuté par l'inquisition, qui l'accusa de judaïsme et le brûla en effigie à Séville en 1660. Il gagna à temps la France , séjourna quelques années à Bordeaux et à Rouen, où il publia plusieurs de sesouvrages (…)”. Poderá ter tido algumas relações e reconhecimento no meio literário uma vez que um dos seus sonetos se encontra inserido numa obra de Juan Pérez de Montalbán. Tendo regressado a Espanha viveu usando um nome falso mas acabaria preso pelo pelo Santo Ofício, tendo morrido encarcerado em Sevilha em 1663. Encadernação antiga, inteira de pele. Exemplar em bom estado geral de conservação. Extremamente raro. Worldcat localiza apenas 7 cópias. Preço: 2800 euros. |
10411 - Henriquez Gomez, Antonio – SANSON NAZARENO. POEMA HEROICO. En Ruan. En La Imprenta de Laurenço Maurry. 1656. (9) – 338 – (14) pp. 21, 5 cm x 15, 5 cm. E.
Primeira edição deste poema heroico em que Henrique Gomez procura contar a história de Sansão e, ao mesmo tempo, aparenta traçar paralelismos com a vida dos cristãos-novos e das perseguições que sofriam. No prólogo podemos encontrar referências a diversos escritores que Henriquez Gomez terá lido e/ou com quem possivelmente conviveu (Faria e Sousa, D. Antonio de Mendoza, Frey Luis de Léon, Lope de Veja, D. Antonio de Solis, D. Pedro Calderon [de la Barca], Luis Velez, entre outros). Ilustrado com 14 gravuras a cobre da autoria de Dacquet Encadernação antiga inteira de pele. Folha de rosto com assinatura de posse rasurada. Um pouco manuseado e manchado mas em bom estado geral de conservação. VENDIDO. |
10408 - Henriquez Gomez, Antonio – EL SIGLO PITAGORICO, Y VIDA DE D. GREGORIO GUADAÑA…En Roan. En la emprenta de Laurens Maurry. 1644. (1) – (12) – 266 pp. 21 cm x 14 cm. E.
Primeira edição desta obra que, pela conjugação do pícaro e do fantástico é, muito provavelmente, um dos mais originais trabalhos de Antonio Henriquez Gomez. Neste livro, escrito entre a prosa e o verso, Henriquez Gomez “transmigra” a alma do narrador em corpos diferentes de figuras com diversas formas e personalidades. Assim, vamos encontra-lo reencarnado numa dama, num ambicioso, num hipócrita, num fidalgo, num ladrão, num doutor, num miserável, etc. Encadernação antiga interira de pergaminho. Interior em muito bom estado de conservação. Muito raro. VENDIDO. |
7679 - Reland, Adriaan – ANALECTA RABBINICA COMPREHENDENTIA LIBELLOS QUOSDAM SINGULARES & ALIA QUAE AD LECTIONEM & INTERPRETATIONEM COMMENTARIORUM RABBINICORUM FACIUNT. IN USUM COLLEGII RABBINICI…EDITIO SECUNDA. Utrecht. Jacobi à Poolsum et Jacobi Boredelet. 1723. (1) – (44) - 194 pp.; 96pp; 144pp; 185pp. 16, 5 cm x 10 cm. E.
Segunda edição desta obra do historiador, filólogo e orientalista dos Países Baixos Adriaan Reland (1676 – 1718). O primeiro livro apresenta uma folha preliminar onde são elencados os seguintes capítulos: G. Genebrardi Isagoge Rabbinica, E Jusdem Meditationes et Tabuale Rabinicae, G. Cellarii Institutio Rabinica, J. Drusos de Particularis Rabbinicis e Index Commetariorum Rabbinicorum. Com folha de rosto e numeração autónoma aparece de seguida: “Clarissimi Viri Christophori Cellarii Rabbinismus Sive Institutio Grammatica, Rabbinorum Scriptis (…)”. De seguida, também com folha de rosto e numeração autora vamos encontrar: “Commentarius Rabbi Davidis Kimchi in Aliquot Psalmos Davidicos, e Primis in sermnem Latinum Versus ab Ambrosio Janvier”. O livro abre com um retrato de Reland da autoria de B. Bernaerts. Encadernação antiga, inteira de pele. Pequeno corte na margem do retrato sem o afectar (ver imagem). Interior em bom estado geral de conservação. Preço: 400 euros. |
6150 - Reland, Adriaan - ANTIQUITATES SACRAE VETERUM HEBRAEORUM. Herbonae. Excvdit B. Joh. Nicolai Andreae. Acad. Typograph Vidva. 1743. (1) – (23) – 1005 pp. 17 cm x 9, 7 cm. E.
