Cólofon
  • Início
  • Boletim Bibliográfico
  • Escolhas da Semana
  • 30 livros antigos, raros e curiosos
  • Livros raros, curiosos e primeiras edições
    • Livros do século XVI.
    • Livros do século XVII e XVIII
    • Livros do século XIX e XX
    • Brasil Brasiliana
    • Manuscritos.
    • Espécies menores, ex-libris, desenhos, curiosidades
  • Edições
  • Serviços
    • Avaliações
    • Outros serviços
  • Contactos e horário
  • O que escrevem sobre a Cólofon
  • Curiosidade - Livros: uma tradição familiar com dois séculos
  • Como comprar
  • Newsletter
  • Livro de Reclamações
  • Termos e condições/Política de privacidade
    • Condições Gerais de Venda
    • Politica de Privacidade
    • Política de Tratamento de Dados Pessoais
Livraria Cólofon
Catálogo do 6º aniversário


Picture
Picture
2621 - Andrade, Eugénio de – LIMIAR DOS PÁSSAROS. [PORTO] 13-5 A 12-6-73. (8) págs. 23, 5 cm x 18,3cm. B.
 
Edição privada (sem data nem local de impressão) desta poesia de Eugénio de Andrade.
De  acordo com a informação colhida no catálogo da “Biblioteca do Dr. Laureano de Barros” organizado para leilão pela livraria Manuela Ferreira trata-se de uma “raríssima edição não comercial” (“Biblioteca do Dr. Laureano de Barros. I Parte. Vol. I” pág. 56).


O exemplar aqui apresentado contém uma dedicatória onde pode lêr-se o seguinte: “Ao Jorge pedindo-lhe notícias e o maior abraço, Eugénio”. Atendendo à proveniência deste exemplar (a mesma da obra descrita no número 2628) podemos afirmar com elevado grau de segurança que se trata de uma dedicatória de Eugénio de Andrade para Jorge de Sena.
Tem ainda algumas emendas aparentemente feitas pela mesma caneta.

 
Exemplar não encadernado. Margem exterior da capa um pouco manchada (ver imagem). Interior em bom estado geral de conservação.

Muito raro.

VENDIDO.
Picture

Picture
2622 - Annunciaçam, D. António da – NOVENA DE S. JOSEPH PAY DE CRISTO E ESPOSO DA SEMPRE VIRGEM MARIA MÃY DE DEOS, PROTECTOR DA CONGREGAÇÃO REFORMADA DOS CONEGOS REGULARES DO GRANDE PADRE S. AGOSTINHO DE SANTA CRUZ DE COIMBRA; COMPOSTA CONFORME OS RITOS DA MESMA CONGREGAÇÃO PELO PADRE MESTRE D. ANTONIO DA ANNUNCIAÇAM…Coimbra. Na Officina de Antonio Simoens Ferreira. Impressor da Universiade. Anno de 1755. 38 págs. 14, 5 cm. B.

 
Novena publicada por D. Antonio da Annunciação do qual nos dá a seguinte notícia o Dicionário Bibliográfico Português (vol. 8 página 79): Eremita Augustiniano descalço. Foi Vigário geral na sua congregação, Doutor em Theologia, fundador de vários collegios, e confessor da rainha D. Marianna Victoria, etc — [Nasceu]. em Lamego a 15de Outubro de 1691. Ignoro a data do seu óbito”. 

 
O autor ficaria conhecido pela sua obra “Collegio Abreviado de Ordinandos” publicada com o pseudónimo de Padre António de Oliveira Campos por Miguel Manescal da Costa em 1748.
 
Para além do “Collegio Abreviado” a  “Porbase” indica mais cinco obras publicadas por Fr. António da Annunciaçam, não dando notícia do exemplar que aqui apresentamos.
​
 
Exemplar desencadernado. Interior em bom estado geral de conservação.
 
Raro.
 
VENDIDO.
Picture
2623 - Bernardes, Manoel (Padre) – LUZ E CALOR, OBRA ESPIRITUAL PARA OS QUE TRATAM DO EXERCICIO DE VIRTUDES, E CAMINHO DE PERFEIÇÃO, DIVIDIDA EM DUAS PARTES…Lisboa. Na Officina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno. 1758. (14) – 660 págs. 20 cm. E.
 
Quarta edição desta obra do célebre Padre Manuel Bernardes, reputado autor de obras como “Nova Floresta” e “Os Últimos Fins do Homem”.
​
Nesta sua “Luz e Calor” Bernardes procura  na primeira parte “comunicar ao entendimento da Luz de muitas verdades importantes, por meio de Doutrinas, Sentenças, Industrias, e Dictames espirituais” e na segunda “comunicar à vontade do Calor do Amor de Deus, por meio de Exortações, Exemplos, Meditações, Colóquios e Jaculatórias”.
 

Exemplar encadernado. Sólida encadernação antiga inteira de pele mosqueada. Margens carminadas. Interior em bom estado geral de conservação ainda que apresente com uma mancha à cabeça (ver imagem da folha de rosto) que se faz sentir ao longo de todo o volume, variando de intensidade.

Preço: 70 euros. 
Picture
2624 - Brisson, Pierre Raymond de – HISTÓRIA DO NAUFRAGIO, E CATIVEIRO DE MR. DE BRISSON, OFFICIAL DA ADMINISTRAÇÃO DAS COLÓNIAS FRANCESAS; COM A DESCRIPÇÃO DOS DESERTOS D’AFRICA DESDE O SENEGAL ATÉ MARROCOS: ESCRITA, E PUBLICADA POR ELE MESMO; E AGORA TRADUZIDA PARA PORTUGUÊS. SEGUNDA EDIÇÃO. Lisboa. Na Impressão Silviana. 1833. 265 – III págs. 13, 7 cm. E.
 
Segunda edição portuguesa deste interessante relato do naufrágio de Mr. De Brisson a bordo do navio “Santa Catharina” em 1785 que então se dirigia para a “Ilha de São Luiz no Senegal”. Ao longo do relato Brisson vai contando as peripécias e tormentas por que passou desde que entrou no barco até ao naufrágio propriamente dito e ao que depois se seguiu…

​
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga inteira de pele. Folha de rosto solta mas completa e de fácil restauro e fixação ao volume (ver imagem). Interior com algumas manchas de humidade nos cantos mas em bom estado geral de conservação.
 
Preço: 80 euros. 
Picture
2625 – CADERNOS DA MONTANHA. POESIA 1. [Montijo]. 1965. 47 págs. 23, 2 cm. B.


 
Número único destes “Cadernos da Montanha” em que são reunidos poemas de Araújo Moreira, Ernesto Pinto, Josué da Silva, Marques Portela e Martinho Marques.
 


​
Exemplar não encadernado. Interior em bom estado greal de conservação.
 




​
VENDIDO.
Picture

Picture
2124 - [GALIZA. PORTO. POESIA] Casas, Alvaro de  Las– SULCO E VENTO. Porto. Edições Alpha. 1936.  123 – (4) págs. 18, 2 cm. B.

 
Segunda edição do primeiro livro de poemas do dramaturgo, romancista e investigador Alvaro de Las Casas (n. Orense 1901, m. Barcelona 1950). Na altura da publicação desta obra Las Casas encontrava-se no Porto devido à Guerra Civil que havia estalado em Espanha.


