Cólofon
  • Início
  • Boletim Bibliográfico
  • Escolhas da Semana
  • 30 livros antigos, raros e curiosos
  • Livros raros, curiosos e primeiras edições
    • Livros do século XVI.
    • Livros do século XVII e XVIII
    • Livros do século XIX e XX
    • Brasil Brasiliana
    • Manuscritos.
    • Espécies menores, ex-libris, desenhos, curiosidades
  • Edições
  • Serviços
    • Avaliações
    • Outros serviços
  • Contactos e horário
  • O que escrevem sobre a Cólofon
  • Curiosidade - Livros: uma tradição familiar com dois séculos
  • Como comprar
  • Newsletter
  • Livro de Reclamações
  • Termos e condições/Política de privacidade
    • Condições Gerais de Venda
    • Politica de Privacidade
    • Política de Tratamento de Dados Pessoais
30 livros antigos, raros e curiosos
​17.03.2021
Picture
Imagem retirada do nº 3839 deste catálogo
Picture
3832 - Aranha, Pedro W. Brito (Brito Aranha) – A NATURALIDADE DE CRISTÓVÃO COLOMBO. Coimbra. Imprensa da Universidade. 1913. 6 pp. 23 cm. B.
 



Nota de Brito Aranha sobre uma polémica em torno da naturalidade de Colombo.
O artigo é uma “Separata do «Boletim de Segunda Classe» da Academia das Sciencias de Lisboa”.
 



Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.
 


​
VENDIDO.
Picture
3698 - ARCHIVO DOS AÇORES.
​PUBLICAÇÃO DESTINADA Á VULGARIZAÇÃO DOS ELEMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA TODOS OS RAMOS DA HISTÓRIA AÇORIANA. Ponta Delgada. 1878 - 1880. VOLUMES 1º e 2º. 569pp; 583 pp. 21. 4 cm x 14, 5 cm. E. 

 
 
Primeiros dois volumes desta importante publicação “destinada à vulgarização dos elementos indispensáveis para todos os ramos da História Açoriana”.
 
 
 
Exemplar encadernado. Conserva as capas de brochura. Rasgão na última página do 2º volume ("additamentos"). Restante interior em bom estado geral de conservação. 
 


Preço: 150 euros. 
Picture
3643 - Bertrand, Jean – ÉLÉMENS D’AGRICULTURE. A Berne. Chez La Société Typographique. 1775. (6) – 168 – (8) pp. 17, 8 cm E.
 
Obra do agrónomo suíço Jean Bertrand (1708 – 1777) aqui apresentada na sua primeira edição. Bertrand foi um dos principais estudiosos da agricultura do seu tempo tendo sido membro da “Société Économique de Berne”.
 
Nesta obra trata de temas variados que vão desde a qualidade das terras ou das sementes, passando pelo uso da charrua, opções de irrigação, etc.

 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga inteira de pele. Assinatura antiga na folha de rosto.  Interior em bom estado geral de conservação.

Raro.

VENDIDO.
Picture
3644 - Brayley, Edward (editor) – THE GRAPHIC AND HISTORICAL ILLUSTRATOR: AN ORIGINAL MISCELLANY OF LITERARY, ANTIQUARIAN, AND TOPOGRAPHICAL INFORMATION…London. Published by J. Chidley. 1834. 416 pp. 25, 2 cm. E.

 
Autêntica miscelânea de história do Reino Unido que aborda inúmeros temas como arqueologia, cavalaria, história antiga, medieval, moderna e contemporânea, etc.
​
Com um ex-libris heráldico.


Exemplar encadernado. Encadernação antiga, cartonada revestida por uma imitação de pele. Interior em bom estado geral de conservação ainda que com alguma acidez própria do papel.
 


VENDIDO.
Picture
3833 - Bettencourt, Rebelo de – TEÓFILO BRAGA MESTRE NACIONALISTA. COM DUAS CARTAS INTIMAS E UMA BREVE ANTOLOGIA POÉTICA. Lisboa. Edição da Gazeta dos Caminhos de Ferro. 1942. 53 pp. 18, 5 cm. B.
 

Pequeno estudo de Rebelo de Bettencourt sobre Teófilo Braga. O opúsculo apresenta a publicação de “duas cartas íntimas” a D. Maria do Carmo Xavier (1866) e a Francisco Maria Supico (1887).
 

Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.



​


​VENDIDO.​
Picture
3834 - Bocage, M. Barbosa du – LISTE DES MAMMIFÈRES ET REPTILES OBSERVÉS EN PORTUGAL. Paris. Imp. de Mme. Bouchard-Bouzard. s.d. [1863]. 6 pp. 22, 5 cm. B.


 

Pequena descrição de alguns mamíferos e repteis estudados em Portugal por José Vicente Barbosa du Bocage, zoólogo e director do Museu de História Natural de Lisboa.
 


Raro.
 



Exemplar não encadernado. Manuseado. Com acidez.