Obra em que Reland trata os rituais sagrados hebraicos, nomeadamente aquele que prevaleceu com a autoridade dos fariseus após a construção do segundo templo. A obra é complementada com notas e observações do teólogo Johann Eberhard Rau (1695 – 1770), especialista em hebraico. Com uma gravura alegórica a abrir o volume. Encadernação antiga inteira de pele. Interior em bom estado geral de conservação. Preço: 325 euros. |
9699 - Silva, António José da [“O Judeu”] – THEATRO COMICO PORTUGUEZ, OU COLLECÇÃO DAS OPERAS PORTUGUEZAS, QUE SE REPRESENTARAÕ NA CASA DO THEATRO PUBLICO DO BAIRRO LATO DE LISBOA OFFERCIDAS Á MUITO NOBRE SENHORA PECUNIA ARGENTINA POR *** TOMO PRIMEIRO…Lisboa. Na Régia Officina Sylvia Na [Sylviana] e da Academia Real. 1744. (1) – (22) – (2) – 532 – (1) pp. 14, 5 cm x 10 cm. E.
Rara edição que supomos ter sido impressa por ordem da Academia pela Officina Sylviana destas obras de António José da Silva (1705 – 1739). O autor, que pela sua origem cristã-nova viria a ser conhecido por “O Judeu”, não aparece referido no livro sendo, contudo, encriptado (ainda que de forma percetível) nas letras que iniciam os versos das duas décimas que abrem a obra (como se pode ver na imagem). Nascido no Rio de Janeiro, passou a Lisboa por ocasião da perseguição e julgamento dos seus pela Inquisição. Preso em 1726 e 1737 pela Inquisição, António José da Silva acabaria por morrer queimado em 1739. Tanto quanto sabemos a Academia viria a reimprimir este volume em 1747 dando depois continuidade à edição em mais três volumes impressos entre 1747 e 1761. Neste livro encontram-se reunidas as seguintes obras: Vida de D. Quixote de la Mancha, Esopaida, ou Vida de Esopo, Os Encatos de Medéa e Amphitryão, ou Jupiter e Alcmena. No final do livro aparece uma “Protestação do Collector” onde se refere que algumas palavras se devem entender “no sentido Poético e não de nenhuma outra maneira” pois não havia intenção de ofender os “dogmas da Santa Madre Igreja (…)”. Encadernação antiga inteira de pele. Com possível perda de uma folha que se segue à “Protestação do Collector”. Manuseado. Preço: 90 euros. |
10424 - Vega, Joseph Penso de La - RUMBOS PELIGROSOS, POR DONDE NAVEGA COM TITULO DE NOVELAS LA ÇOSOBRANTE NAVE DE LA TEMERIDAD TEMIENDO LOS PELIGOROSOS ESCOLLOS DE LA CENSURA…En Amberes. 1683. (30) - [8] - 295 (3) pp. 18, 6 cm x 15 cm. E.