Las Casas notabilizou-se fundamentalmente nas letras como dramaturgo mas o seu percurso de vida está intimamente ligado à história no nacionalismo galego e à fundação da Vanguarda Nacionalista Galega.


​A obra é dedicada a Mendes Correa e abre com um desenho de José Luis.




Exemplar não encadernado. Capas de brochura sujas. Contracapa com uma marca de sujidade inespecífica acentuada na margem exterior e no pé. Interior em bom estado geral de conservação, ainda que com alguma acidez nas primeiras e últimas páginas. Grande parte dos cadernos está por abrir.




Raro.





VENDIDO.
Picture

Picture
2626 - Castilho, António Feliciano de – O OUTONO. COLLECÇÃO DE POESIAS DE ANTONIO FELICIANO DE CASTILHO. Lisboa. Imprensa Nacional. 1863. XXV – 274 págs. 21, 2 cm. x 13,8cm. E.


 
Primeira edição desta colectânea de poesias de António Feliciano de Castilho (n. 1800- m. 1875), considerado um dos expoentes máximos do romantismo em Portugal e um notável intelectual, tendo contribuido para o panorama literário e pedagógico português com uma obra que em muito transcendeu o que se podia esperar de alguém que aos seis anos de idade cegou quase por completo, tendo ditado toda a sua obra literária e aprendido línguas, direito (área em que se licenciou) e adquirido vasta cultura literária apenas através da leitura de livros, textos, etc que outros lhe faziam.


Apesar de ter sido praticamente crucificado na questão “Bom-Senso e Bom-Gosto” (que ele próprio terá iniciado) foi defendido por Camilo Castelo Branco, mais tarde por Thomaz Ribeiro (ver nº 2637 ), entre outros.



O exemplar aqui apresentado tem a particularidade de conter uma dedicatória assinada por António Feliciano de Castilho. O texto da dedicatória terá sido ditado por Castilho ao seu “amigo e confrade de lettras José Carlos Rodrigues Sette” e depois assinado pelo punho de Castilho (ver imagem).



 

Exemplar encadernado. Encadernação com a lombada em pele com nervuras e decoração a dourado. Sem capas de brochura. Interior em muito bom estado de conservação.






VENDIDO. 

Picture
2627 - Castro, Eugénio de – A CAIXINHA DAS CEM CONCHAS. Coimbra Lvmen. Empresa Internacional Editora. 1923. 36 – (2) págs. 17, 2 cm. B.
 
Primeira edição desta apreciada poesia de Eugénio de Castro (n. 1869 m. 1944) que a dedica ao pintor António Carneiro.
 
Este exemplar apresenta o ex-libris heráldico do conhecido investigador e genealogista Dr. Eugénio Andrea da Cunha Freitas

 
Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.

​
 
Preço: 18 euros 
Picture
2628 - Cautela, Afonso - LÍRICAS MAIORES & MENORES. ZERO-DOIS. CADERNOS DE CONVÍVIO, CRÍTICA E CONTROVÉRSIA. Nº 2.Ferreira do Alentejo. 1958. 15 PÁGS. 25,5 CM. B.


Do primeiro artigo/manifesto desta revista de “Crítica e Controvérsia” retiramos o seguinte excerto:
“Aqui estamos: Geração perdida; geração adolescente; geração da gaveta – todos estes nomes nos servem. Somos poucos e, além de poucos, pelos cinco cantos da terra repartidos. A nossa gente espera: a vida que desconheceu; a reconstrucção dos esfacelamentos; a esperança que prometeram reconstruir; a alma que há de surgir numa manhã de nevoeiro. Uma agulha que doida na Noite busca o Norte. (…). Esperamos tudo. Nada veio. O nosso testamento aí fica. Talvez para que o corroa a traça das gerações. Não nos hão de acusar, porém, de que nos furtámos a colaborar. Relamamos também um pequeno tribunal que nos julgue”.

As páginas 6, 7 8 e parte da página 9 são ocupadas com texto curioso sobre a poesia de Rilke , seguida de uma crítica aos “rilkeanos místicos atravessados de poetas, que olham com uma velada e hipócrita complacência os estarolas extrovertidos que escrevem coisas desteas e não respeitam a sua cogitação tripudiando o seu precioso silêncio que todavia interrompem para falar (…)”


Exemplar valorizado por uma dedicatória do editor, o poeta e jornalista Afonso Cautela, para Jorge de Sena.

Exemplar em bom estado geral de conservação.

Pouco frequente.

VENDIDO. 
Picture
1427 - Charron, Pierre Le - DE LA SAGESSSE. LIVRES TROIS... A BOVRDEAVS. PAR SIMON MILLANGES IMPRIMEUR ORDINAIRE DU ROY. 1601. [10 ff.] - 768 pp. (al.772pp) - [4 ff].   16cm X 10, 3 cm. E.

Sign: ã//8 ; e//3; A-Z//8; Aa-Zz//8; Aaa-Bbb//8; Ccc//4


Primeira edição desta obra que raras vezes aparece no mercado.
 
Sobre a importância do livro e sobre a vida do seu autor transcrevemos parte do que foi publicado na antologia “The Memory Arts in Renaissance England” (Cambridge University Press; 2016) e que pode ser consultado carregando na seguinte ligação:


 "About the author (...)

​

Pierre Charron (1541–1603) was a French Roman Catholic theologian, moral philosopher and preacher. After undertaking legal training at Bourges, Charron commenced his studies in theology. He was a preacher and adviser to Margaret of France, Queen of France and Navarre. His two major works are Les Trois Vérités (1594) and De la sagesse (1601).  (...)
​

About the text
​

Charron was deeply influenced by the philosophy of his friend Michel De Montaigne. Montaigne's scepticism, though not as extreme as academic or Pyrrhonian variants, urges the exercise of doubt in evaluating propositions in order to obtain wisdom. In De la sagesse, Charron outlines a moral theory indebted to such neo-scepticism, but his style, unlike Montaigne's, eschews personal anecdotes, seeking rather to describe the universal condition of pursuing knowledge. The contemporary intellectual movement of neo-stoicism (for example, in the works of Justus Lipsius and Guillaume Du Vair) also influenced Charron's practical philosophy. He discusses the weakness of man's mental capabilities to distinguish truth from falsehood, although it is not man's fault for not knowing something; he is, however, at fault if he assumes he does know. Charron's general thesis is that the individual should not be swayed by either popular beliefs (often erroneous) or their own passions. Thus scepticism about all knowledge outside received truths is to be encouraged.



The work consists of three parts. The first ‘book’ discusses ‘knowledge of ourselves and the human condition’. The second outlines the principal rules of wisdom. And the third discusses the four moral virtues: Prudence, Justice, Fortitude and Temperance. Lennard's translation was immediately popular in print and new editions and reprintings were published regularly throughout the seventeenth century."



Exemplar encadernado. Encadernação antiga em pergaminho. Apresenta como principais defeitos um corte na folha de rosto (ver imagem)   Pequeno furo nas páginas 39/40. Cortes nos folios Aa3 e Aa4 (passíveis de restauro) Picos de traça na margem inferior dos folios Ll a  Oo (sem afectar o texto.) Acidez.