Preço: 14 euros. 
Picture
3700 - Conceição, Manoel da (Frei) - CEREMONIAL SERAFICO, E ROMANO PARA TODA A ORDEM FRANCISCANA E EM ESPECIAL DA PROVINICA DOS ALGARVES DIVIDIDO EM VINTE TRATADOS DE CORO, E ALTAR COM OUTROS MUITOS ACTOS SOLEMNES DA RELIGIÃO...PRIMEIRA E SEGUNDA PARTE POR FREI MANOEL DA CONCEIÇÃO, FILHO DA SANTA PROVÍNCIA DOS ALGARVES, E VIGARIO DO CORO JUBILADO NO CONVENTO DE S. FRANCISCO DE XABREGAS...Lisboa Occidental. Na Officina da Musica. 1730. [18] - 490 - 410 pp. 28 cm x 18, 2 cm E.
 


Obra da autoria de Frei Manuel da Conceição “natural de Lisboa, e filho de Gapar Dias e Maria Gonzalves. Professou o severo instituto dos Frades Menores da Provincia dos Algarves em o Convento de S. Francisco de Évora a 17 de Março de 1703. Foy muitos annos Vigário do Coro do Convento de Enxobregas, e Guardião do mesmo Convento. Aplicou-se com particular desvelo ao estudo das Cerimonias Ecclesiasticas. Falleceo com evidentes sinaes de Predestinado a 14 de Março de 1745.” (Barbosa Machado, Bibliotheca Lusitana, Tomo III pp. 228).
 



Exemplar encadernado. Encadernação inteira de pele. Algumas manchas não muito acentuadas no pé das páginas (acentuam-se apenas no final do volume sem por em causa a leitura da obra).

Raro.
 
​
Preço: 280 euros. 
Picture
2162 – [PERNAMBUCO. CARNAVAL. POESIA] –
 Cunha, J. A. D’Almeida – LEONOR. POEMA BRAZILEIRO EM OITO CANTOS. Recife. 1866. 221 – (3) págs. 19, 5 cm. E.
 
Curioso livro de poemas de Almeida Cunha sobre quem Blake escreve o seguinte no Volume 4 do seu Diccionário Bibliographico Brazileiro (pag. 287):
​
“Filho de Antônio José da Cunha e dona Anna Corrêa de Almeida e Cunha, e nascido no Rio Formoso, Pernambuco, a 9 de agosto de 1841, é bacharel em direito pela faculdade do Recife, formado em 1869 e advogado nesta cidade. Cultiva a poesia desde estudante(…)”.
 
Abre com “Canto I – O Carnaval”: (…) “Era no carnaval. Festivo e alegre o povo/por entre gritarias, chocalhos, guisos, risos, e folias, - um som descomunal –/ passeiava nas ruas, que de novo/ ali viam correr acervos de ouro/tirados do tesouro/dos ricos…e dos ricos de agonias/ Era no carnaval./Loucura é carnaval: que o diga a pobre gente,/ que, cheia de prazer , com elle se abraçou!/Loucura é carnaval: e o carnaval não mente/dizendo que tem feito o que ninguém pensou! (…)”.
 
Contém uma poesia dedicada a Petrópolis.
 
Exemplar encadernado. Encadernação com a lombada em pele (colada ao volume), com defeitos. Interior com alguma acidez e manchas de água.
 
Raro.
 
Preço: 80 euros

Picture
3648 - [JESUITAS. POMBALISMO] - DIMOSTRAZIONE DELL’OSEQUIO, E RISPETTOSA VENERAZIONE, AVUTA DAI MINISTRI DI SUA SANTITÁ VERSO LA SACRA PRESONA, ED I MINISTRI DI SUA MAEESTÁ FEDELISSIMA SINCERISSIMO RAGGUAGLIO DI QUANTO HÁ PRECEDUTO, E ACCOMPAGNATO L’ESOULSIONE DEL SIGNOR CARDINALE ACCIAJUOLI DAL PORTOGALLO E LA PARTENZA DEL SIGNOR COMMENDATORE D’ALMADA DA ROMA. In Venezia. Dalla Satmperia di Antonio Zatta. 1761. 184 pp. 19, 3 cm. E.


 
Obra em que é tratada a questão da expulsão do Cardeal Filippo Acciaiuoli de Portugal por ordem do Marquês de Pombal. O Cardeal Acciaiuoli, Núncio do Vaticano em Portugal, tomou o partido dos Jesuítas numa altura em que se levava a cabo a expulsão da Sociedade de Jesus de Portugal. Pombal não perdoou a intervenção do Cardeal e deu ordem de expulsão. Como consequência o embaixador de Portugal em Roma, D. Francisco de Almada e Mendonça (1º Visconde de Vila Nova do Souto de El Rei) saiu de Roma.
 

Exemplar encadernado. Encadernação em pergaminho. Com restauro para fixação do volume à encadernação. Interior em bom estado geral de conservação, embora apresente dois furos no pé das pp. 21 a 80 (sem afetar o texto).
 

Raro.
 

Preço: 150 euros. 
Picture
3835 – [HOMOSSEXUALIDADE. EXÉRCITO. MACAU. TIMOR. VIAGENS] -  Dores, Raphael das  - COMO SE ADQUIRE A FAMA OU HISTORIA DE UM CALUMNIADO. Lisboa. Typ. J. G. Esteves. 226 pp. 20, 5 cm. B.
 