Assin. [5]; ***//4; ***//2; ***//4; ***//;***//2//***//2; A-H//4; *I*//4; I-X//4; *X*//1; ***//4; Z//4; Aa-Pp//4; Qq//1 A obra aqui apresentada, Rumbos Peligorosos, é uma das mais notáveis do Joseph de La Vega (c. 1650 – 1692). O livro é constituído por três novelas autónomas: Fineza de la Amistad y Triumpho de La Innocencia, Retratos de la Confusíon y Confusíon de los Retratos e Luchas de Ingenio y Desafios de Amor. Em todas podemos encontrar uma certa originalidade e graça, saídas da pena deste autor que não foi alheio aos grandes mestres do seu tempo, tendo por referências Miguel de Cervantes, Lope de Vega ou Alonso de Castillo Solórzano embora nunca os conseguisse alcançar do ponto de vista literário (ver a este respeito o seguinte trabalho: Pancorbo, Fernando Jose Joseph Penso de La Vega. La creacíon de un perfil cultural y literário entre Amsterdan y Livorno. Firenze. Leo S. Olschki Editore. 2019 pp. 129 e pp. 167/168). São ainda de destacar os jogos de palavras e anagramas recorrentes ao longo do livro ou as analogias e ligações rebuscadas que estabelece a partir de certas palavras (é o que acontece sobre a cor verde em Luchas de Ingenio y Desafios de Amor). A obra termina com um “Prologo en el fin del libro” em que De La Vega faz referência à morte do seu pai, terminando com as seguintes palavras: “Aun el desahoho desta disculpa, tine por arrojo la tristeza; mira como buscara tiempo para escrivir, quien entiende que aun le falta tiempo para llorar.” Com uma vida atribulada, passada entre Amesterdão, Livorno e outras localidades a que os seus negócios o levaram, as obras de Jose Penso de La Vega terão sido divulgadas não só na comunidade judaica, mas também nos países onde tinha raízes. Daí que os seus livros, hoje bastante raros, apesar de terem sido impressos fora da Península Ibérica, se encontrem em bibliotecas espanholas e portuguesas, não sendo de estranhar a sua presença, ainda que ocasional, em alguns catálogos de livros raros portugueses (como o Catálogo de Alguns Livros Raros e Curiosos entre os quaes uma preciosa collecção de Obras Judaicas lançado pela Livraria Coelho em 1908, o Catálogo da Rica e Preciosa Livraria (…) da falecida Condessa de Azambuja de 1909, entre outros). Exemplar encadernado. Encadernação antiga em pergaminho. Pequena perda à cabeça. Encadernação com decoração dourado no interior da pastas. Superlibros dourado com motivos vegetalistas nas pastas e na lombada. Está em falta a gravura do Duque de Bejar e 4 páginas (duas folhas) da “Dedicatória” do início do volume. Restante interior em bom estado geral de conservação. VENDIDO. |
Alguma bibliografia consultada:
- Catálogo de Alguns Livros Raros e Curiosos entre os quaes uma preciosa collecção de Obras Judaicas. Livraria Coelho. 1908.
- Catálogo da Rica e Preciosa Livraria (…) da falecida Condessa de Azambuja de 1909.
- Meyer Kayserling – Bilioteca Española-Portugueza-Judaica. Strasbourg. 1890.
- Machado, Diogo Barbosa – Bibliotheca Lusitana. Lisboa. Na Officina de Ignacio Rodrigues. 1741.
- Menendez-Pelayo – Historia de los Heterodoxos Españoles. Vol. IV. Madrid. Consejo Superior de Investigaciones Cientificas. 1947.
- Palau, Antonio - Manual del Librero Hispano-Americano. Madrid. Julio Otero Editor. 1990.
- Pancorbo, Fernando Jose Joseph Penso de La Vega. La creacíon de un perfil cultural y literário entre Amsterdan y Livorno. Firenze. Leo S. Olschki Editore. 2019.
- Silva, Innocencio Francisco da; Aranha, Pedro Wenceslau de Brito - Diccionario Bibliographico Portuguez. Lisboa. Imprensa Nacional. 1858.
- Catálogo de Alguns Livros Raros e Curiosos entre os quaes uma preciosa collecção de Obras Judaicas. Livraria Coelho. 1908.
- Catálogo da Rica e Preciosa Livraria (…) da falecida Condessa de Azambuja de 1909.
- Meyer Kayserling – Bilioteca Española-Portugueza-Judaica. Strasbourg. 1890.
- Machado, Diogo Barbosa – Bibliotheca Lusitana. Lisboa. Na Officina de Ignacio Rodrigues. 1741.
- Menendez-Pelayo – Historia de los Heterodoxos Españoles. Vol. IV. Madrid. Consejo Superior de Investigaciones Cientificas. 1947.
- Palau, Antonio - Manual del Librero Hispano-Americano. Madrid. Julio Otero Editor. 1990.
- Pancorbo, Fernando Jose Joseph Penso de La Vega. La creacíon de un perfil cultural y literário entre Amsterdan y Livorno. Firenze. Leo S. Olschki Editore. 2019.
- Silva, Innocencio Francisco da; Aranha, Pedro Wenceslau de Brito - Diccionario Bibliographico Portuguez. Lisboa. Imprensa Nacional. 1858.
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