Extremamente raro.

​Preço: 1500 euros. 


Picture
2629 - Corte Real, Jerónimo – NAUFRAGIO E LASTIMOSO SUCCESSO DA PERDIÇÃO DE MANOEL DE SOUSA DE SEPULVEDA E DONA LIANOR DE SÁ, SUA MULHER E FILHOS VINDO DA INDIA PARA ESTE REINO NA NÁO CHAMADA O GALIÃO GRANDE S. JOÃO, QUE SE PERDEU NO CABO DA BOA ESPERANÇA, NA TERRA DO NATAL; E A PEREGRINAÇÃO, QUE TIVERÃO RODEANDO TERRAS DE CAFRES MAIS DE 300 LEGOAS TÉ SUA MORTE…Lisboa. Na Typographia Rollandiana 1783. XVI – 351 págs 14cm x 10 cm. E.
 
Rara segunda edição portuguesa deste poema publicado pela primeira vez em 1594. A publicação, feita à custa de Francisco Rolland terá respeitado na íntegra a ortografia da primeira edição. Sobre esta obra diz-nos Inocêncio o seguinte no Vol. 3 do seu Diccionario Bibliographico Portuguez (pp. 262/63):
 
“Este poema compõe-se de desesepte cantos, em versos soltos, com excepçãodos cantos 13." e 14.», que são quasi na sua totalidade escriptos emoitavas, havendo também varias falas em tercetos hendecasyllabos, etc. Sendo entre todos os do auctor o mais lido dos nacionaes, e o mais conhecido e applaudido dos estrangeiros (a ponto de ser julgado pelo sr. Ferdinând Denis, como o poema portuguez que encerra maiores bellezas, depois dos Lusíadas, é com tudo havido pelo mais defeituoso de todos, na opinião de Costa e Silva. Vej. a judiciosa analyse que d'elle faz no tomo iv do Ensaio biographico. Mas o mesmo critico concorda em que os defeitos são resgatados até certo ponto pelas muitas e bellas comparações, e pejos rasgos patheticos, e cheios de novidade, que de vez em quando apresenta. A morte de D. Leonor, e a magoa de seu esposo são traçadas com mão de mestre, é a mesma versificação n'este trecho é perfeita, harmoniosa, e enérgica quanto pôde ser”.
 
Sem comentar a qualidade da escrita (propícia a opiniões díspares, como se vê pelo comentário de Inocêncio) pode dizer-se que esta obra encerra uma interessante narrativa da desventurosa vida do Capitão de Diu Manuel de Sousa Sepúlveda e de sua mulher Leonor de Sá de Albuquerque e insere-se na vasta tradição literária portuguesa sobre relatos de naufrágios.
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga, inteira de pele em bom estado de conservação. Interior em bom estado geral de conservação.
 
Raro.
 
VENDIDO.
Picture
1628 - [BIOGRAFIA. PESTE. VIAGENS] - Epifania, Archangelo Dall’ (Padre) – VITA DEL GRAN SERVO DI DIO VENERABIL PADRE ANTERO MARIA DE S. BONAVENTURA. SACERDOTE GENOUESE DELLA CONGREGATIONE DEGLI ERMITANI SCALZIA AGOSTINIANI (…) DIVISA IN DUE LIBRI. In Roma. Nella Stamperia de Giuseppe Vannaci. 1691. [12] – 339 – [3] págs. 19 cm x 15cm E. 
 
Curiosa obra sobre a vida do Padre Antero Maria de S. Bonaventura, (o genovês Filipo Micone), filho de Gio Baptista Micone e Giulia de Ghersi, negociantes. O Padre Antero Maria de S. Bonaventura destacou-se pelo importante papel que teve no combate à peste que entre 1656 e 1657 grassou em Génova.

Este livro, como se depreende do título, é, em grande parte, uma biografia da vida do caritativo Padre Antero de S. Bonaventura que morreu em 1686, apenas cinco anos antes da publicação desta biografia. O facto desta extensa biografia ter sido publicada numa data tão próxima da morte de Padre Antero parece atestar o grande impacto que este sacerdote teve em Itália no seu tempo.

Dos diversos capítulos que formam esta obra destaco os seguintes: “Cap. 9 – Travaglia Dio la Città di Genoua com la peste. Primi attioni del Padre Antero Maria in questa ocasione”; “Cap. 17. Fú letto Commissario Generale per la Germania: sua virtú offernata nel viaggio, e permanenza”; “Cap. 18. Ritorno de Venerabile Padre Antero Maria dalla Germania à Genoua, e dopo pochi anni viaggia in Francia per ocasione di stampare”; “Cap. 22 – Si licentia dá suoi Devoti per viaggio di Levante: sue divote maneira in tale navigation”. “Cap. 23 – Sbarca il Venerabile Padre Antero Maria com le Soldatesche nelle vicinanze di Novarino in Morea: effeti di sua gran cartià frà evidenti pericoli di morte”.
 
Exemplar encadernado. Encadernação da época inteira de carneira. Interior em bom estado geral, ainda que com alguma acidez no papel. Assinatura antiga na folha de rosto (diz: “Do Coll. De Sta Rita dos Agos. Desc. De Coimbra”).

Preço: 250 euros.
Picture
2630 - Ferreira, José Gomes – A BOCA ENORME. Lisboa. Edição de Fomento de Publicações. s.d. (6) – 46 págs. 16, 4 cm. B.
 
Primeira edição deste conjunto de pequenos contos de José Gomes Ferreira inseridos na colecção “Mosaico”.
 


Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.
 




​
Preço: 10 euros 
Picture
2295 - Freyre, João Nunes – ANNOTAÇÕENS AOS GENEROS, E PRETERITOS DA ARTE NOVA…Em Coimbra. Na Officina de Joseph Ferreyra. Anno de 1673. 94 págs. 20, 2 cm x 14,8 cm. E.
 
Terceira impressão desta obra em que foram “emendadas e acrescentadas as siginificações dos nomes e verbos, que estão nestes Tratados das margens postos pelo A, B, C.”.
A primeira edição data de 1635 e foi publicada por Manoel Cardozo no Porto, de onde Nunes Freyre era natural. Em Coimbra saíram duas edições em 1673, sendo a que aqui é apresentada a edição melhorada e emendada, conforme já se referiu.

João Nunes Freyre foi Capelão da Santa Casa da Misercórdia de Lisboa e “Mestre de Grammatica”.
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga em pergaminho. Anotações manuscritas antigas nas folhas de guarda. Interior em bom estado geral de conservação.
 
Raro.
 
Preço: 180 euros.

Picture
2407 - Gil Vicente – OBRAS DE GIL VICENTE. Lisboa. Escriptorio da Bibliotheca Portugueza. 1852. 3 volumes. (LX)386; 525; 392 págs. 14cm x 8,2 cm. B.


Obras de Gil Vicente inseridas na “Bibliotheca Portugueza ou reprodução dos Livros nacionais escriptos até ao fim do século XVIII”, editada por José da Silva Mendes Leal Júnior e F. I. Pinheiro.