História de um caluniado é uma autobiografia justificativa de Raphael das Dores, oficial do Exército. Dores, nascido em Elvas em 1845, era filho de um Quartel-Mestre e cedo ingressou no Exército, tendo passado por alguns regimentos até ser colocado em Macau. Esta obra trata da sua vida desde o seu nascimento em 1845 e infância passada em Elvas até ao início do século XX, altura em que residia em Cascais.
Para além de diversos episódios da sua carreira militar, fundamentalmente construída em Macau e Timor, Raphael das Dores, ao longo do seu livro, vai dando nota de vários aspectos da sua vida privada e de certos aspectos do quotidiano de Macau, de Timor e de outras localidades por onde passou e onde residiu.  

Da vida privada de Raphael das Dores podemos destacar as constantes acusações de homossexualidade que sobre ele recaiam (desde a sua infância em Elvas até à sua colocação em Macau, que Dores refuta e que são o motivo desta obra), o conturbado caso, com consequências macabras, que teve com uma “sobrinha da viscondessa do Cercal”, os seus affairs com diversas mulheres (solteiras, casadas e viúvas), as suas  tentativas matrimoniais, as suas viagens e divertimentos a bordo dos paquetes que então faziam as ligações para o oriente, a colecção de aves de Timor que fez chegar ao Museu Zoológico de Lisboa, a oferta ao Club União (de Macau) de uma importante colecção de jornais publicados em português no Oriente, etc
 
 
Após o seu regresso a Portugal Raphael das Dores, Major reformado, estabeleceu-se em Cascais onde fundou o jornal “O Independente”. Por esta altura (início do século XX) entra em conflito com João Franco que o terá impedido de obter uma Comenda. O caso foi grave pois, a fazer fé nas palavras do autor, espalhou-se o rumor que teria sido feito Comendador e recebeu cartões com felicitações (algumas irónicas e outras sinceras) das mais diversas personalidades (Cardeal Patriarca, Conde de Arnoso, Afonso Costa, etc) a que teve que responder explicando o caso.
 
Exemplar não encadernado. Capas de brochura com restauros, fixação ao volume e outros defeitos. Manuseado.
 
Raro.
 
VENDIDO.
Picture
3701 - Gracian, Lorenzo – OBRAS DE LORENZO GRACIAN. TOMO PRIMERO. QUE CONTIENE EL CRITICON, PRIMERA, SEGUNDA Y TERCERA PARTE. EL ORACULO, Y EL HEROE. ULTIMA IMPRESSION MAS CORREGIDA Y ENRIQUECIDA DE TABLAS. En Barcelona. En Casa de Juan Jolis Impressor. 1700. [6] – 537 – [14] pp.
 
Uma das obras mais apreciadas da literatura espanhola, não raras vezes colocada ao nível de D. Quixote de Cervantes, La Celestina de Fernando de Rojas, ou das obras de Quevedo.



As primeiras edições das três partes foram publicadas em datas e locais distintos, a saber: em Saragoça por Juan de Nogués em 1651, em Huesca em 1653 (pelo mesmo impressor) e em Madrid por Pablo del Val em 1657.
A edição em que pela primeira vez em que coincidem nas três partes é a do impressor português Henrique Valente de Oliveira.
Nos finais do século XVII e ao longo de todo o XVIII surgiram novas edições, nomeadamente esta que aqui apresentámos, que corresponde ao primeiro volume das Obras de Lorenzo Gracian e às três partes de "El Criticon".



 
​
Exemplar encadernado. Encadernação inteira de pele. Lombada ricamente decorada com ferros dourados. Págs. 98/99 manchadas. Págs. 316 a 336 com mancha no canto superior direito. Rasgão (com restauro) nas pp. 405/406. Restante interior em bom estado geral de conservação.
 


Preço: 180 euros. 
Picture
3265  -  [CATOLICISMO, LETRAS CIÊNCIA, ARTE] –
Lemos, J. - A EGREJA CATHOLICA E O SEU CLERO REGULAR E SECULAR, NAS SCIENCIAS, NAS LETRAS E NAS ARTES. ABREVIADO ESTUDO. Porto. Livraria Catholica de Manoel Malheiro Editor. 1889. 352 pp. 19 cm. E.

encadernado com

[CATOLICISMO. PROGRESSO. ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA. CARIDADE] - Costa, António da (D.) - O CHRISTIANISMO E PROGRESSO. Lisboa. Imprensa Nacional. 1868. 180 - (1). pp. 19 cm. E
.

Duas obras encadernadas no mesmo volume.

A primeira obra, da autoria de João de Lemos, é uma pequena enciclopédia dos feitos e progressos  de figuras ligadas ao catolicismo nas letras, nas ciências e nas artes.

A segunda obra, da autoria de D. António da Costa, é um interessante ensaio sobre Cristianismo e progresso onde se defende que "debaixo de dois aspectos, homem e sociedade, pretendemos mostrar que o cristianismo foi um imenso progresso. Homem, mulher, criança, família, escravo, infeliz, criminoso, instituições sociais receberam dele influência directa (...)".

Exemplares encadernados. Encadernação com a lombada em pele. Margens da segunda obra carminadas. Folha de guarda da primeira obra com nota manuscrita antiga. Folha de rosto da segunda obra com assinatura de posse antiga. Interior de ambas as obras em bom estado geral de conservação.

VENDIDO. 
Picture
 3226 - [EXÉRCITO. CAVALARIA] - LIVRET DE COMMANDEMENT POUR LES ÉVOLUTIONS DES TROUPES A CHEVAL. A Metz. Chez Collignon, Imprimeur du Commendement. 1792. 94 pp. 17, 5 cm. B.
 