Desta colecção fizeram parte as “Obras de Bernardim Ribeiro”, as “Obras de Gil Vicente”, as “Obras de Luiz de Camões”, as “Obras de Francisco de Andrade”, as “Obras de Francisco de Moraes”, entre outras.
 
Exemplares não encadernados. Conservam as capas de brochura. Contracapa do III volume manchada. Interior das obras em bom estado geral de conservação, com grande parte dos cadernos por abrir.


 
VENDIDO.
Picture
2631 - Junqueiro, Guerra – O SÉCULO. I. BAPTISMO DE AMOR. Porto. Livraria Cruz Coutinho. 1885. 23.5cm. B.

De 1868 é a primeira edição deste trabalho de Junqueiro, a última das suas produções de juventude depois de Duas páginas dos quatorze anos, 1864 e Mysticae nuptiae, reproduzida com alterações em Vozes sem eco, 1866-67 – raríssimas todas.

No prefácio, encorajante, “no verdor da vida e sem experiência de grandes dores”, Camilo atesta-lhe “duplo talento”, o de sentir e exprimir.

A obra traduz a ânsia, dolorosa, do divino, do eterno, uma das vertentes de Junqueiro, pela oratória, em prosa ou verso - a par da atitude política e social, que foi o Junqueiro polemista e panfletário. Aqui – no Baptismo de amor – é a regeneração pela Fé, mas o final é bem diferente n’ A morte de D. João, que publicará em 1874, já em outro período da sua evolução literária, brado de indignação contra o vício, que acaba em aviltosa agonia. 
Segunda edição. Prefácio de Camilo Castelo Branco.

Exemplar não encadernado. Com alguns defeitos nas capas de brochura (ver imagem). Interior em bom estado de conservação.   


VENDIDO. 
Picture

Picture
2632 - Kempis, Thomae -  DE IMITATIONE CHRISTI LIBRI QUATUOR…Parisiis. Typis Barbou. 1789. XII – 359 págs. 15, 8 cm x 8, 5 cm. E.



Interessante edição parisiense de médio formato deste que é o livro mais célebre de Tomas Kempis (1385 – 1471) e uma das obras devocionais mais populares entre o século XV e o século XIX.

 

Ilustrado com 5 estampas de Marillier executadas por Longueil.






 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga inteira de pele de execução primorosa, com dourados na lombada e nas pastas.
Dourado por folhas. Interior em bom estado geral de conservação.









​

Preço: 100 euros 
Picture

Picture
1754 - Leal, Manuel Pereira da Sylva – DISCURSO APOLOGETICO, CRITICO, JURIDICO, E HISTORICO EM QUE SE MOSTRA A VERDADE DAS DOUTRINAS, FACTOS E DOCUMENTOS, QUE AFFIRMOU, E REFERIO NA CONTA DOS SEUS ESTUDOS, QUE DERA NA ACADEMIA REAL, NA CONFERENCIA DE 8 DE NOVEMBRO DE 1731. A RESPEITO DO SACRO, PONTIFICIO, E REAL COLEGIO DE S. PEDRO, O DOUTOR MANOEL PEREIRA DA SYLVA LEAL, JURISCONSULTO ULYSSIPONENSE, COLLEGIAL DO MESMO COLEGIO, DEPUTADO EXTRAORDINARIO DO SANTO OFFICIO, LENTE DE CANONES NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, CAVALLEIRO DA ORDEM DE CRISTO, ACADEMICO DOS CINCOENTA DA ACADEMIA REAL. OFERECE-O, E RECITOU PARTE DELLE, DANDO TAMBEM CONTA DOS SEUS ESTUDOS NA MESMA ACADEMIA, NA CONFERENCIA DE 8 DE JANEIRO DE 1733. Lisboa Occidental. Na Officina de Joseph Antonio da Sylva. 1733. [6] – 599 – [2] págs.30 cm. x 20,3 cm. E.
 
Discurso publicado com o intuito de refutar algumas acusações feitas aos administradores do Colégio de S. Pedro na cidade de Coimbra numa outra obra, editada pouco tempo antes por D. Diogo Fernandes de Almeida (Principal da Igreja Partiarcal e Académico da Academia Real de História Portuguesa e encarregado de escrever as memórias do Bispado de Miranda). As acusações feitas por D. Diogo Fernandes de Almeida eram, grosso modo, as seguintes: Que o Colégio de S. Pedro é desconhecido dos favores do seu fundador e instituidor (Rui Lopes de Carvalho, que tomou o nome de D. Rodrigo de Carvalho quando foi provido no Bispado de Miranda); Que à nobilíssima família do instituidor (então assistente na cidade de Lamego) pertencia o provimento das Becas do Colégio de São Pedro; Que o Colégio de São Pedro arroga para si indevidamente os epítetos de Pontifício e Real; Que o Reitor da Universidade de Coimbra, D. Álvaro da Costa, lhe deu estatutos por ordem da Mesa da Consciência e Ordens, pelo que se pediu comissão ao Coleitor por ser o Colégio comunidade eclesiástica, etc.
Todas estas acusações foram rebatidas em sete extensos capítulos pelo autor da obra aqui apresentada, Manuel Pereira da Silva Leal, Académico da Academia Real de História Portuguesa (encarregado de escrever as memórias do Bispado da Guarda), Lente na Universidade de Coimbra e Colegial de S. Pedro. A refutação de Manuel Pereira da Silva Leal, que constitui o cerne desta obra, é valiosa no que toca a informações históricas sobre a constituição e evolução do Colégio de São Pedro da cidade de Coimbra, fundado em 1545 pelo já referido Rui Lopes de Carvalho e extinto em 1834. A título de exemplo refiram-se os capítulos sobre as armas do Colégio, visitas ao Colégio, a lista de colegiais entre 1632 e 1634 ou um subcapítulo referindo as cores das becas e das opas usadas pelos colegiais, entre muitos outros.
 
Esta obra também se destaca pela sua primorosa execução gráfica. Impressa em bom papel e mantendo grandes margens o livro é adornado por vinhetas dos artistas Guillaume François Laurent de Brié e de Pedro de Rochefort.

Estas vinhetas são usadas para abertura e encerramento de capítulos e também para a composição das letras maiúsculas de abertura de capítulos.
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga inteira de pele. Interior em muito bom estado de conservação, ainda que por vezes apresente algumas manchas de acidez (que causaram pequenos danos nas páginas 206/7, 322/23 e 385/86). O exemplar apresenta uma assinatura de posse antiga na folha de anterrosto com a indicação da data de compra  (1798) e preço (1500 reis metal).

Pouco frequente.

Preço: 200 euros.

Picture
2633 - [ABSOLUTISMO. DIREITO. ESCRAVATURA.] - Linguet, Simon Nicolas Henri – THÉORIE DES LOIX CIVILES OU PRICIPES FONDAMENTAUX DE LA SOCIÉTÉ. A Londres. 1767. 2 volumes. 496 págs. e 528 págs.16,5 cm. E.
 
É esta a primeira edição de uma das principais obras do jurista francês Henri Linguet (n. 1736 m. 1794). Neste livro vamos encontrar uma defesa feroz do absolutismo e uma crítica de pensadores como Montesquieu, sendo  defendido que é a sociedade que produz as leis e não as leis que configuram ou produzem a sociedade.
 
Partindo deste ponto faz a defesa de vários pontos de vista conservadores que vão desde considerações sobre o adultério das mulheres, até ao poder dos pais sobre os filhos, passando também pela defesa da escravatura. É um crítico feroz da sociedade liberal do seu tempo, acusando essa sociedade de escravizar o seu próprio povo, sendo por isso preferível ser um escravo de facto a ter que trabalhar por um salário, uma vez que uma sociedade baseada neste modelo não produzia homens verdadeiramente livres. Mais recentemente alguns autores têm visto Linguet - que rejeitava a sociedade iluminista e liberal -  como um percursor/inspirador de Marx devido a estas e outras ideias.
 
 
Exemplares encadernados. Sólidas encadernações antigas, inteiras de pele com as lombadas decoradas a dourado. Margens tintadas (a azul e branco). Interior em bom estado geral de conservação.
 
Pouco frequente.
 
Preço: 280 euros. 
Picture
1308 – Maia, Manuel Rodrigues – NOVO ENTREMEZ O DOUTOR SOVINA. COMPOSTO POR MANOEL RODRIGUES MAIA PARA SE REPRESENTAR NO REAL THEATRO DE S. CARLOS. Lisboa. Na Officina de Simão Thadeo Ferreira. s.d. 16 págs. 20 cm. B.
 
Sobre o autor desta peça teatral diz-nos o seguinte Inocêncio Francisco da Silva no VI volume do seu Diccionario Bibliographico Portuguez (pp. 95-96):
 “Professor regio de Grammatica Latina em Lisboa, onde dirigiu também por muito tempo um collegio particular deeducação, estabelecido em sua casa, na rua dos Cala fates, freguezia de N. S. da Encarnação. Ignoro a sua naturalidade, e a data do npseimento; e quanto aoóbito, ,oecprreu sem duvida,entre os annos de 1803 e 1805, não aparecendo já mencionada o seu nome no Almanach de. Lisboa d'este ultimo anno.Foi amigo intimo do P. Thomás José de Aquino, de quem tractarei em logar próprio, vivendo ambos ha mesma casa, e morrendo um e outro com differença de poucos" mezes, ao que posso julgar.(…)”.

E sobre esta obra em concreto acrescenta: publicada “sem indicação do anno. 4.° de 16 pag.—Foi numerosíssimas vezes, em diversos tempos, representada nos theatros nacionaes; e tida entre nós como um dos typos característicos do seu gênero.”
Exemplar não encadernado. Um pouco manuseado.
                 
VENDIDO. 
Picture
2634 - [MANUSCRITO SEC. XIX. FELGUEIRAS] Monteiro, José Maria Rodrigues (Padre) - HYMNI LATINI ECCLESIASTICI(...). Barrozas [IDÃES]. 1811. (1) - 219 págs. 20 cm x 15 cm. E. 

Do prólogo escrito pelo autor pode ler-se o seguinte: "Sabio e entendido Leitor. Os Hymnos Lationos Ecclesiasticos tirados, e copiados dos Breviários Romano, e Seraphico e Dominicano he o q(ue) neste livro te dedico e offereço. Bem sabes que a grave necessidade de uma obra como esta tão útil e interessante à Nação e ao Público demandava isto muito; e eu recordando-me disto mesmo e querendo condescender com os teus desejos (...) propuz com bastante fadiga e trabalho a copiar os ditos Hymnos dos referidos Breviários". 

Trata-se portanto de uma compilação feita por este autor que, de acordo com o prólogo, também se propôs fazer a tradução e comentário dos referidos Hinos, o que não terá sido feito. 

Pelo prólogo percebe-se a obra se destinava a publicação, o que parece não ter acontecido uma vez que sobre este trabalho nada nos diz o Dicionário Bibliográfico Português nem na Biblioteca nacional.
Trata-se portanto de um trabalho inédito. 

O autor nasceu aos 24 dias de Fevereiro de 1789 em Idães, sendo filho de António Rodrigues e de Maria da Conceição, neto paterno de António Rodrigues de Sousa e de Josefa Monteiro (de Barrosas, Idães) e materno de Tomás António da Silva Portugal e de Josefa Maria Monteiro (naturais de Idães, Barrosas e moradores em São Miguel de Silvares). 

Exemplar encadernado. Encadernação antiga, da época, inteira de pele. Interior com ocasionais manchas de água à cabeça mas em bom estado geral de conservação. Perfeitamente legível. 

​VENDIDO.
Picture
1572 – [BRASIL. JOGO]. Oliveira, António Rodrigues Veloso de – TRATADO DO JOGO DO VOLTARETE. Lisboa. Na Oficina de Viuva Neves e Filhos. 1814. 304 págs. 14,5 cm. E.
 
Segunda edição desta obra sobre o jogo do voltarete (popular jogo de cartas), da autoria do jurista e político paulista António Rodrigues Veloso de Oliveira. Sobre este autor deixa-nos Sacramento Blake a seguinte nota biográfica no I vol. do seu Diccionario Bibliographico Brazileiro (pág. ):


“(…) nasceu na província de S. Paulo depois do anno de 1750 e falleceu no Rio de Janeiro a 11 de março de 1824. Formado em direito pela universidade dé Coimbra, seguiu a magistratura, principiando, por exercer um lugar na ilha da Madeira ; foi chanceller da relação do Maranhão em sua instituição, desembargador do paço, deputado da mesa da consciência, e ordens, juiz conservador da nação britannica em todo districto da casa da supplicação do Brazil, primeiro deputado da Junta da administração da fazenda na capitania do Maranhão, d'onde se retirou em 18i8 por desavenças que teve com o governador, edesgostoso com as decisões do governo da corte, a elle contrarias; e sendo deputado á constituinte brazileira, defendeu com toda energia a idéa de se acabar a escravidão dos africanos. Era do conselho de sua alteza real e de sua magestade o senhor Dom Pedro I, fidalgo cavalleiro da real casa, commendadorda ordem de Christo, e um dos mais notáveis estadistas do sua época, e de idéas mais liberaes. Seu retrato em ponto grande se acha em uma das paredes da secretaria da santa casa da misericórdia do Maranhão, pelos serviços que ahi prestara como provedor.”
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga, inteira de pele, com algum desgaste na lombada. Interior com foxing próprio da qualidade do papel.
 
Preço: 80 euros. 

Picture

Picture
2635 - Pereira, Martinho (Padre) – COLLECÇÃO SACRO-DOLOROSA, CORRECTA E AUGMENTADA. EM QUE SE PERSUADADE A TERNISSIMA DEVOÇÃO DAS DORES DA MAI DE DEOS, E SE ENSINÃO MUITOS, E DIVERSOS MODOS DE OBSEQUIAR, QUE A JESUS CHRISTO CRUCIFICADO DEDDICA, E CONSAGRA O P. MARTINHO PEREIRA DA CONGREGAÇÃO DO ORATÓRIO DE BRAGA. Lisboa. Na Offic. De Francisco Luiz Ameno. 1791. (8)- 376 págs. 13,1 cm x 9,2 cm. E.  