Documento relativo às instruções da Cavalaria do Exército Francês com diversas descrições de manobras militares, posicionamento das colunas, dos cavaleiros, com observações, etc.


Exemplar não encadernado. Interior em bom estado geral de conservação.
 


Pouco frequente.
 

Preço: 90 euros. 
Picture

Picture

Picture
​3652 - Macrobius, Aurelius Theodosius – AUR. THEODOSSI MACROBII (…) OPERA. Londini. Typis M.C. & B. M. 1694. (12) – 491 – (68) pp. 18, 5 cm. E.


 
Obras de Arelius Theodosius Macrobius (c. 400 D.C.), escritor e filósofo romano do qual se conhecem poucos dados biográficos, supondo-se apenas que terá exercido elevados cargos na hierarquia romana, uma vez que em diversos dos seus escritos aparecia era referido como “vir clarissimus et inlustris”, o que demonstra que terá exercido elevados cargos no funcionalismo público romano. As suas obras foram copiadas e difundidas em manuscritos durante a Idade Média e impressas durante o Renascimento.





Este livro reúne aquelas que então eram as suas obras conhecidas:


 
- Commentarius ex Cicerone in somnium Scipionis.
 

- Saturnaliorum.
 
​
- De Differentiis et Societatibus Graeci Latinique verbi.
 




​
Exemplar encadernado. Encadernação inteira de pele. Com defeitos na lombada (à cabeça) e na pasta (canto inferior dereito). Pasta decorada com um rebordo dourado. Papel marmoreado nas folhas de guarda. Algumas notas antigas manuscritas na folha de anterrosto e nas margens das primeiras págimas. Interior com pico de traça que atravessa todo o volume e que se acentua nas pp. 150 a 195 (ver imagem). Restante interior em bom estado geral de conservação.
 


Preço: 280 euros.  
Picture
3798 - Massa, João Carlos – DEVANEIOS DA IMAGINAÇÃO…Lisboa. Typ. da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis. 1844. 107 pp. 13 cm. B.
 
Pequena obra que talvez se possa enquadrar no romantismo português onde João Carlos Massa aborda (em poesia e prosa) temas como “A Primavera”, “Uma Lágrima”, “Uma Saudade”, “Uma tarde no Ermo”, “O Mosteiro Arruinado”, entre outros.

Sobre João Carlos Massa Innocêncio diz-nos apenas que foi “Bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, e actualmente Advogado cm Lisboa. Nada mais posso accrescentar com respeito ás suas circumstancias pessoaes, por me faltarem ainda as informações necessárias” (Diccionario Bibliographico Portuguez Tomo III pp. 341). . Através do seu processo na Universidade de Coimbra e de uma consulta aos registos paroquiais foi possível verificar que Massa era natural de Lisboa, filho de Vicente Carlos Massa (português de origem genovesa) e possivelmente da sua segunda mulher Carlota Margarida dos Santos.
 
Exemplar não encadernado. Protegido por uma cartolina a servir de capa. Interior em bom estado geral de conservação.
 

​VENDIDO.
Picture
​3709 - Monteyro, Manuel (Padre) – ORAÇAÕ QUE EM ACÇÃO DE GRAÇAS RECITOU NA CONFERENCIA, QUE SE FEZ NO PAÇO EM 3 DE JUNHO DE 1738 O P. MANOEL MONTEYRO DA CONGREGAÇÃO DO ORATÓRIO DEPOIS DE ELEITO ACADEMICO DO NUMERO DA ACADEMIA REAL DA HISTORIA PORTUGUEZA. Lisboa Occidental. Ed. de Joze Francisco Mendes Livreiro. 1739. 9 págs. 19, 7cm. B.
 
Oração da autoria do Padre Manuel Monteiro publicada por ocasião da sua admissão na Academia Real de História.
Sobre este eclesiástico oratoriano diz-nos o seguinte Barbosa Machado na sua "Bibliotheca Lusitana": 
 
“Nasceo em Lisboa fendo filho de Manoel Monteiro, e D. Isabel Francifca. Foy admitido á Congregação do Oratório da sua pátria em o 1º de Janeiro de 1716 onde aprendeu as ciências escolásticas com tanta aplicaçaõ, que resultou sahir nellas profundamente instruido. Da pureza, e elegancia da lingua Latina é tão rigido cultor que parecem as fuas produções neste majestoso idioma nascidas no século de Augusto em que fe conservava sem a menor corrupçaõ. A vasta noticia da Historia Eclesiástica, e Secular alcançada pelo estudo de muitos anos o habilitou para ter eleito no ano de 1738 Académico da Academia Real.”

Exemplar desencadernado. Um pouco manchado e manuseado.
 
Preço: 18 euros.
 
Picture
​3710 - Novaes de Campos, Francisco António de – PRÍNCIPE PERFEITO. EMBLEMAS DE D. JOÃO DE SOLOZANO. Lisboa. Instituto de Cultura e Língua Portuguesa. 1985. 179 – 208 pp. 23 cm. E.
 
Estudo do livro de emblemas oferecido pelo Bacharel Francisco António Novaes de Campos,  em 1790 ao Príncipe D. João (D. João VI)  realizado pela Professora Maria Helena de Teves Costa Ureña Prieto.
 