 
Esta obra da, autoria do Padre Martinho Pereira da Congregação do Oratório em Braga, foi, de acordo com o investigador Rui Ferreira, na sua obra “A Devoção à Mater Dolorosa na Cidade de Braga” (págs. 101/102), “um dos mais relevantes testemunhos da integração da devoção de Nossa Senhora das Dores em Portugal”, tendo sido o seu autor “o mais proeminente devoto de Nossa Senhora das Dores no nosso país”. 

Encadernado com o volume encontram-se entre as páginas 128/29 134/35 orações e antífonas manuscritas e no final do volume encontra-se um poema religioso manuscrito.

Das páginas 368 até à página 376 encontra-se o “Cantico à senhora das Dores a duas vozes” pautado.
​
Exemplar encadernado. Encadernação antiga inteira de pele. Pequeno furo no centro da pág 145/146. Restante interior em bom estado geral de conservação.

Pouco frequente.

​
VENDIDO.
Picture
2474 - Pereira de Figueiredo, António – NOVO METHODO DA GRAMMATICA LATINA, DIVIDIDO EM DUAS PARTES PARA O USO DOS MESTRES DAS ESCOLAS DA CONGREGAÇÃO DO ORATÓRIO. SEU AUTHOR ANTONIO PEREIRA DA MESMA CONGREGAÇÃO…Lisboa. Na Impressão Regia. 1817. 378 – (2) págs. 14,2 cm. E.

“Décima terceira impressam” desta importante obra publicada pela primeira vez em 1752 que marcou o conflito travado entre jesuítas e oratorianos sobre diversas matérias relativas à filosofia, ao ensino, etc.
António Pereira de Figueiredo, Oratoriano, figura maior do seu tempo, é autor de vasta obra sobre diferentes matérias tendo publicado dezenas de livros e deixado diversos manuscritos inéditos que de acordo com Inocêncio (Tomo I, pág. 230), “foram compradas pela Acad. R. das Sc, em cuja livraria se conservam autographas.”.
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga, inteira de pele. Interior em bom estado geral de conservação, ainda que apresente um pico de traça no pé da folha de rosto até à página 71 (que por vezes afecta o texto).
 
Preço: 25 euros. 
Picture

Picture
​1759 - Portugal, DOMINICI ANTUNEZ PORTUGAL 

– TRACTATUS DE DONATIONIBUS JURIUM ET BONORUM REGIAE CORONAE. TOMUS PRIMUS…Lugduni. Sumptibus Anisson, & Possuel. 1699. [10] – 510 págs. 35cm x 21cm. E.
​

-– TRACTATUS DE DONATIONIBUS JURIUM ET BONORUM REGIAE CORONAE. TOMUS SECUNDUS. Lugduni. Sumptibus Anisson, & Possuel. 1699. [12] -  484 – [64] págs. 35cm x 21cm. E.
 


Segunda edição, não muito comum, desta importante obra jurídica de Domingos Antunes Portugal, eminente jurista natural de Penamacor. Nesta obra, Antunes Portugal (que foi um dos juristas da Restauração), ensaia algumas das suas teses sobre soberania, legitimidade da sucessão hereditária nas monarquias, etc. (para mais ver Barbosa Machado; Bibliotheca Lusitana – Tomo I, págs. 706/707).




Cada um dos volumes apresenta uma vinheta decorativa na folha de rosto (ver imagem) assinada (executada por) “Papillon”.


​
A encadernação, cujo estado se descreverá de seguida, é digna de nota pelo seu tamanho (adequado ao grande volume que encerra) e pelo primoroso trabalho decorativo nas pastas (ver imagem). 




Exemplar encadernado. Encadernação antiga inteira de pele. Defeito na junção da pasta com a lombada (ver imagem). Interior manuseado mas em bom estado geral de conservação.



​

​
Preço: 380 euros. 
Picture
2636 - Quental, Bartolomeu do – MEDITAÇOENS DA SACRATISSIMA PAIXÃO E MORTE DE CHRISTO SENHOR NOSSO COM A DIRECÇAM PARA A ORAÇÃO MENTAL & MAIS EXERCICIOS ESPIRITUAES E DOUS QUOTIDIANOS…Lisboa Occidental. Na Officina da Congregação do Oratório. 1734. 311 págs. 14, 8 cm x 9,5 cm. E.
Reimpressão (3ª edição) desta notável obra de Bartolomeu do Quental. Sobre a qualidade da sua escrita, bem visível neste livro, diz-nos Inocêncio no Vol. 2  do seu Diccionario Bibliographico Portuguez (pp. 336/37):
“O P. Quental é tido na opinião de bons críticos como escriptor de linguagem mui pura, e correcta, porque evitou constantemente nos seus escriptos servir-se de vozes ou locuções de alheios idiomas, Estes dotes brilham sobretudo nos sermões, em que também se lhe admira a elegância e gravidade do estylo, mormente nos que recitou como pregador da capella real perante os reis, e as primeiras personagens da corte.”
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga inteira de pele. Interior com pico de traça na folha de rosto (ver imagem) e com pico de traça (menos acentuado) das páginas 9 a 173. Restante interior em bom estado geral de conservação.

VENDIDO.
Picture
​2637 - Ribeiro, Thomas – ELOGIO HISTÓRICO DE ANTÓNIO FELICIANO DE CASTILHO. VISCONDE DE CASTILHO. Lisboa. Na Typographia da Academia. 1877. 40 págs. 24 cm. B.
 
Elogio histórico de António Feliciano de Castilho “lido na sessão pública da Academia Real das Sciencias de Lisboa em 15 de Maio de 1877 por Thomas Ribeiro, Sócio Effectivo da Mesma Academia”.

O opúsculo apresenta um retrato do Visconde de Castilho “gravado em aço”.
 

Exemplar não encadernado. Conserva as capas de brochura. Capas de brochura com alguns defeitos. Retrato de Castilho com algumas manchas de humidade. Interior em bom estado geral de conservação com alguns cadernos por abrir.
 
​
VENDIDO.
Picture
1649 – [BRASIL] Romero, Silvio – HISTÓRIA DA LITTERATURA BRAZILEIRA. Rio de Janeiro. B.L. Garnieir – Liveiro Editor. 1888. 2 Volumes. XVIII-13-1486 – I págs. 20,9 cm. E.
 
Primeira edição desta obra monumental, dividida em dois extensos tomos, onde ao longo de cerca de 1500 páginas é traçada a História da Literatura Brasileira de 1500 a 1877. Com inúmeras referências a cronistas, poetas, ensaístas, romancistas, publicações periódicas, etc.
 
Exemplar valorizado por uma dedicatória que supomos ser do político brasileiro Senador Irineu Machado (natural do Rio de Janeiro) ao Diplomata português João Lampreia.
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga, modesta, com a lombada em pele e pastas cartonadas. Lombadas com sinais de desgaste e falhas (a pedir  restauro). Interior em muito bom estado geral de conservação, ainda que nas páginas 929 a 936 apresente manchas antigas de humidade.
 
Pouco frequente.
 
Preço: 200 euros.

Picture
​2638 - Silva, José Miguel – O COVIL DE FRANZ KAFKA. Lisboa. Homem do Saco. 2013. 4 págs. 15cm x 15cm. B.
 
Poesia de José Miguel Silva (n. 1969) “Poeta português dono de uma língua afiadíssima para o sarcasmo e ironia. Vive na pequena cidade de Serém, onde trabalha como tradutor.”
 
Plaquete impressa na tipografia do Homem do Saco.
 
Tiragem limitada a 50 exemplares.
 


Exemplar como novo.
 

​
VENDIDO.
Picture
2639 - Soares, Manoel Lourenço – BREVE EXPLICAÇAM DOS CASOS RESERVADOS NAS CONSTITUIÇOENS DESTE ARCEBISPADO DE LISBOA, & EM ALGUAS DOS OUTRAS ARCEBISPADOS DESTE REYNO DE PORTUGAL. MUITO PROVEITOSA, E NECESSÁRIA PARA TODOS OS QUE ADMINISTRAM O SACRAMENTO DA PENITENCIA. COMPOSTA PELO LICENCIADO MANOEL LOURENÇO SOARES, THEOLOGO & PREGADOR APROVADO & CONFESSOR NA S. SÉ METROPOLITANA DA CIDADE DE LISBOA. ACRESCENTADA COM OS CASOS DAS NOVAS CONSTITUIÇOENS PELO R. P. ANTONIO PIMENTA MESTRE EM ARTES, DOCTOR EM CANONES, & NA SANCTA THEOLOGIA (…) VIGARIO DA IGREJA DE S. PAULO DESTA CIDADE, & ORA DA DE TORRES NOVAS…Lisboa. A custa de Miguel Lvis Mercador de Livros. Anno MCLXX (1670). (8) – 302 – (2) págs. 14, 1 cm x 9 cm. E.
 
Quarta impressão desta obra acrescentada “com as suas vocas adciçoens aos casos que faltavam, que vam postos na seguinte página pelo R.P. Fr. Clemente Fernandez Themudo Vigario da Igreja Matriz da Villa da Ega, Commedador Maior da Ordem de Christo”.

Parece ser esta a edição descrita no nº 3218 do Catálogo Azevedo Samodães e aí classificada como “Muito Rara”, tendo contudo uma diferença: na obra descrita no Catálogo de Azevedo Samodães a data da folha de rosto aparece correctamente impressa “MCDLXX” ao passo que o exemplar aqui apresentado contém uma gralha na data que aparece como MDLXX…
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga inteira de pele. Lombada  decorada com dourados (com pequeno defeito à cabeça). Interior em bom estado geral de conservação.


Muito raro.

 

Preço: 280 euros. 
Picture

Picture
2419 -  Teluccini, Mario – ERASTO DI MARIO TELVCCINI SOPRANOMINATO IL BERNIA….In Pesaro. Apresso Girolamo Concordia. 1561. 123 págs. 21,2 x 16cm. E. 

Sign: A-P//4; Q//2



Primeira edição desta obra dividida em nove cantos da autoria de Mario Teluccini, poeta italiano natural de Popiglio, uma pequena localidade da província de Pistoia.

Teluccini, conhecido como “Il Bernia”, foi livreiro em Roma, tendo conhecido alguma notoriedade como poeta na corte de Ferrara (então governada pelos Duques de Este) e sendo protegido por outras famílias aristocratas, como a dos Príncipes de
Bisignano a quem dedica esta obra. 



 
Exemplar muito apelativo do ponto de vista gráfico, com letras maiúsculas decorativas e alegoricas a abrirem os principais capítulos e vinhetas a encerrarem-nos.


 


Exemplar encadernado. Encadernação antiga em pergaminho. Interior em bom estado geral de conservação, ainda que atingido por um pico de traça à cabeça que atravessa todo o volume tocando por vezes ao de leve no texto (ver imagem). 



Raro.


​

 
Preço: 325 euros. 
Picture

Picture
2640 - [RELIGIÃO. EVANGELHO. SOCIEDADE DE JESUS. JUDAICA]  - Toleti, Francisci (Francisco de Toledo Herrera, S. J) – IN SACROSSANCTVM IOANNIS EVANGELIVUM COMENTARII. Coloniae Agrippinae. In Officina Birckmannica, sumptibus Arnoldi Mylii. Anno MDLXXXIX [1589]. (10) – 1055 e 576 – (40) págs. 31 cm x 20 cm. E.
 
Ass:
Vol. 1:
*//4; A-Z//6; Aa-Xx//6
Vol. 2:
Aa-Zz//6
Aaa-Ddd//6; -2


 
Francisci Toleti (Francisco de Toledo Herrera, S. J.), nasceu em Córdova, oriundo de uma família de judeus conversos, em 1536 tendo morrido em Roma em 1596.
Estudou na Universidade de Salamanca onde teve por Professor e Mestre Frei Francisco de Vitoria. Ao longo da sua vida foi encarregado de vários negócios que transcenderam a vida eclesiástica. Como reconhecimento do seu intelecto e das suas capacidades em vários domínios foi elevado a Cardeal, tendo sido o primeiro Jesuíta a atingir a dignidade cardinalícia. Como Cardeal destacou-se, entre outras coisas, pela protecção dada à Companhia de Jesus nos conflitos que então existiram entre Jesuítas e Dominicanos.
 
Cremos ser esta a raríssima segunda edição desta obra publicada pela primeira vez em Roma em 1588.
Texto escrito a duas colunas sendo que cada uma das colunas apresenta uma numeração equivalente à de uma página própria. O segundo volume, ainda que no rosto não indique data nem local de impressão, tem uma numeração própria que segue o mesmo esquema da numeração por coluna do primeiro volume.
O exemplar apresenta uma encadernação interessante pela conjugação da madeira com o couro lavrado a que se junta a decoração da goteira (ver imagem).



 
Exemplar encadernado. Encadernação em madeira e couro lavrado com restauros. Lombada deteriorada, com perdas no pé e à cabeça. O interior apresenta alguma acidez e manchas bem como pequenos picos de traça (ver imagem da folha de rosto) do rosto à página 158 do primeiro volume reaparecendo no final do segundo volume (no Index).Restante interior em bom estado geral de conservação.



 
Preço: 700 euros. 
Picture

Picture
2641 - Veiga, P. Manoel da (S.J.)  - VIDA, VIRTUDES E DOUTRINA ADMIRAVEL DE SIMÃO GOMES PORTUGUEZ, VULGARMENTE CHAMADO O SAPATEIRO SANTO. COMPOSTO PELO P. MANOEL DA VEIGA DA COMPANHIA DE JESUS, NATURAL DE VILA VILLA-VIÇOSA. OFFERECIDA À VENERAVEL IRMANDADE DE S. CRISPIM E S. CRIPINIANO. Lisboa. Na Offic. de Joseph Filipe. 1759. (32) – 210 págs. 14,5 cm x 9,5 cm. E.
 