​
A obra contém a “Edição fac-similada do manuscrito da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro oferecido ao Príncipe D. João em 1790”.

Exemplar encadernado. Encadernação em tecido. Interior em bom estado de conservação.
 

Preço: 35 euros. 
Picture

Picture
3639 - MISSALE ROMANUM…Mechlinae. H. Dessain. 1874. LXXII – 520 – CLXXIV – 24 pp. 18 cm x 11 cm. E.
 



Apresenta diversas músicas religiosas com partituras.



 

Com a assinatura de posse de D. Luiz de Sousa e Holstein (que supomos ser o 2º Marquês de Sousa Holstein) na folha de rosto. “Lembrança dos tios Monfalim”.





 


Exemplar encadernado. Com a vinheta de Augusto Ferin – Livreiro – Encadernador. Encadernação sóbria e de boa qualidade. Encadernação inteira de pele. Restauro para fixação do volume à encadernação. Corte dourado. Interior em bom estado de conservação ainda que com alguma acidez. 





Preço: 150 euros. 
Picture
3836 - Oliveira, António d’Ascenção e – ELOGIO FUNEBRE QUE, NAS ANNUAES EXEQUIAS DE SUA MAGESTADE IMPERIAL O SENHOR D. PEDRO IV, DUQUE DE BRAGANÇA, CELEBRADAS NA REAL CAPELLA DE NOSSA SENHORA DA LAPA NA CIDADE DO PORTO NO DIA 24 DE SETEMBRO DE 1856. Porto. Na Typographia de Sebastião José Pereira. 1856. 21 pp. 19, 5 cm. E. 

Exéquias recitadas por António de Ascenção e Oliveira, “Abbade na Parochial Egreja de S. Thiago de Milheirós, do Bispado do Porto” por ocasião do aniversário da morte de D. Pedro IV. 



Exemplar encadernado. Encadernação cartonada com a lombada deteriorada. Corte dourado. Interior em bom estado geral de conservação. 




​VENDIDO.
Picture
3712 - [EXPOSTOS. DIREITO. ABORTO.] - Pinto, António Joaquim de Gouvêa – EXAME CRITICO E HISTORICO SOBRE OS DIREITOS ESTABELECIDOS PELA LEGISLAÇÃO ANTIGA, E MODERNA, TANTO PATRIA COMO SUBSIDIARIA E DAS NAÇÕES MAIS VIZINHAS, E CULTAS RELATIVAMENTE AOS EXPOSTOS, OU ENGEITADOS…Lisboa. Na Typographia da Academia Real das Sciencias. 1828. 287 – (4) pp. 18, 5 cm. B.
 
Obra da autoria do Bacharel António Joaquim de Gouveia Pinto, natural de Anseriz (Arganil) sobre um dos temas mais complexos com que a sociedade oitocentista tinha que lidar, a questão dos expostos ou dos enjeitados. Esta obra, que Incocêncio Francisco da Silva considera “a mais completa que temos sobre o assunto” (ver Diccionario Bibliographico Portuguez, Tomo I pp. 161), encontra-se dividida, entre outros, nos seguintes capítulos: Idea sobre o que seja um exposto ou engeitado e diferença que há entre estes, e um filho abandonado; Das Leis que em diferentes tempos, Nações e Reinados proibiram a exposição dos filhos: Do Direito Romano, Do Direito Francez, Do Direito d’ Espanha, Do Direito de outras nações mais remotas; Aborto, ou móvito, e suas penas; (…) Supressão do Parto e suas pennas; (…) Infanticidio e suas penas; Notícia Histórica dos Hospitaes, e mais lugares, que em diferentes Nações, e em Portugal se tem estabelecido para recepção e criação dos Expostos (…); [Hospitais, Misericórdias e Casas e dos Expostos de Lisboa, Santarém, Montemor-o-Novo, Évora, Coimbra, Porto]; Dos privilégios concedidos às amas e amos dos expostos, etc.
O exemplar apresenta 5 desdobráveis sobre esta matéria.
 
Exemplar não encadernado. Envolvido em papel antigo (da época). Lombada desconjuntada (com restauro). Interior com alguns defeitos mas em bom estado geral de conservação.
 
Preço: 70 euros. 
Picture

Picture
3080 – Pluche, Noel Antoine (Abée)  - HISTOIRE DU CIEL, OÚ L’ON RECHERCHE L’ORIGINE DE L’IDOLATRIE ET LES MÉPRISES DE LA PHILOSOPHIE SUR LA FORMATION DES COPRS CÉLESTES & DE TOUTE LA NATURE. NOUVELLE EDITION. Paris. Chez les Freres Estienne. 1757. 2 VOLUMES.  XXXVII – 518 – (2) pp;  515 pp. 16, 8 cm. E. 



Curioso livro do Abade Pluche (1688-1761) sobre a história das religiões, mitologia símbolos e filosofia. 
Muito embora se tivesse dedicado a vários trabalhos Pluche ficaria célebre pela sua obra “Spectacle de la Nature”, publicada originalmente em 1732. Este seu “Histoire du ciel” (cuja primeira edição data de 1739) reflecte outro tipo de estudos deste religioso francês em que está plasmado o seu interesse pela mitologia e religiões antigas, sendo abordadas as religiões do antigo Egipto, da Grécia, etc. O segundo volume da obra é dedicado à formação do “céu” e da Terra (cosmogonia).




Ilustrado com 24 gravuras extratexto (sendo grande parte delas coloridas). 







Exemplares encadernados. Encadernação antiga inteira de pele. Com falta da gravura XV. Interior de ambos os volumes em bom estado geral de conservação, ainda que o segundo volume apresente algumas manchas de humidade no pé das páginas. 




​
Preço: 90 euros.  
Picture
3803 - Sá, José António de – DISSERTATIONEM BIPARTITAN HISTORICO-ANALYTICO CRITICAM DE PLESBISCITIS, ET SCONSULTIS. Lisboa. Ex. Typis Francisco Borges Sousa. 1784. (16) – 365 – (2) pp. 14, 2 cm. E.
 
Obra rara de José António de Sá, “Doutor em Leis pela Universidade de Coimbra,e Oppositor ás cadeiras da mesma Faculdade; entrando depois no serviço da magistratura, foi Juiz de fora da villa de Moncorvo, Desembargador da Relação do Porto, Conselheiro honorário da Fazenda por decreto de 3 de Dezembro de 1811; Sócio da Academia Real das Sciencias de Lisboa,etc, etc—M. a 10 de Fevereiro de 1819, e foi sepultado na ermida da suaquinta do Pinheiro, a Septe-Rios” Inocêncio, Diccionario Bibliographico Porgutuguez Tomo IV pp. 246).
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga inteira em pele. Um pouco aparado. Corte carminado. Pico de traça (que afecta o texto) entre as pp. 95 e 130. Restante interior em bom estado geral de conservação.
 
Pouco frequente.
 
Preço: 40 euros. 

Picture

Picture
​3365 - Sá, José Joaquim da Costa e (tradução) - OFFICIO DA SEMANA SANTA EM LATIM, E EM PORTUGUEZ COM AS RUBRICAS DO MISSAL, E BREVIARIO ROMANO E COM ORAÇÕES PARA A CONFISSÃO E COMUNHÃO TIRADAS DA SAGRADA ESCRITURA E NO FIM COM O CATALOGO, ONDE SE EXPLICAM AS CEREMONIAS, E PALAVRAS DIFFICEIS NA SUA INTELLIGENCIA. Lisboa. Na Regia Officina Typografica. 1786. [4] – 784 pp. 14 cm x 8, 7 cm. E.
 
 
Parece ser esta obra fruto da traducção de José Joaquim da Costa e Sá (ver biografia no nº anterior), trabalho impresso pela primeira vez em 1779 “e depois várias vezes reimpresso em diversos formatos” (Inocêncio, Diccionario Bibliographico Porgutuguez Tomo IV pp. 99).
 
 
 
Edição adornada com 4 estampas alusivas à Paixão.
 
 


 

Exemplar encadernado. Encadernação inteira de pele decorada com ferros dourados na lombada e nas pastas. Margens douradas. Assinatura de posse apagada no pé da folha de rosto. Interior em bom estado geral de conservação.
 

​
​
 
Preço: 80 euros.
Picture

Picture
3461 - Sarmento, (Frei) Francisco de Jesus Maria (trad.) – LIVRO TERCEIRO E QUARTO DE ESDRAS SARCERDOTE E DOUTOR DA LEI ANTIGA, EM QUE SE REFERE A SAGRADA HISTORI DO LIVRAMENTO E VENDA DO POVO JUDAICO DO CATIVEIRO DE BABYLONIA, E DA REEDIFICAÇÃO DO SANTO TEMPLO DE JERUSALEM…E AJUNTA-SE PRIMEIRO A ORAÇÃO DO REI MANASSÉS… Lisboa. Na Officina de Simão Thadeu Ferreira. 1816. 248 pp. 20 cm. E.
 
Tradução do livro de Esdras do latim para português  por Frei Francisco de Jesus Maria Sarmento “Natural da villa de Seixo, bispado de Coimbra, e baptisado na respectiva freguezia com o nome de Raimundo, aos 12 de Septembro de 1713. A devoção ao sancto patriarchada ordem seraphica lhe fez mudar o nome na crisma. Passando á Universidade de Coimbra na idade de nove annos, ahi seguiu os estudos preparatórios, e recebeu em tempo o grau de Bacharel na faculdade de Direito Civil. Movido das penetrantes vozes do missionário Fr. Manuel de Deus, resolveu-se a mudar de estado, professando o instituto da terceira ordem de S. Francisco no convento de Nossa Senhora de Jesus deLisboa, aos 17 de Junho de 1732. Desenvolveu grande talento no ministério do púlpito; a sua gravidade, voz clara, composição de gesto, e a eloquência conforme ao gosto da epocha, o fizeram bem acceito orador nas funcções mais solemnes e pomposas. Estas qualidades deram causa aque os Terceiros seculares o elegessem seu Commissario visitador. Foi Consultor da Bulla da Cruzada, e Examinador das três Ordens militares. Ocupou na sua congregação todos os logares de honra, até ser eleito Ministro Provincial em 1777. Tudo quanto pôde adquirir por suas composições litterarias, e.por seus amigos, empregou no serviço do culto divino, deixando no convento de Lisboa riquíssimas peças e alfaias destinadas para o mesmo serviço, e uma boa renda no producto das suas multiplicadas composições,destinado para fundo e subsistência do collegio da sua ordem em Coimbra. Escrevia com grande facilidade, e posto que por vezes experimentasse as censuras dos críticos, prosseguia sempre com imperturbável serenidade de animo em seus trabalhos litterarios, consagrados exclusivamente a obras de devoção, deixando impressos numerosos livros e opusculos, que o qualificam,quando menos, de escriptor laboriosissimo e applicado. M. no convento de Lisboa a 3 de Junho de 1790 com 77 annos” (Innocêncio; Dicc. Bibliographico. Tomo 2 pp. 394/95).
 