Quarta e última edição deste livro sebastianista em que é narrada a vida e as profecias de Simão Gomes, o “sapateiro santo”, natural do Marmeleiro (Tomar). A obra é dedicada à Irmandade de S. Crispim e S. Crispinano (Santos padroeiros e protectores dos sapateiros).
De acordo com Inocêncio no do seu Diccionario Bibliographico Portuguez Vol 6. (pp. 262/63):
“Foi este livro não só probído, mas também mandado lacerar e queimar na'praça publica por mão do algoz (executor da alta justiçai). Assim o decretou a Real Mesa Censoria pelo seu edital de 10 de Junho de 1768, executàndo-se á pena na praça do Commercio em 14 do dito mez. Esta condemnação recahiu principalmente) sobre as prophecias que no livro se attribuem a Simão Gomes, as quaes serviam de thema aos sebastianistas para n'ellas cimentarem em parta a sua crença na vida e vinda miraculosa do seu rei encoberto. Vej. a este respeito a Deduccão chronologica e anaíytica, parte 1.a, etc”.
 
Contém uma gravura que parece ser alusiva a D. Sebastião (ver imagem).
 
Exemplar encaderando. Encadernação antiga, inteira de pele. Interior com alguma acidez. Com alguns sublinhados antigos na dedicatória. Rasgão no pé da página 85 (sem afectar o texto). Leves picos de traça no canto inferior direito das páginas 145 a 155 (sem afectar o texto). Restante interior em bom estado geral de conservação.
 
Pouco frequente.
 
VENDIDO. 
Picture
2642 - [VINHOS. PORTO. SUBSÍDIO LITERÁRIO. ] – ALVARÁ COM FORÇA DE LEI…Lisboa. Na Regia Companhia Typografica. 1773. 7 págs. 31 cm. x 21 cm. B.

“(…) Alvará com força de Lei, por que Vossa Magestade obviando as dúvidas e confusões, que tem ocorrido na execução dos dous Alvarás de dez de Novembro de 1772: He servido declarar a competência da Arrecadação, e Administração do Subsídio Litterário entre a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, e os Provedores, e Ouvidores das Comarcas da forma assima declarada (…).”
Este Alvará foi editado na sequência da extinção da “Cazinha” (situada no Porto), onde até então eram recolhidos os impostos e direitos relativos À entrada vinhos na cidade do Porto.
Contém informações sobre inspecção de águas-ardentes, transporte de géneros, “demarcações de vinhos Legaes e de Embarque e dos de Ramo para o uso das Tavernas, etc”.
Exemplar não encadernado. Com fortes manchas no canto pé das páginas (ver imagem). Restante interior em bom estado geral de conservação.
 
VENDIDO. 
Picture

Picture
​
2643 - Vitoria, Fray Balthazar de; Baupitsta Aguilar, Juan (P. Fr.) – THEATRO DE LOS DIOSES DE LA GENTILIDAD. 3 VOLUMES. Madrid.  Imprenta Juan de Ariztia1737-1738. (8) – 679 – (10) págs; (4) – 590 – (6) págs; (16) – 356 – (36) págs. 20. 5 cm x 15.2 cm E.
 
Primeira, segunda e terceira parte desta curiosa obra da autoria de Fray Balthazar de Vitoria e terminada por Juan Bauptista de Aguilar.

A obra, que  constitui fundamentalmente um tratado sobre as divindades gregas e romanas, é também um trabalho onde podemos encontrar citações de alguns dos melhores autores espanhóis e portugueses (como Camões e Gongora) sobre estas matérias, tendo ainda curiosas referências à península Ibérica com o intuito de relacionar a temática em análise a episódios passados em Portugal e Espanha.
​
No capítulo sobre Neptuno é referido que “el pez mas notable que se há visto en todos los mares, es el que pareció en nuestra España en la costa de Galicia, en el puerto de Carril (…) este año de mil seiscientos y diez y ocho (…). Este pescado disforme entró en la Ria de Aroza una noche (…) era una figura de Lagarto y parece ser el que los mareantes llamam Marsopla (…) tenia de largo mas de quarenta varas, y la boca era de siete brazas de grande (…). Ao tentar definir a localização dos “Campos Elisios”, após referir como hipótese a Bretanha ou as Canárias, é dada como hipótese para a sua localização o local “aonde el rio Tajo (…) se mete en el mar, à la mano derecha, de los quales tomaron el nombre de la ciudad Elisipolis, ó Olisipo, que es Lisboa (…) y la tierra à mano izquierda del rio Tajo por estar enfrente de los Campos Elisios, se llamo Anlisia ò Andalucia (…). Há também referências ao rio Lima e à lenda do rio Lethes bem como a outros mitos ibéricos...
 
Exmplares encadernados. Encadernações antigas em pergaminho. Interior do primeiro volume com uma anotação antiga e mancha de tinta antiga na pág. 245 (atingindo o texto mas não o tornando imperceptível), com rasgão na margem das páginas 193/94 e 563/64 sem afectar a leitura, com acidez no papel. Volume a querer soltar-se da encadernação (uma costura solta) Interior do segundo volume com rasgão na margem da página 573/74 sem afectar o texto. Interior do terceiro volume em bom estado geral de conservação ainda que com acidez no papel.

Pouco frequente.

Preço: 600 euros. 
Picture

Picture
2295 -  Ybañes Faria, Diego

– ADDITIONES, OBSERVATIONES ET NOTAE…EDITIO QUINTA. Coloniae Allobrogum. Sumptibus Fratum Detournes. 1728. (12) – 344 – (40) págs- 35, 5cm x 22 cm. E.

 
 
 – ENUNCLEATUS ET AUCTUS PRACTICIS IN QUAESTIONIBUS…Lugduni. Sumpt. Petri Borde, Joan & Petri Arnaud. 1688. (4) – 330 – (24) págs. 35 cm. x 22,2 cm. E.
 

 – NOVAE ADDITIONES, OBSERVATIONES ET NOTAE. Lugduni. Sumpt. Petri Borde, Joan & Petri Arnaud. 1688. (8) – 368 – (36) págs. 35 cm. x 22 cm. E.



Notável obra jurídica de Diego Ybañes Faria dividida em três grandes tomos com encadernações uniformes. Os três livros formam o conjunto completo da edição, ainda que o primeiro volume seja a quinta edição (a primeira edição do primeiro volume é de 1676).


Tomo I: Exemplar encadernado. Encadernação inteira, em pele, provavelmente do século XVIII. Lombada ricamente decorada com dourados. Pasta com pequenos defeitos. Pequeno defeito na margem inferior da folha de rosto. Picos de traça no pé da pág. 285 até ao final do volume (que por vezes afectam ligeiramente o texto). Alguma acidez própria do papel. Interior em bom estado geral de conservação.



Tomo II: Exemplar encadernado. Encadernação inteira, em pele, provavelmente do século XVIII Lombada ricamente decorada com dourados. Pasta com pequenos defeitos.Alguma acidez própria do papel. Interior em bom estado geral de conservação.



Tomo III: Exemplar encadernado. Encadernação inteira, em pele, provavelmente do século XVIII Lombada ricamente decorada com dourados. Pasta com pequenos defeitos..Alguma acidez própria do papel. Interior em bom estado geral de conservação.


Preço: 680 euros. 
Todos os pedidos podem ser feitos para colofon@colofon.pt ou através do números 919565452 . Os livros podem ser consultados e levantados na loja, enviados à cobrança ou mediante pagamento para NIB a indicar no acto de encomenda. Worldwide shipping. Paypal accepted (colofon.pt@gmail.com). A todas as encomendas acrescem os portes de envio salvo indicação em contrário. ​
Proudly powered by Weebly