Exemplar encadernado. Encadernação inteira de pele com motivos decorativos nas pastas (ver imagem). Lombada um pouco danificada. Interior em bom estado geral de conservação.
 

Preço: 50 euros.  
Picture
3657 - Schaefer, Henri – HISTOIRE DE PORTUGAL…Paris. Adolphe Delahays Libraire-Editeur. 1858. 662 – (5) pp. 25, 7 cm. E.
 
 
“Histoire de Portugal depuis sa séparation de La Castille e Jusqu’a nos jours (…) avec une note sur la chronique inédite de la conquète de Guinée donnée par Le Vicomte de Santarem (…)”.
 
Supomos ser esta a 4ª edição francesa desta conhecida obra do historiador alemão Henrich Schaefer (1794 – 1869).
 
 

Exemplar encadernado. Encadernação com a lombada em pele. Interior em bom estado de conservação (apresenta apenas acidez da pp. 545 até ao final do volume).
 


​VENDIDO.
Picture
3837 - Schwalbach, Eduardo – À LAREIRA DO PASSADO. MEMÓRIAS. Lisboa. Edição do Autor. 1944. 397 págs. 23, 5 cm. B.
 
Interessante livro de memórias de Eduardo Schwalbach conhecido empresário de teatro, jornalista, secretário da Câmara dos Pares e escritor.
Nestas memórias são lembrados vários aspectos da vida deste escritor que, pelo seu percurso singular, se com os mais relevantes políticos, artistas, actores, jornalistas e escritores do seu tempo.
 
Com diversas referências a D. Carlos, João Franco, Hintze Ribeiro, Luciano de Castro, Magalhães Lima, António José de Almeida, Afonso Costa, Sidónio Pais, Julio de Vilhena, Eça de Queiroz, Ramalho Ortigão, Gervásio Lobato, D. João da Câmara, Lucinda do Carmo, Sousa Bastos, Palmira Bastos, Marcelino Mesquita, entre muitos outros.
 
Ilustrado com sete estampas extra-texto.
 
Exemplar não encadernado. Com ténues manchas de água.Interior em bom estado geral de conservação. O caderno que contém as “Erratas” e o título do “Prefácio” encontra-se solto, não se vendo contudo vestígios de ter estado cosido ao volume.
 


Preço: 35 euros.
Picture

Picture
3838 - Sousa, Henrique Guilherme de – AFONSO III OU O VALIDO D’EL REI. DRAMA EM 5 ACTOS. Porto. Typographia Commercial Portuense. 1840. 62 – (16) pp. 21 cm. B.

 
Publicação póstuma desta peça teatral de Henrique Guilherme de Sousa (n. Porto em 1819 e ali falecido em 1839) cuja morte prematura “deixou incompleta esta primeira produção do seu talento, que na maior parte ficou nos primeiros traços da sua fantasia (…)”. De acordo com Innocêncio a obra foi representada em Lisboa antes de ser editada (ver Diccionario Bibliographico Portuguez Tomo X pp. 10).


 
A obra apresenta uma litografia do retrato do autor.
 


Com uma extensa lista de subscritores (dividida por localidades) no final do volume.
 


Exemplar não encadernado. Manuseado.
 



​
​
VENDIDO.
Picture

Picture

Picture
3714 - Torres, Juan de - PRIMERA PARTE DE LA PHILOSOPHIA MORAL DE PRINCIPESPARA SU BUENA CRIANÇA Y GOVIERNO…En Lisboa. Impresso por Pedro Crasbeeck. 1602. [32] – 786 – [72] pp. 27 x 6 cm x 20, 3 cm. E.
Ass: ¶//8; ¶¶//8; A – Z //8; Aa – Zz//8; Aaa-Bbb//8; Ccc//4; Ddd-Ggg//8; Hhh//6
 
Obra da autoria do jesuíta Juan de Torres (1547 – 1599), natural de Medina del Campo, professor de Gramática em Ávila,  que se destacou por ter colaborado no resgate de cativos após a batalha de Lepanto.
 
Neste livro Torres fala das virtudes que um Príncipe cristão deve possuir, elencando as virtudes cardinais (Temperança, Força, Prudência e Justiça), referindo também a relação destas virtudes com os pecados carnais, com os excessos da alimentação (comida e bebida, etc). Torres dá ainda conselhos sobre a educação e ensino que o Príncipe deve ter referindo nomeadamente  a “leccion que deven tener nos Principes y Señores de buenos libros”.
 
Do índice retirámos um excerto que permite perceber de que tratam os 25 capítulos desta obra:

“Libro primeiro - En el qual se trata de  la dignidade y officio del Ayo Real (…); Libro Segundo – En el qual se trata de las cosas tocantes a la religion y doctrina; Libro Tercero – En el qual se trata de otras devociones que se devem enseñar al principe Christiano; Libro quarto – En el qual se trata de la reverencia que deve tener a los pobres naturales y espirituales; Libro Quinto – En el qual se trata de las personas con quien se deve criar el Principe (…); Libro Sexto – En el qual se trata de lo tocante a los estúdios y letras que ele principe deve deprender; Libro Septimo – En el qual se trata ade la justicia com todo lo tocante a su governo y execucion, tratase tambien de la clemencia y dela ira (…); Libro Octavo – En el qual se trata de la prudencia com lo tacante al buen consejo y personas de quien se deve tomar (…); Libro Nono – En el qual se trata de la fortaleza com las cosas anexas a ella, assien lo espiritual como en lo corporal (…); Libro Decimo – En el qual se trata en general de la templança para cuya fundamento se habla de la miséria humana, delo mucho que vale la salud corporal, y de cosas que para ella ayudan (…); Libro Undécimo – En el qual se trata en particular de la templança acerca del comer y bever , com los danõs que trae consigo el vicio contrario (…); Libro Duodécimo – En que se trata de la templança acerca del dormir (…); Libro Decimotercio – En que se comiença a tratar de la templança en cosasa sensuales (…); Libro Decimoquarto – En el qual se trata de otro daño que teat ala torpeza (…); Libro Decimoquinto – En el qual se trata como el vicio carnal trae consigo gran deshonra; Libro Decimosexto – En el qual se trata como la destemplança del vicio carnal cpativa el coraçon donde reyna (…); Libro Decimoseptimo – En el qual se trata como destemplança del vicio carnal destruye las haziendas (…); Libro Decimooctavo: En el qual se trata como lo vicio de la torpeza há sido castigado sempre entre todas las naciones del mundo, barbaras y politicas (…); Libro Decimonono – En el qual se trata de los bienes que trae consigo la Castidad (…); Libro Vigesimo – En el qual se trata de los remedios com que se alcança y conserva esta generosíssima virtud dela Castidad (…); Libro Vigesimoprimo – En el qual se trata de la templança que el Principe há de tener acerca de las riquezas y bienes temporales; Libro Vigesimosegundo – En el qual se trata de la liberalidade en que se ha de esmerar los Principes por ser virtud muy digna de personas Reales (…); Libro Vigesimotercio; En el qual de la affabilidad, virtud  muy necessária para los Principes; Libro Vigesimoquarto – En el qual se trata  de la execlencia de la verdade, muy necessária para los Principes [e] Libro Vigesimoquinto – En el qual se tracta de la leccion que deven tener nos Principes y Señores de buenos libros”


O fólio Hhh//6 que encerra o volume apresenta duas xilografias, a primeira com um retrato de Cristo e as armas de Portugal (ver imagem)
 
Exemplar encadernado. Encadernação antiga em pele, com defeitos, perdas (no topo da lombada e um pouco da margem) e sinais de desgaste. Aparado (atingido por vezes os títulos à cabeça). Machas acentuam-se no caderno ZZ e no final do volume (na “Tabla”) onde o papel fica mais fragilizado. Corte à cabeça do fólio C. Fólio L2 solto. Rasgões no canto da margem inferior dos fólios P2 e Q7. Pico de traça (que toca o texto sem impedir o sentido da leitura) dos fólios Hh a Kk//6. Perda do fólio Hhh (da tabla). Exemplar manuseado e um pouco manchado.

Ver Samodães nº 3376

Muito raro. 
 
Preço: 450 euros. RESERVADO
Picture

Picture
3839 – Vieira Mendes, Henrique (Veterano)  - FADO “DOIS JUIZES VENAES” ORIGINAL DE VETERANO SUPPLEMENTO AO FADO “O DESCIMENTO DA CRUZ”. Porto. Typ. a Vapor da Agencia de Publicidade. 1896. 44 – (6) pp. 22 cm. B.


 
Violenta crítica aos magistrados publicada em verso pelo “Veterano” (pseudónimo de Henrique Vieira Mendes). Os versos, violentos, denunciam subornos aos juízes e diversas arbitrariedades cometidas pelos magistrados. É feita ainda referência a um Barão “actualmente Conde graças a um ministro lúbrico” e à sua alegada homossexualidade: “Entra em scena o Barão Puck/Que não passa por honrado/Pois deu em muito batuque/O fundo do seu costado (…) Barão Puck, barão Puck/Já foi senhora em…Corfú; A um certo marquez..ou duque/Já deu tru-lu-ru-lu-ru!...”. Também é feita referência a um “Marinho-Couto-Damnado” que teria sido traído pela mulher e são feitas outras alusões a certas figuras, nunca identificadas directamente…


 
Ilustrado com a figura de um veado (ver imagem).
 




Exemplar não encadernado. Capas de brochura com defeitos e restauros. Com restauros. Interior um pouco manuseado mas em bom estado geral de conservação.
 

​
Raro.




​
Preço: 40 euros. RESERVADO. 



Todos os pedidos podem ser feitos para colofon@colofon.pt. Os livros podem ser consultados e levantados na loja, enviados à cobrança, mediante pagamento para IBAN a indicar no acto de encomenda. Pagamentos por Paypal e MBWAY aceites. . A todas as encomendas acrescem os portes de envio salvo indicação em contrário. Worldwide shipping




Proudly powered by Weebly